A vacina para cachorro filhote é um dos primeiros cuidados que se deve ter com um cãozinho. É por meio do imunizante que o animal fica protegido de algumas das doenças mais perigosas que podem afetar a saúde dele. O tutor deve saber exatamente como proceder em relação a vacinação, mas muitas dúvidas podem surgir no caminho: qual a primeira vacina do cachorro? Quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro? Que cuidados se deve ter antes e depois da aplicação?

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Saber quando vacinar cachorro filhote e, principalmente, quais as primeiras vacinas do cachorro e o intervalo certo entre as doses é fundamental. Para te ajudar com isso, o Patas da Casa te explica 11 coisas sobre a relação entre vacina, cachorro filhote, quantos dias, quantas doses e muito mais para você ficar atento.

1) Saiba qual a primeira vacina do filhote de cachorro que deve ser aplicada

Existem diferentes vacinas que protegem os cães das mais variadas doenças. Mas qual a primeira vacina do filhote de cachorro? As vacinas múltiplas - que podem ser óctupla (V8) ou déctupla (V10) - devem ser sempre as primeiras a serem aplicadas. Elas protegem o animal contra cinomoseparvovirosehepatite infecciosa, coronavirose, parainfluenza, adenovírus tipo 2 e leptospirose.

2) Qual a diferença entre as vacinas para cachorro filhote V8 e V10?

Além de saber qual a primeira vacina do cachorro filhote, outra dúvida comum é quanto às diferenças entre V10 e V8. Sobre isso, o que diferencia uma da outra é que a V10 protege contra 4 tipos de leptospirose, enquanto a V8 protege contra 2 tipos. Qualquer uma delas pode ser a primeira vacina. Cachorro ficará bem protegido e livre de doenças perigosas com a que for escolhida!

3) Quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro?

A vacina para cachorro filhote deve começar a ser aplicada logo nos primeiros meses de vida. Isso permite que o pet cresça saudável e protegido de diversas doenças perigosas. Sobre as primeiras vacinas, cachorro já pode receber a primeira dose a partir de 45 dias de vida.

É o que orienta a médica veterinária Jackeline Moraes: "Muitos tutores não sabem muito bem quando vacinar filhote, mas a partir dos 45 dias de vida, após o vermífugo, os filhotes de cães devem receber a primeira vacina de cachorro". Portanto, assim que seu animal completar essa idade, leve-o para que seja vacinado com a primeira dose da primeira vacina do cachorro. 

4) A antirrábica é uma vacina para cachorro filhote obrigatória

Depois de tomar todas as doses da primeira vacina, cachorro filhote deve tomar a vacina contra raiva. Ela protege contra a raiva canina, doença muito grave e sem cura. A antirrábica é uma das vacinas obrigatórias para o cachorro, assim como as vacinas múltiplas. Normalmente, é aplicada quando o bichano tem 4 meses, período em que termina o ciclo de aplicação da V8 ou V10. Também será preciso um reforço anual pelo resto da vida.

5) Quantas vacinas o cachorro tem que tomar?

Quando o assunto é vacinação, cachorro filhote deve tomar pelo menos duas vacinas obrigatórias: a múltipla (V8 ou V10) e a antirrábica. As doses é que são diferentes, já que a antirrábica funciona com uma dose única, enquanto a V8 e a V10 são feitas em três doses de vacina de cachorro. Filhote deve tomar três doses da vacina múltipla: uma aos 45 dias de vida e as outras duas com intervalos de 21 a 30 dias entre elas.

Vale lembrar também que a primeira vacina do cachorro filhote jamais pode ser a antirrábica. Embora ela também seja obrigatória, só é recomendado fazer a aplicação do imunizante depois que o filhotinho já tiver completado todo o ciclo vacinal da V8 ou V10.

6) Existem alguns tipos de vacina para filhote de cachorro não obrigatórias

Certas vacinas para cachorro são indicadas para alguns cães, mas são imunizações não obrigatórias no calendário de vacinação. Cachorro filhote pode tomar vacina contra leishmaniose, gripe canina e giardíase. Normalmente, essas vacinas são recomendadas para pets que vivem em ambientes onde essas doenças são mais comuns. Porém, se você não vive nesses locais mas sai bastante com seu pet em parques e locais públicos e quer que seu cão seja vacinado, pode conversar com seu veterinário e aplicar as vacinas sem problema algum.

 

Antes de tomar a vacina para filhote de cachorro, não é recomendado que o cão saia de casa

Antes de tomar a vacina para filhote de cachorro, não é recomendado que o cão saia de casa

 

 

7) Passeios e vacinação: filhote cachorro não deve sair antes da estar vacinado

 

Quando filhote, cachorro é um animal muito frágil e qualquer mínima exposição pode se tornar algo grave. Por isso, não é recomendado passear com o cachorro antes da vacina. Nesse momento, é melhor investir em brincadeiras em casa e no enriquecimento ambiental. Cerca de dez dias após tomar a primeira dose da primeira vacina, o cachorro filhote pode até começar a ter algum contato com outros cães para que o processo de socialização tenha início.

Porém, esses cães também já devem ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina e o encontro não pode ser em local público. O mais recomendado é passear com cachorro somente após tomar todas as vacinas obrigatórias, mais ou menos duas semanas depois da última dose. 

8) Espere alguns dias depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho

Depois de tomar a vacina para filhote de cachorro, o sistema imunológico sempre fica um pouco mais debilitado. Nesse momento, é importante evitar o estresse, pois um cachorro estressado tem mais chances de ficar doente. A hora do banho pode ser estressante para o pet. Por isso, é recomendado esperar um tempo depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho no pet de novo. O ideal é dar banho após, pelo menos, 15 dias.

9) Depois de tomar a vacina, filhote cachorro pode apresentar reações 

É comum que a vacina para cachorro filhote cause reações no corpo do animal. Isso acontece porque cada cão reage de uma maneira diferente aos componentes presentes na vacina. Como consequência, o animal pode apresentar alguns efeitos colaterais como febre, letargia e dor e inchaço no local onde foi aplicada a vacina. O filhote de cachorro deve sentir isso por um dia, mas se os sintomas persistirem por mais tempo, leve-o ao veterinário para uma avaliação.

10) Tome muito cuidado para não atrasar a vacina para filhote de cachorro 

O cachorro filhote é mais sensível a doenças já que seu corpo ainda está se desenvolvendo. Por isso, a vacina do cachorro atrasada precisa de atenção: o filhote vai correr muito mais risco de ficar doente se não estiver protegido. Assim que completar 45 dias, leve para tomar a primeira vacina. Cachorro filhote também deve tomar a segunda e terceira dose no período correto.

"A imunização completa deve ser sempre dentro do período recomendado, já que dar a vacina de cachorro atrasada é algo que deixa o animal exposto e suscetível a contrair vírus e bactérias nesse meio tempo", alerta a veterinária Jackeline.

Se atrasar uma das doses, o processo deve ser reiniciado. Vale ressaltar, porém, que se o animal já estiver doente, não poderá ser vacinado. A vacina para cachorro filhote só pode ser aplicada em cães saudáveis, então se ele estiver doente, é preciso que ele se cure antes de tomá-la.

11) Depois da primeira vacinação, cachorro tem que ter um reforço das doses anualmente

A primeira vacina para cachorro é fundamental para manter o animal protegido no primeiro ano de vida, mas também em toda a vida do animal. Para isso, porém, não basta apenas dar vacina para filhote de cachorro. Os reforços anuais de doses das vacinas V8 ou V10, bem como da antirrábica, são fundamentais e também não podem sofrer atrasos!

Publicado originalmente em: 06/05/2022

Atualizado em: 19/12/2023