Aplicar a vacina para cachorro filhote é um dos primeiros cuidados que se deve ter com um cãozinho. É por meio da vacina que o animal fica protegido de algumas das doenças mais perigosas que podem afetar a saúde do cachorro. O tutor deve saber exatamente como proceder em relação a vacinação, mas muitas dúvidas podem surgir no caminho: qual a primeira vacina do filhote de cachorro? Quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro? Que cuidados se deve ter antes e depois da aplicação? O Patas da Casa te explica 8 coisas sobre a vacina para filhote de cachorro que todo tutor deve ficar atento.
1) Saiba qual a primeira vacina do filhote de cachorro que deve ser aplicada
Existem diferentes vacinas que protegem os cães das mais variadas doenças. Mas qual a primeira vacina do filhote de cachorro? As vacinas múltiplas - óctupla (V8) ou a déctupla (V10) - devem ser sempre as primeiras a serem aplicadas. Elas protegem o animal contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, coronavirose, parainfluenza, adenovírus tipo 2 e leptospirose. A diferença entre V10 e V8 é que a V10 protege contra 4 tipos de leptospirose, enquanto a V8 protege contra 2 tipos. Qualquer uma delas pode ser a primeira vacina.
2)Quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro?
A vacina para cachorro filhote deve começar a ser aplicada logo nos primeiros meses de vida. Isso permite que o pet cresça saudável e protegido de diversas doenças perigosas. Mas afinal, quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro? A recomendação é que ela seja aplicada a partir dos 45 dias de vida. Assim que seu animal completar essa idade, leve-o para que seja vacinado com a primeira dose da primeira vacina. Cachorro filhote deve tomar três doses da vacina múltipla: uma aos 45 dias de vida e as outras duas com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. O cachorro precisará tomar um reforço da vacina todos os anos.
3) A antirrábica é uma vacina para cachorro filhote obrigatória
Depois de tomar todas as doses da primeira vacina, cachorro filhote deve tomar a vacina antirrábica. Ela protege contra a raiva canina, doença muito grave e sem cura. A antirrábica é uma das vacinas obrigatórias para o cachorro, assim como as vacinas múltiplas. Normalmente, é aplicada quando o bichano tem 4 meses, período em que termina o ciclo de aplicação da V8 ou V10. Também será preciso um reforço anual pelo resto da vida.
4) Existem alguns tipos de vacina para filhote de cachorro não obrigatórias
Certas vacinas para cachorro são indicadas para alguns cães mas não são consideradas obrigatórias no calendário de vacinação. Cachorro filhote pode tomar vacina contra leishmaniose, gripe canina e giardíase. Normalmente, essas vacinas são recomendadas para pets que vivem em ambientes onde essas doenças são mais comuns. Porém, se você não vive nesses locais mas sai bastante com seu pet em parques e locais públicos e quer que seu cão seja vacinado, pode conversar com seu veterinário e aplicar as vacinas sem problema algum.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
5) Passeios e vacinação: filhote cachorro não deve sair antes da estar vacinado
Quando filhote, cachorro é um animal muito frágil e qualquer mínima exposição pode se tornar algo grave. Por isso, não é recomendado passear com o cachorro filhote antes de ele estar vacinado. Nesse momento, é melhor investir em brincadeiras em casa e no enriquecimento ambiental. Cerca de dez dias após tomar a primeira dose da primeira vacina, o cachorro filhote pode até começar a ter algum contato com outros cães para que o processo de socialização tenha início. Porém, esses cães também já devem ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina e o encontro não pode ser em local público. O mais recomendado é passear com cachorro somente após tomar todas as vacinas obrigatórias, mais ou menos duas semanas depois da última dose.
6) Espere alguns dias depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho
Depois de tomar a vacina para filhote de cachorro, o sistema imunológico sempre fica um pouco mais debilitado. Nesse momento, é importante evitar o estresse, pois um cachorro estressado tem mais chances de ficar doente. A hora do banho pode ser estressante para o pet. Por isso, é recomendado esperar um tempo depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho no pet de novo. O ideal é dar banho após, pelo menos, 15 dias.
7) Depois de tomar a vacina, filhote cachorro pode apresentar reações
É comum que a vacina para cachorro filhote cause reações no corpo do animal. Isso acontece porque cada cão reage de uma maneira diferente aos componentes presentes na vacina. Como consequência, o animal pode apresentar alguns efeitos colaterais como febre, letargia e dor e inchaço no local onde foi aplicada a vacina. O filhote de cachorro deve sentir isso por um dia, mas se os sintomas persistirem por mais tempo, leve-o ao veterinário para uma avaliação.
8) Tome muito cuidado para não atrasar a vacina para filhote de cachorro
Como explicamos, o cachorro filhote é mais sensível a doenças já que seu corpo ainda está se desenvolvendo. Por isso, não atrase a vacinação: filhote cachorro vai correr muito mais risco de ficar doente se não estiver protegido. Assim que completar 45 dias, leve para tomar a primeira vacina. Cachorro filhote também deve tomar a segunda e terceira dose no período correto. Se atrasar uma das doses, o processo deve ser reiniciado. Vale ressaltar, porém, que se o animal já estiver doente, não poderá ser vacinado. A vacina para cachorro filhote só pode ser aplicada em cães saudáveis, então se ele estiver doente, é preciso que ele se cure antes de tomá-la.
Redação: Maria Luísa Pimenta
