Passear com cachorro é muito além de um momento de diversão: esse é um cuidado necessário com a saúde e bem-estar dos nossos pets. Além de ajudar a gastar a energia deles, os passeios servem para os animais socializarem, conhecerem o mundo e até mesmo fazerem suas necessidades fisiológicas. Mas como lidar com um cachorro puxando a guia sempre que sai na rua? A ansiedade às vezes se torna um problema, e os cães ficam tão animados que não conseguem conter essa alegria.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas não se preocupe: se você tem um cachorro que costuma puxar muito na hora de passear, existem formas de melhorar essa experiência para todos. O adestramento e o uso de certos acessórios (como a coleira anti puxão) fazem toda a diferença. Aprenda com o passo a passo abaixo como corrigir esse comportamento do seu cãozinho!

Passo 1: Comece o treinamento dentro de casa

 

cachorro puxando a guia: cão com coleira dentro de casa

Se a ideia é evitar um cachorro puxando a guia na rua, todo o processo de adestramento deve começar antes mesmo de sair de casa. Afinal, é muito mais fácil corrigir o pet em um ambiente caseiro, tentando acalmá-lo, do que quando ele já está na rua super empolgado e animado com o passeio. Por isso, coloque a coleira e a guia de cachorro e treine o seu pet dando algumas voltinhas com ele dentro de casa.

 

Passo 2: Ao pegar a coleira e guia de cachorro, veja como o animal reage

 

cachorro com guia de cachorro olhando para pessoa

Depois de fazer o treinamento anterior algumas vezes, provavelmente o seu pet vai ficar menos ansioso da próxima vez que você pegar os acessórios para passear com cachorro. Na verdade, ele já vai estar tão acostumado a ver você com a coleira e guia para cachorro que nem vai pensar que é hora do passeio. No entanto, ao abrir a porta de casa, é possível que ele comece a ficar ansioso e animado para sair - e é aí que é importante redobrar a atenção.

 

Passo 3: Se ele estiver muito agitado, espere ele se acalmar para sair

 

passear com cachorro: cão com coleira e guia subindo no dono

Ao notar que o cãozinho ficou muito eufórico com a possibilidade de dar uma volta, o melhor a se fazer é esperar um tempinho até ele ficar mais tranquilo. Passear com cachorro muito agitado não é bom para ninguém - nem para você, e nem para ele - e acaba tornando uma experiência incrível em algo estressante. Um doguinho nessas condições dificilmente vai ter dar ouvidos, sendo muito mais difícil corrigi-lo. Portanto, só saia de casa quando ele se acalmar.

 

Passo 4: O ideal é fazer o cachorro entender que quem conduz o passeio é o tutor

 

homem puxando guia do cachorro durante passeio na rua

O cachorro não pode, em hipótese alguma, achar que está no comando da situação. Então se ele tenta sair na sua frente o tempo todo e já começa a querer puxar, você precisa agir. É importante que o animal entenda que quem vai conduzir todo o passeio é o tutor, e não ele. Apesar da guia de cachorro ser uma forma de “liderar” isso, muitas vezes os doguinhos que assumem as rédeas e os tutores cedem, mas não é o ideal.

 

Passo 5: Se ele puxar a guia na rua, interrompa o passeio até ele parar

 

cachorro puxando a guia no passeio

Se por acaso durante o passeio você perceber o cachorro puxando a guia o tempo todo, o melhor a se fazer é parar de andar e esperar o comportamento cessar. O cão não vai entender o que aconteceu de primeira e pode querer continuar puxando, mas é importante que você mantenha sua posição bem firme. Só assim o pet vai compreender que, para ele conseguir o que quer - que é passear -, ele precisa obedecer o dono.

 

Passo 6: Recompense o cãozinho com carinho quando ele se comportar bem

passeio com cachorro: cão recebendo petisco para cachorro

O adestramento positivo é uma das melhores maneiras de ensinar o cachorro o que é certo ou errado, e isso também vale para a hora de passear. Mas diferente de outros tipos de treinamento, não é tão indicado oferecer recompensas como petiscos se a ideia é melhorar a relação do cãozinho com a coleira e guia para cachorro. Como ele já fica animado com a ideia de sair, receber petiscos nessas horas acaba virando um mimo “gratuito” e que pode deixar o cão ainda mais eufórico e feliz. Ou seja, é aí que ele não vai parar quieto mesmo.

 

Para recompensá-lo, uma dica é fazer carinho sempre que o cachorro tiver um bom comportamento e usar palavras de incentivo para reforçar a atitude.

DICA: A coleira peitoral anti puxão é a mais indicada para animais que puxam muito

 

cachorro com coleira antipuxão para cachorro passeando

Se você está em busca de uma coleira para cachorro que puxa muito, o peitoral anti puxão é a opção certa! O acessório é bem útil e funciona perfeitamente para corrigir o comportamento do animal quando ele tenta conduzir o passeio: se o cachorro tentar puxar para um lado, a coleira anti puxão automaticamente vai “girar” o corpo dele em direção ao tutor. Logo, o animal percebe que não adianta puxar ou sair na frente sem o humano do lado.

 

Redação: Juliana Melo