Falando apenas o nome da raça de cachorro, Akita Inu e Shiba Inu podem parecer o mesmo animal para muita gente. Mesmo assim, quem entende um pouco do assunto ou tem uma das duas raças em casa sabe que, além da descendência japonesa e das cores, elas têm muita coisa em comum. Para provar esse ponto, nós resolvemos reunir no mesmo lugar as principais características que diferenciam o Akita do Shiba: dá uma olhada!
Akita Inu e Shiba Inu: a diferença começa no porte dos dois animais
Assim que você coloca um Shiba e um Akita lado a lado consegue reparar na principal diferença entre os dois: o tamanho. Enquanto o cachorro Shiba é de porte pequeno a médio, o cão Akita Inu é de porte grande e pode ter entre duas e três o tamanho de um Shiba. É só comparar os números: o Akita Inu chega em 71 centímetros e o Shiba, por sua vez, não passa dos 43. A mesma diferença acontece com o peso, já que o máximo do Shiba é uma média de 15 quilos e o Akita pode passar dos 50.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
As pelagens do Shiba e do Akita também são diferentes
Quando falamos sobre cor, o Shiba e o Akita podem ser bem parecidos — principalmente se levarmos em consideração o esquema de pelos avermelhados nas costas, topo da cabeça e no rabo e branco no peito, nas patas e no focinho. Além desse esquema de cores mais comum, você também pode encontrar o Akita Inu branco, todo de uma cor só ou o tigrado, que tem uma mescla de pelos em branco, preto, cinza e bege. As variações do Shiba são mais raras, mas também envolvem dourado, branco e preto além do avermelhado.
Os dois animais possuem pelo e subpelo, o que faz deles ótimos candidatos para viver em locais mais frios, mas o comprimento da pelagem é a principal diferença entre os dois. O Akita pode ter os pelos mais longos e com mais volume, enquanto os Shibas, mesmo tendo pelagem densa, têm menos do que a outra raça.

Preste atenção no formato do rosto na hora de diferenciar Akitas de Shibas
A fisionomia costuma ser o ponto de desempate quando bate a dúvida sobre se o cachorro é um Shiba ou um Akita. Assim como o tamanho do corpo, o Akita tem o rosto mais largo com olhos e focinho bem centralizados, ou seja: a impressão é que eles têm a bochecha maior e esse ponto fica ainda mais aparente quando a pelagem nessa região é de cor diferente. Para ser proporcional, o Akita também tem orelhas largas e inclinadas para a frente. O Shiba, por sua vez, parece com uma raposinha: ele tem a expressão mais proporcional e simétrica e perde o efeito “bochechudo” do Akita. Suas orelhas são triangulares e retinhas, apontando para o céu.
Se ainda restarem dúvidas, reparem no formato do rabo dos animais
As duas raças de cachorro têm a cauda que costuma ficar repousada em cima do dorso, mas o que varia é o formato. O Shiba pode ter dois: o arredondado e o que parece uma foice, enquanto o Akita, por sua vez, só tem o rabinho arredondado.
Redação: Ariel Cristina Borges
