O sapato para cachorro é um acessório que, em muitos casos, levanta controvérsias entre veterinários e tutores. Quando o motivo de uso é estético, ele pode ser mais prejudicial do que benéfico para a saúde do animal, já que as patinhas deles são projetadas para que o contato com o chão aconteça da melhor forma. Por outro lado, eles podem ajudar nos passeios na chuva ou em épocas quentes, quando mesmo nos melhores horários a temperatura do chão ainda fica muito alta e pode machucar as almofadinhas das patas dos animais. Agora, e no caso de um cachorro paraplégico? Vale a pena investir no acessório? O Patas da Casa vai te ajudar com essa dúvida! 

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sapato para cachorro paraplégico pode proteger as patas que o animal não consegue controlar

O dia a dia do animal com deficiência pede adaptações no ambiente e o uso de alguns acessórios pensados para melhorar a qualidade de vida do cachorro. A cadeira de rodas que ajuda na locomoção, e o saco de arrasto para cachorro, por exemplo, são alguns deles. Quando a questão são os sapatos para cachorro ou os pares de meia antiderrapante para cachorro, é mais comum que haja questionamentos sobre a real necessidade. 

Na prática, o sapato de cachorro pode ajudar na proteção das patas que, mesmo que o animal não tenha controle sobre, estão propensas a sofrer com machucados e acidentes causados na locomoção. Ainda que ele não sinta, este tipo de ocorrência pode causar feridas que infeccionam e geram outros tipos de problemas para o animal. 

O influencer Victor Oliveira, tutor do Chico, um cãozinho paraplégico, usa a botinha para cachorro com este propósito. No vídeo abaixo, ele conta o que causou a paraplegia do Chico e como o processo de cuidar e não desistir dele depois do acidente foi benéfico para os dois. 

Como cuidar de um cão com paralisia?

O cachorro com paralisia dos membros precisa de cuidados mais constantes. O tutor deve ficar atento à higiene do animal, ao funcionamento do intestino e da bexiga e com a alimentação. 

Em alguns casos, eles não têm controle sobre as necessidades fisiológicas e o uso de fraldas para cachorro  é necessário. As feridas que podem aparecer como resultado da locomoção também devem ser fiscalizadas - e o sapato de cachorro pode ajudar a evitá-las, em alguns casos. Fazer massagens regulares também pode ajudar a aumentar o conforto do animal no dia a dia. Para evitar acidentes pela casa, o tutor pode investir no cercado para cachorro.

sapatinha para cachorro

Qual o melhor sapato para cachorro?

O sapato de cachorro ideal para o seu amigo é o que atende a necessidade dele além de motivos estéticos. Para cães que têm a função motora normal, os sapatos devem ser recomendados por um veterinário e, em alguns casos, podem ser feitos sob medida. 

Como dar banho em cachorro paralítico?

Saber como dar banho em cachorro paralítico é muito importante. Como o cuidado com a higiene do animal paralítico precisa ser mais constante, o banho seco, dado com gaze e soro fisiológico, é uma das formas mais comuns de manter o animal limpo entre os banhos regulares. Esse hábito de higienizar o pet ajudar a evitar também a coceira em cachorro.