Embora os felinos sejam animais presentes no nosso dia a dia, a anatomia do gato ainda desperta muita curiosidade entre os tutores. Afinal, quem nunca se surpreendeu com o intrigante equilíbrio felino? Ou ainda se perguntou sobre a quantidade dos ossos do gato? Essas e outras dúvidas são mais comuns do que se imagina e podem ser facilmente explicadas pela estrutura muscular e óssea dos bichanos. Para entender como funciona o corpo do seu amigo de quatro patas, nós reunimos em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre a anatomia felina. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Anatomia felina: saiba mais sobre os ossos de gato

Uma das perguntas mais frequentes em relação a anatomia felina é, certamente, sobre a quantidade dos ossos do gato. Para surpresa de alguns tutores, o número de ossos do seu bichano pode variar de acordo com a sua idade, já que o crescimento do animal pode resultar na fusão de alguns elementos ósseos, que aparecem separadamente em um gato jovem. Outro fator que também pode influenciar na quantidade de ossos de gato é o gênero do animal. No entanto, é possível afirmar que um felino adulto costuma ter cerca de 244 ossos.

O esqueleto felino é dividido em duas partes: axial e apendicular. No primeiro, se encontram o crânio, a mandíbula, o esterno, as costelas e a coluna vertebral, constituída de 7 vértebras cervicais, 13 torácicas, 7 lombares, 3 sacrais e 20 a 24 caudais. Por outro lado, o esqueleto apendicular contém em cada membro torácico a escápula, o úmero, o rádio, a ulna, 8 ossos carpais, 5 metacarpais e 3 falanges em cada dedo. Além disso, os felinos também contam com o osso pélvico que sustenta os membros pélvicos, nos quais estão presentes fêmur, patela, tíbia, perônio, fíbula, 7 ossos tarsais, 4 metatarsais e as falanges.

Anatomia do gato: músculos são responsáveis pelo equilíbrio e flexibilidade dos felinos

Se você tem um bichano em casa, já deve ter se perguntado porquê os gatos sempre caem em pé, certo? Embora os gatos tenham uma estrutura óssea bem definida, ela não é a resposta por trás desse grande mistério. Os músculos e a estrutura interna do ouvido responsável pelo equilíbrio, chamado de labirinto, são os grandes responsáveis pelo seu incrível equilíbrio felino. Isso porque o tecido muscular é o que a une a coluna vertebral dos gatos, garantindo a flexibilidade. Além disso, a quantidade de músculos da coluna vertebral, que é superior a dos ossos do gato, também influência na habilidade.

anatomia do gato: gato pulando

O sistema digestivo do gato é uma parte importante da anatomia felina

 

O sistema digestivo do gato tem como função digerir os alimentos e absorver os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável. No caso dos felinos, o trato gastrointestinal é o ambiente da microflora - popularmente conhecido como bactérias “boas” -, que contribuem para saúde do gato. Um sistema equilibrado facilita a absorção dos nutrientes, o que influencia diretamente no bem-estar do animal. Além disso, o sistema digestivo do gato conta com diversas células do sistema imunológico. Ou seja: é ali que o organismo do seu bichano encontra uma resposta imune para possíveis ameaças. Justamente por isso, é importante que o tutor tenha em mente que esse é um dos sistemas mais importantes da anatomia dos gatos e, por isso, deve ser preservado. Quanto a sua estrutura, o sistema digestivo dos felinos é bem parecido com a dos humanos, sendo composto por: boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Além desses órgãos, também fazem parte as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.

Anatomia do gato: órgãos do sistema cardiorrespiratório funcionam de maneira parecida com a dos humanos

De maneira geral, o sistema respiratório dos gatos é dividido em duas partes: superior e inferior. No superior, se encontram o nariz, a garganta e a laringe. Já a parte inferior, é composta pela traqueia, os pulmões e o coração. Assim como acontece com os humanos, os pulmões são responsáveis pela respiração com os movimentos de inspiração e expiração. Já o coração, dividido entre dois átrios e dois ventrículos, funciona como uma bomba que distribui o sangue por todo o corpo do animal. Enquanto o sangue arterial - que sai dos pulmões - é rico em oxigênio, o sangue venoso carrega as substâncias residuais dos órgãos.

O sistema urinário e reprodutor são partes da anatomia felina conhecidas por apresentar problemas de saúde

Os gateiros de plantão já devem ter ouvido falar sobre a importância de manter o sistema urinário do seu bichano em dia, certo? Formado pelos rins e pela bexiga, essa parte da anatomia dos gatos tem a função de filtrar o sangue e remover os resíduos tóxicos do corpo. Justamente por isso, quando não cuidado da maneira correta, o sistema urinário pode sofrer com infecções, cálculos e até mesmo obstruções, que são quadros que causam bastante incômodo nos animais.

Além disso, os gatos machos possuem dois testículos no escroto que garantem a temperatura ideal para a formação dos espermatozoides. Por outro lado, as fêmeas possuem um útero bicorno - ou seja, o útero é dividido em dois lados na parte interna, resultando no formato parecido com um coração. Elas também possuem um ciclo reprodutivo denominado poliéstrica sazonal. Isso quer dizer que as gatinhas possuem mais de um ciclo reprodutivo por ano (poliéstrico) e nos períodos em que os dias são mais longos (sazonais de dias longos), o que resulta no cio em boa parte do ano.

anatomia do gato: gato olhando para a câmera

Como funcionam os sentidos do gato?

 

Quando se trata da anatomia dos gatos, os sentidos também devem ser levados em consideração. Afinal, cada um deles desempenha um papel importante que pode sofrer influência da estrutura óssea do animal. Nesse caso, os felinos contam com cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Entenda como funcionam os sentidos do gato:

  • Visão: se você já observou um gato se movimentando no escuro já deve ter se perguntado sobre como é a visão de um bichano. Esse sentido funciona de maneira bem simples: a pupila do gato dilata e se contrai de acordo com a luz que recebe. Assim, é possível que ela ocupe quase todo o olho ou fique bem reduzida, gerando aquela linha fina no meio dos olhos. Além disso, outra curiosidade acerca desse sentido dos felinos é a terceira pálpebra, também conhecida como membrana nictitante, que ajuda a proteger os olhos do gato. Por se tratar de animais com passado selvagem, a visão dos bichanos é adaptada à caça noturna, o que faz com que eles enxerguem melhor no escuro devido a capacidade de absorver uma quantidade maior de luz do ambiente.

     

  • Audição: esse sentido é, certamente, um dos mais aguçados dos felinos. Diferente dos humanos, a audição dos gatos pode alcançar incríveis 65.000Hz. Com auxílio do pavilhão auricular - parte da orelha de gato presente no ouvido externo -, os felinos são capazes de captar todos os sons e as frequências que passam pelo ouvido médio e interno. Esses pavilhões podem se mover em direção à fonte do som e de maneira independente, o que faz com que o bichano consiga mover apenas uma de suas orelhas. Além disso, essa grande capacidade auditiva também está ligada ao formato do crânio dos felinos, que é capaz de ressoar sons de forma mais alta.

     

  • Olfato: esse sentido é um dos mais poderosos dos felinos. Ele serve não só para caça, mas também para linguagem felina, já que eles utilizam os feromônios para se comunicar. Ainda filhote, o olfato do gato é muito desenvolvido e funciona como uma espécie de guia para buscar alimento - nesse caso, o leite materno. O que poucas pessoas sabem é que, além do nariz, existe um outro órgão que também permite que o seu bichano sinta os cheiros: o vomeronasal. Presente na cavidade bucal do animal, ele é comum em alguns animais chamados de tetrápodes.

     

  • Paladar: começando na língua, o paladar felino conta com papilas gustativas espalhadas por toda a boca que funcionam como receptores sensoriais. Após detectarem as substâncias, elas encaminham um sinal para o cérebro informando que tipo de alimento está sendo ingerido. Ainda assim, a língua não é a única responsável pelo paladar dos gatos. O nariz também é um órgão essencial para que os bichanos sintam os diferentes sabores.

     

  • Tato: o tato dos gatos é basicamente composto pelas almofadinhas das patas e o bigode. Por eles, os bichanos são capazes de sentir tudo o que se move ao seu redor, inclusive os movimentos mais singelos. Além disso, os felinos também contam com uma sensibilidade tátil motivada pela sua pele, que é coberta por uma série de receptores.

Redação: Úrsula Gomes