Falando apenas o nome da raça de cachorro, Akita Inu e Shiba Inu podem parecer o mesmo animal para muita gente. Mesmo assim, quem entende um pouco do assunto ou tem uma das duas raças em casa sabe que, além da descendência japonesa e das cores, elas têm muita coisa em comum. Para provar esse ponto, nós resolvemos reunir no mesmo lugar as principais características que diferenciam o cachorro Akita do Shiba: dá uma olhada!
Akita Inu e Shiba Inu: a diferença começa no porte dos dois animais
Assim que você coloca um Shiba e um Akita lado a lado consegue reparar na principal diferença entre os dois: o tamanho. Enquanto o cachorro Shiba é de porte pequeno a médio, o cão Akita Inu é de porte grande e pode ter entre duas e três o tamanho de um Shiba. É só comparar os números: o Akita Inu chega em 71 centímetros e o Shiba, por sua vez, não passa dos 43. A mesma diferença acontece com o peso, já que o máximo do Shiba é uma média de 15 quilos e o Akita pode passar dos 50.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
As pelagens do Shiba e do Akita também são diferentes
Quando falamos sobre cor, o Shiba e o Akita podem ser bem parecidos — principalmente se levarmos em consideração o esquema de pelos avermelhados nas costas, topo da cabeça e no rabo e branco no peito, nas patas e no focinho. Além desse esquema de cores mais comum, você também pode encontrar o Akita Inu branco, todo de uma cor só ou o tigrado, que tem uma mescla de pelos de cachorro em branco, preto, cinza e bege. As variações do Shiba são mais raras, mas também envolvem dourado, branco e preto além do avermelhado.
Os dois animais possuem pelo e subpelo, o que faz deles ótimos candidatos para viver em locais mais frios, mas o comprimento da pelagem é a principal diferença entre os dois. O Akita pode ter os pelos mais longos e com mais volume, enquanto os Shibas, mesmo tendo pelagem densa, têm menos do que a outra raça.

Preste atenção no formato do rosto na hora de diferenciar Akitas de Shibas
A fisionomia costuma ser o ponto de desempate quando bate a dúvida sobre se o cachorro é um Shiba ou um Akita. Assim como o tamanho do corpo, o Akita tem o rosto mais largo com olhos e focinho bem centralizados, ou seja: a impressão é que eles têm a bochecha maior e esse ponto fica ainda mais aparente quando a pelagem nessa região é de cor diferente. Para ser proporcional, o Akita também tem orelhas largas e inclinadas para a frente. O Shiba, por sua vez, parece com uma raposinha: ele tem a expressão mais proporcional e simétrica e perde o efeito “bochechudo” do Akita. Suas orelhas são triangulares e retinhas, apontando para o céu.
Se ainda restarem dúvidas, reparem no formato do rabo dos animais
As duas raças de cachorro têm a cauda que costuma ficar repousada em cima do dorso, mas o que varia é o formato. O Shiba pode ter dois: o arredondado e o que parece uma foice, enquanto o Akita, por sua vez, só tem o rabinho arredondado.
Redação: Ariel Cristina Borges
