Adoção animal

Spitz Alemão: valor, cuidados e características do famoso Lulu da Pomerânia

Publicado - 28 Fevereiro 2024 - 12h21

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Spitz Alemão (também conhecido como Zwergspitz ou Lulu da Pomerânia) é uma raça que está presente em vários lares brasileiros. Ele é um ótimo cachorro para apartamentos ou casas pequenas porque tem um corpo bastante compacto. O Spitz consegue se adaptar a vários espaços, mesmo tendo diferentes variações de tamanho.

E por falar em tamanhos, existem quatro tipos de cães da raça Spitz. O Lulu da Pomerânia, qu é a carinha mais popular, é considerado o menor dos Spitz Alemão. Ele também é chamado de mini Spitz Alemão ou anão. No entanto, o Spitz médio e grande também têm suas qualidades!

Muitos tutores têm curiosidade sobre alguns aspectos do Spitz Alemão: valor, cuidados necessários e características são os principais deles. Por isso, reunimos em uma matéria tudo que você precisa saber sobre esta fofíssima raça de cachorro!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Raio-X do cachorro Spitz Alemão

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: cães Spitz
  • Pelagem: dupla, longa e densa
  • Cores: branco, preto, chocolate, cinza, caramelo, creme, particolor, preto e marrom, laranja sable e merle
  • Personalidade: dócil, brincalhão, extrovertido, teimoso e desconfiado
  • Altura: 20 a 50 cm
  • Peso: 2 a 13 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

A origem do Spitz Alemão 

O Spitz Alemão surgiu na Alemanha há muitos anos e é considerado uma das raças mais antigas da Europa Central. São cães que podem ter tamanhos distintos, sendo o mais popular o Lulu da Pomerânia (ou Zwergspitz, em alemão), que é o menorzinho de todos. Ele é um tipo de "mini raça" e sempre aparenta ter o tamanho de um filhotinho.

Além dele, também há outras variações de Spitz Alemão: tamanho pequeno (que é apenas um pouco maior do que o Lulu), médio ou grande. Todos eles são reconhecidos como uma única raça de cachorro (Spitz Alemão) porque, anatomicamente, são idênticos. A única diferença seria a estatura. A raça foi reconhecida oficialmente em 1900 pelo American Kennel Club.

Spitz Alemão anão, pequeno, médio ou grande: conheça as características físicas da raça

O Spitz Alemão é um cachorro que é reconhecido de longe por causa da pelagem felpuda. Os pelos têm um revestimento duplo e aspecto longo, reto e firme; enquanto o o subpelo é curto e espesso, parecido com algodão. As cores do Spitz Alemão são bem variadas. Algumas opções são: Spitz Alemão branco, preto, chocolate, cinza, caramelo, creme, preto e branco, particolor, preto e marrom, laranja sable e merle.

Esses cães são bem peludos e lembram até um leãozinho ou um ursinho de pelúcia (dependendo do tamanho). Eles são atléticos, têm olhos arredondados, focinho empinado e, na maioria das vezes, carregam uma expressão muito simpática no rosto.

No Spitz Alemão, tamanhos podem ser variados. O animal pode ser bem pequeninho, ou ter um porte de médio a grande. As classificações do cão Spitz são as seguintes:

  • Spitz grande — Geralmente mede entre 40 e 50 centímetros e pesa até 13 kg.
  • Spitz médio — Costuma medir de 30 a 38 centímetros e pesar de 7 a 11 kg.
  • Spitz pequeno — Mede aproximadamente 26 centímetros e pesa cerca de 5 kg.
  • Spitz Alemão anão — Conhecido como Lulu da Pomerânia, esse cão não passa de 22 centímetros e pesa em torno de 3 kg. 

Qual é a cor mais cara do Spitz Alemão?

No geral, quanto mais clara for a pelagem do animal, mais caro ele será. Isso significa que o Spitz Alemão branco normalmente é o mais valorizado e, portanto, o mais caro. No entanto, o Spitz preto — todo preto, sem manchas de outras cores — é considerado "raro" e por isso também pode ter um custo mais elevado do que um Spitz dourado/caramelo, que é a carinha mais comum.

Vale destacar ainda que se for um Spitz Alemão anão, preço é ainda maior do que outros tamanhos da raça. Outra característica que também pode influenciar no preço é o sexo do cachorro. Um Spitz Alemão fêmea, por exemplo, tende a custar mais caro do que um cachorrinho macho.

Como saber se o Spitz Alemão é puro?

Os cães da raça possuem focinho redondo e arrebitado, geralmente de cor preta. Os olhos são escuros e arredondados. Além disso, possuem orelhas triangulares, que normalmente ficam apontadas para cima. Também é um cachorro que parece raposa fisicamente. Para ter certeza de que é um Spitz Alemão puro, é necessário solicitar o pedigree do cachorro no ato da compra.

Spitz Alemão é o cachorro das "Branquelas", filme de 2004

A obra "As Branquelas" (2004) não é exatamente um filme de cachorro, mas tem muitos personagens icônicos, como Baby. Para quem não lembra, Baby é um Spitz Alemão anão que aparece em várias cenas como o bichinho de estimação de Brittany "Britt" e Tiffany "Tiff" Wilson, duas socialites herdeiras de uma multinacional.

No filme, o Lulu da Pomerânia é um típico cachorro de madame que sempre acompanha as donas dentro de uma bolsinha para pets e marca presença em vários momentos. Por isso, o Spitz também é conhecido como cachorrinho das Branquelas!

Mulher loira com roupa rosa carregando Spitz Alemão no braço

O que você deve saber sobre Spitz Alemão? Conheça a personalidade da raça!

  • Convivência

É impossível ver um Spitz Alemão e não se apaixonar pela fofura do cãozinho — principalmente se for um Lulu da Pomerânia. A primeira impressão que temos é que se trata de um cachorro bastante meigo, dócil e brincalhão, e tudo isso é verdade. O temperamento do Spitz Alemão tem muitas qualidades. Essa é uma raça companheira e apegada com a família, que contagia a todos com a sua alegria e animação.

No entanto, na mesma proporção que o Spitz Alemão é um poço de fofura, ele também pode ser um poço de teimosia. Isso acontece principalmente por conta da personalidade forte do cãozinho, mas também pode ser desencadeado por falta de estímulos na rotina. Para evitar comportamentos indesejados ou qualquer desobediência, o mais recomendado é que o adestramento do Zwergspitz aconteça nos primeiros anos de vida.

Além disso, também é importante dar uma atenção especial ao gasto de energia da raça: grande ou pequeno, o Spitz Alemão é muito ativo e disposto. Ele precisa de estímulos físicos e mentais constantes. O passeio é uma atividade que não deve ser deixada de lado, mas também existem várias outras formas de entreter o pet. Os brinquedos para cachorro interativos, por exemplo, são uma ótima opção para gastar a energia do cãozinho e estimular as habilidades cognitivas dele, assim como bolinhas, mordedores e outras atividades. 

Spitz Alemão branco peludoSpitz Alemão dourado em casaTrês Spitz Alemão juntosSpitz Alemão preto passeandoSpitz Alemão caramelo no parqueVários Spitz Alemão juntos passeando
  • Socialização

Para o Spitz Alemão, valor da família está acima de tudo. Por isso, ele é muito protetor com aqueles que ama. Alguns podem achar que eles são até temperamentais e agressivos, mas a verdade é que eles só são (muito) cuidadosos quando o assunto é cuidar dos donos. Como resultado, eles são bem desconfiados com estranhos e até com outros animais.

A socialização precoce é imprescindível para que o cachorro Spitz Alemão consiga conviver em harmonia com desconhecidos e pets no geral. Por outro lado, a relação do cachorro com crianças costuma ser proveitosa, mas também é importante que essa apresentação aconteça aos poucos e sempre de forma supervisionada.

  • Adestramento

Não é uma tarefa difícil adestrar um cachorro Spitz. O Lulu da Pomerânia, inclusive, ocupa a 23ª posição no ranking de inteligência canina, o que significa que é um cão bem esperto e atento. O maior desafio é saber driblar as teimosias da raça e fazer com o Spitz se sinta estimulado durante os treinamentos.

As associações positivas são um bom recurso para facilitar o adestramento de cães. Para isso, use petiscos, elogios e carinho. Isso fará com que o pet torne a repetir o comportamento mais vezes. Por outro lado, punições e castigos devem ser evitados, pois podem traumatizar o animal.

@browniethepom_ Jadi nge reog ? #browniethepom #pomeranian #dogsoftiktok #petsoftiktok ♬ Originalton - Pfeifer Mathias

4 curiosidades sobre o Spitz Alemão

  1. O Spitz Alemão faz muito sucesso nas telinhas! Além do filme "As Branquelas", uma série recente que mostra um exemplar da raça é "Rainha Charlotte", da Netflix. A obra retrata alguns aspectos reais da monarquia britânica, e um deles é o interesse da rainha por cães Lulu da Pomerânia. 
  2. Da realeza para o mundo: várias celebridades têm um cachorro Spitz Alemão. Alguns cachorros famosos são os de: Ana Maria Braga, Ozzy Osbourne, Paris Hilton, Miley Cyrus e Katy Parry.
  3. O Spitz Alemão anão — ou Lulu da Pomerânia — é conhecido lá fora como Poms ou Pompoms.
  4. Dos três animais sobreviventes do Titanic, dois eram da raça Spitz Alemão. O outro era um Pequinês.

Spitz Alemão filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Quando filhote, o Spitz Alemão deve permanecer ao lado da mãe e dos irmãos até completar dois meses de vida. Somente após esse período — e depois do desmame — é que o cãozinho estará preparado para conhecer o novo lar. Nessa fase, o filhote ainda é muito frágil e sensível, então precisa de um cantinho aconchegante e que atenda todas às suas necessidades.

Por isso, montar um enxoval para cachorro pode ser uma boa ideia para não esquecer nada: caminha, bebedouro, comedouro, tapetes higiênicos, coleira, caixa de transporte, brinquedos são alguns itens que não podem faltar. O filhote de Spitz Alemão deve se sentir "em casa" e ter tudo o que precisa ao seu dispor.

O Spitz Alemão filhote, aos poucos, vai amadurecer e se interessar pelo mundo ao seu redor. Nessa fase exploratória, é importante interagir bastante com o doguinho. Esse também acaba sendo o melhor momento para dar início ao processo de socialização e adestramento. Mas, antes, não esqueça de dar todas as doses de vermífugo e vacina para cachorro. Os vermífugos são indicados a partir de 15 dias de vida; e as vacinas a partir de 45 dias. O valor do Spitz Alemão deve incluir todos esses gastos na conta!

Spitz Alemão preto e marrom em cima de folhas secas de outonoSpitz Alemão dourado andando pela gramaSpitz Alemão anão branco com a língua de fora pegando solDois Spitz Alemão filhote no colo de uma pessoaSpitz Alemão grande branco em florestaSpitz Alemão médio preto olhando para a câmeraSpitz Alemão médio marrom pousando ao ar livreSpitz Alemão pequeno branco andando por campoSpitz Alemão pequeno dourado sorrindo para fotoDois Spitz Alemão dourado em um jardim com flores vermelhas ao fundo

Os principais cuidados com a rotina do cachorro Spitz Alemão

  • Banho: dar banho em cachorro Spitz Alemão é algo que pode acontecer mensalmente. Nessas horas, não esqueça de usar produtos específicos para pets.
  • Escovação: como o Spitz Alemão solta muito pelo, o ideal é que as escovações aconteçam em dias alternados. Ou seja, pelo menos três vezes por semana.
  • Tosa: para manter a bela aparência do Spitz Alemão, cachorro deve ser tosado regularmente. Algumas opções de tosa para a raça são a tosa padrão, tosa bebê, tosa leão e tosa verão.
  • Unhas: apare as unhas do cão Spitz sempre que elas estiverem muito compridas. Isso ajuda a evitar incômodos e possíveis machucados.
  • Dentes: para evitar o tártaro em cachorro, não esqueça de escovar os dentes do pet pelo menos de duas a três vezes por semana. Acostume o cãozinho desde filhote com isso.
  • Orelhas: a melhor maneira de prevenir infecções como a otite canina é verificando e limpando o ouvido do animal regularmente. Você pode fazer isso semanalmente ou a cada 15 dias.

O que você precisa saber sobre a saúde do Spitz Alemão?

Existem algumas doenças comuns no Spitz Alemão, como luxação de patela, alopecia, obesidade e criptorquidismo (ausência de um ou dois testículos). Por isso, para manter a saúde do pet, não esqueça de levar o cachorro no veterinário regularmente e manter as vacinas para cachorro sempre em dia. A aplicação de vermífugos e remédios antiparasitários também é necessário de vez em quando como medida preventiva.

Também é importante ter em mente que, dependendo da variação de tamanho do Spitz Alemão, os problemas podem ser mais ou menos frequentes. As raças anãs, por exemplo, normalmente são mais vulneráveis a problemas de saúde, principalmente por conta da estrutura óssea que é mais frágil. Portanto, todo cuidado é pouco.

Qual o valor de um Spitz Alemão?

Existem vários fatores que influenciam no preço de um cachorro, mas no caso do Spitz Alemão o tamanho é o principal deles. As variações da raça são anão, pequeno, médio e grande. No caso do Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão anão), valor é um dos mais elevados e pode chegar a R$ 15.000. Conforme o tamanho “cresce”, o preço do Spitz Alemão diminui: a média para um cão pequeno é de R$ 5.000, para um Spitz Alemão médio é de R$ 4.000 e para a variação grande é de R$ 3.000.

Então quanto custa um Spitz Alemão? Preço da raça costuma variar entre R$ 2.500 e R$ 15.000, de acordo com os principais canis brasileiros. O valor vai depender, principalmente, das características físicas — como tamanho, sexo, cores — e genéticas do filhote, além do canil escolhido. Os valores geralmente são divididos da seguinte forma:

  • Spitz Alemão anão (ou Zwergspitz): preço vai de R$ 4.000 a R$ 15.000, podendo até ultrapassar isso;
  • Spitz Alemão pequeno: preço vai de R$ 3.500 a R$ 5.000;
  • Spitz Alemão médio: preço vai de R$ 2.500 a R$ 4.000;
  • Spitz Alemão grande: preço é em torno de R$ 3.000, podendo flutuar um pouco para mais ou para menos;

Vale destacar que, além do tamanho, outros fatores - como sexo, cor dos pelos e a linhagem - interferem no valor. Spitz Alemão pode custar mais caro por causa dessas características. Também é importante ter em mente que, antes de comprar um cachorro Spitz grande ou um Lulu da Pomerânia, preço não deve ser a única coisa a ser considerada, mas sim os cuidados que os criadores têm com os filhotes e os pais.

Como adquirir um cachorro da raça com segurança?

Além do preço, Spitz Alemão precisa de uma enorme cautela por parte dos tutores durante o ato de compra. Procure um canil de cachorro com boas referências e que seja bem avaliado por outros clientes. Outra dica é realizar algumas visitas ao local antes de decidir, pois assim é possível observar se o estabelecimento é realmente confiável e comprometido com o bem-estar dos animais.

Por fim, não esqueça de pesquisar muito bem os preços da raça para ter uma base. No caso de um Spitz Alemão com valor muito baixo do mercado, desconfie! Caso não esteja disposto a desembolar uma grande quantia com o animal, outra possibilidade é procurar doações de cães da raça em grupos e abrigos.

Publicado originalmente em: 25/05/2021
Atualizado em: 28/02/2024

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas