Comportamento animal

Shih Tzu é uma raça de cachorro inteligente? Conheça tudo sobre a personalidade do cão!

Publicado - 05 Setembro 2022 - 10h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Shih Tzu é uma raça que deixa qualquer pessoa encantada, e não é por menos. Conhecido por ser dócil, amigável e ótimo companheiro, esse pequeno cãozinho dá todo o sentido àquela famosa expressão que diz que “o cachorro é o melhor amigo do homem”. Por isso, quando falamos do Shih Tzu, a personalidade afetuosa é uma das suas maiores qualidades, assim como a sua independência. Porém, mesmo sendo populares, a raça costuma ter a inteligência questionada - mas a gente já adianta que sim, o Shih Tzu é inteligente!

Se você quer conhecer mais a fundo como é a convivência com o Shih Tzu, características e temperamento da raça, estamos aqui para te ajudar. Leia a matéria a seguir sobre a raça e descubra porque Shih Tzu e Lhasa Apso são bem diferentes quando o assunto é personalidade, inteligência e hábitos!

O Shih Tzu é um cachorro inteligente, mas disperso

Para quem convive com um Shih Tzu, personalidade inteligente é notada nos detalhes do dia a dia, mas levanta muitos questionamentos por causa da dificuldade que a raça tem em aprender certos comandos. Isso costuma ser mais percebido durante o adestramento, mas não é algo preocupante: com as artimanhas certas, é totalmente possível treinar o cachorro da raça Shih Tzu.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A dica é ter paciência: é comum que o cão tenha um pouco mais de dificuldade em se concentrar e manter o foco. Por isso, os comandos do treinamento podem precisar ser repetidos várias vezes até que eles respondam, mas é tudo uma questão de persistência! Para quem gosta de resultados mais rápidos, usar reforços positivos - como petiscos - sempre ajuda. Além disso, existem algumas coisas que o Shih Tzu consegue aprender com mais facilidade, como:

  • Onde fazer as necessidades;
  • O lugar certo para comer, comer e dormir;
  • Brincadeiras (como pegar a bolinha);

Já comandos mais específicos - como sentar, deitar ou rolar - exigem um pouco mais de foco da raça, que tende a ser bem dispersa. Por isso, paciência e persistência são as palavras-chaves!

Shih Tzu: personalidade da raça tem uma pitada de teimosia

O Shih Tzu é inteligente, porém teimoso! Esse traço é um dos motivos por que o cachorro da raça nem sempre consegue aprender truques e comandos rapidamente, sendo necessárias várias repetições até ele pegar o jeito. A teimosia junto com a dispersão natural do Shih Tzu faz com que os treinamentos tenham uma duração maior do que outras raças. Dentre os comportamentos “teimosos” do Shih Tzu, se destacam os latidos. Mesmo sendo pequeno, esse é um cachorro que pode latir consideravelmente, como veremos mais adiante.

Características do Shih Tzu envolvem muita lealdade e companheirismo

Todas as raças de cachorros têm características específicas que precisam ser levadas em consideração antes da compra ou adoção. No caso dos Shih Tzu, eles são extremamente companheiros e leais - o que pode servir como uma fonte de inspiração na hora escolher os melhores nomes para Shih Tzu. O Shih Tzu escolhe o dono, que vai ser a sua pessoa “preferida” e com quem ele vai ter mais afinidade, exigindo um pouco mais de atenção no dia a dia.

Como amam brincar e têm bastante energia, também são super indicados para famílias com crianças, mas não precisam estar em movimento constante. Inclusive, por causa do focinho achatado, ele pode ter um pouco de dificuldade para respirar e, por isso, é bom evitar exercícios muito longos e pesados.

O Shih Tzu é um dos melhores cachorros para apartamento

Para quem procura por boas opções de cachorros para apartamento, o Shih Tzu tem tudo para ganhar seu coração! Além de serem cães presentes, dóceis e apegados com os donos, eles também sabem se virar muito bem sozinhos e, por isso, aguentam ficar algumas horas longe de seus tutores sem grandes problemas. Existe uma explicação por trás desse comportamento do Shih Tzu: a personalidade independente da raça!

O Shih Tzu está entre as raças de cachorro mais independentes e, por isso, não precisam de companhia o tempo todo para ficarem bem. Eles dificilmente ficam entediados, e sempre acham uma maneira de se divertir. Mas isso não quer dizer que você deve deixar o Shih Tzu sempre sozinho, ok?! Ele também precisa de atenção no seu tempo livre.

 

O Shit Tzu ama brincar e é ideal para casas com criançasCachorro da raça Shih Tzu prefere brincadeiras mais simples, como correr atrás da bolinhaShih Tzu é inteligente e capaz de aprender os comandosO Shih Tzu escolhe o dono e é totalmente fiel a eleUma das características do Shih Tzu é que ele é menos ativo que outras raças

 

Shih Tzu: temperamento da raça é marcado por latidos

 

Apesar de ser uma raça de cachorro inteligente, o Shih Tzu é um cachorrinho que não é tão silencioso quanto outras raças. Ele nunca vai latir à toa, claro, mas é importante ter em mente que os latidos vão fazer parte da rotina com certa frequência (não importa quais sejam as cores do Shih Tzu). Isso acontece porque um dos principais traços da personalidade do Shih Tzu é que esse cãozinho está sempre em estado de alerta. Qualquer novidade ou situação estranha vai deixar o cachorro latindo como uma tentativa de te avisar que tem algo de errado. Com o adestramento, é possível corrigir isso.

Cachorro da raça Shih Tzu: brincadeiras e passeios

O Shih Tzu está longe de ser uma raça muito agitada ou destruidora. Pelo contrário: quando se trata do Shih Tzu, raça de cachorro é muito tranquila e calma. Por serem cachorros braquicefálicos, igual o Bulldog Inglês e Francês, esses cães não são tão dispostos e exigem pouca atividade física. Exercícios de alta intensidade devem ser evitados, principalmente por conta das limitações que a braquicefalia impõem. No entanto, isso não deve ser motivo para o Shih Tzu não se exercitar, pois o sedentarismo também pode ser um problema.

O Shih Tzu é brincalhão e deve ser estimulado a se movimentar no dia a dia com atividades de baixo impacto. Jogar uma bolinha para ele ir buscar, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso, mas também existem outras brincadeiras que podem ser inseridas na rotina, como esconde-esconde, cabo de guerra, pista com obstáculos, caça-ração e oferecer brinquedos interativos para cachorro.

A relação do Shih Tzu com crianças, idosos, estranhos e outros pets

A sociabilidade do Shih Tzu é bem alta: se for acostumado desde pequeno com outras pessoas e animais, ele vai conseguir conviver super bem com os diferentes tipos de companhia. Veja abaixo como é a convivência da raça de cachorro Shih Tzu separada por grupos:

Relação do Shih Tzu com crianças - Se você está se perguntando se Shih Tzu gosta de crianças, a resposta é sim! Essa é uma raça que se dá muito bem com os pequenos e eles têm tudo para serem melhores amigos. Com um jeitinho dócil e amigável, o Shih Tzu sabe se relacionar bem com os menores e se apega rapidamente.

Relação do Shih Tzu com idosos - O Shih Tzu é um ótimo cachorro para idosos. Por serem cães mais calmos e pouco agitados, eles não precisam sair de casa com frequência e se adaptam bem ao ambiente caseiro. Além disso, têm um temperamento tranquilo e só precisam de muito amor e carinho dos tutores, sendo ótimos parceiros para idosos.

Relação do Shih Tzu com estranhos - Se forem socializados desde cedo, os Shih Tzu são super amistosos até mesmo com quem eles não conhecem. Isso quer dizer que o cãozinho não vai ter nenhum problema ou resistência com as visitas. Mas para isso, é importante fazer a socialização da raça nos primeiros meses, ou os latidos do Shih Tzu podem surgir!

Relação do Shih Tzu com outros animais - O Shih Tzu é muito afável com outros animais, principalmente se forem acostumados com isso desde novos. Eles dificilmente estranham outros cães e animais de estimação, e se dão muito bem até mesmo com gatos. Por isso, você não vai enfrentar grandes dificuldades na socialização do cachorro da raça Shih Tzu com outros pets!

Shih Tzu: raça de cachorro precisa ser adestrada do jeito certo

Mesmo que muitos duvidem da capacidade intelectual do Shih Tzu, as raças de cachorro sempre provam que estamos errados! Os Shih Tzu conseguem, sim, aprender, mas precisam ser educados corretamente. Ou seja, nada de punir ou castigar seu bichinho porque ele errou ou não fez o que você pediu.

A melhor forma de ensinar o cachorro o que é certo ou errado é por meio do adestramento positivo. Isto é, recompensando o Shih Tzu sempre que ele fizer algo certo, seja com petiscos, brinquedos, carinho ou palavras de incentivo. Essas recompensas criam uma associação positiva na mente do animal, e ele vai passar a repetir os comandos até um momento em que as recompensas não serão mais necessárias, porque ele fará isso de forma automática.

A vida com cachorro Shih Tzu costuma ser bem tranquila

Justamente por ser bem dócil e companheiro, o Shih Tzu é um cachorrinho que não vai te dar muito trabalho ou uma vida cheia de aventuras, já que, além disso, ele é bem obediente e tranquilo. Um comportamento que fuja desse padrão pode significar que ele está passando por dificuldades com diferentes causas, que vão desde o acúmulo de energia até a ansiedade da separação, caso ele fique muito tempo sozinho. Fique atento e, ao sinal de qualquer anormalidade, não deixe de visitar o veterinário!

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 05/09/2022

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas