close
Higiene

Shampoo para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu cão?

Atualizado · 25 de fevereiro de 2022 · 14h54

Publicado · 25/10/2019 · 19h24

Existem diversos tipos de shampoo para cachorro! Saiba qual é o ideal para o seu cão!
Existem diversos tipos de shampoo para cachorro! Saiba qual é o ideal para o seu cão!

Encontrar o shampoo para cachorro ideal pode ser uma missão subestimada por muita gente! Se engana quem acha que escolher o produto mais indicado para o cão é uma decisão simples. Nada disso! É muito importante buscar uma alternativa adequada para as necessidades do seu pet para a hora do banho. Fatores como raça do cachorro, idade e condições de saúde, por exemplo, não podem ser deixados de lado e devem ser levados em consideração. Dê preferência a produtos de boa qualidade sempre.

Para facilitar esse processo, o Patas da Casa separou algumas características que podem te ajudar a identificar o produto ideal para o seu amigo de quatro patas. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:

Dando banho no cachorro: posso usar shampoo para humanos?

Não entre nessa onda errada! A facilidade de usar o seu próprio shampoo para dar banho no animal parece muito tentadora. Porém, não se engane. Esse é o tipo de conveniência que pode te dar muito mais trabalho no futuro. Os produtos feitos para lavar o cabelo das pessoas possuem um Ph extremamente elevado em relação à pele dos cachorros. Ou seja, o seu shampoo pode atrapalhar o equilíbrio de óleos nos pelos do cão, ressecar a pele do pet e até mesmo criar um ambiente propício a bactérias e parasitas.

Cachorro com pele seca: qual produto devo escolher?

Assim como as pessoas, os cães também podem precisar da ajudinha de um shampoo hidratante para controlar o ressecamento da pele. Alguns shampoos contêm ingredientes como farinha de aveia ou óleo de jojoba, que tem um efeito calmante sob a derme. Quando o cachorro tem pele seca, o dono precisa redobrar o cuidado na hora de enxaguar o produto. Isso porque se algum restinho de sabão acabar passando despercebido, é bem possível que a descamação e a coceira do dog ganhem ainda mais intensidade.

Shampoo para dermatite canina: se o seu cachorro sofre com a doença de pele, invista em um produto próprio para a condição!

Alguns shampoos para cachorro possuem clorexidina em sua composição. A substância, quando usada em pequenas concentrações, pode ser uma boa aliada contra a dermatite atópica. O ingrediente diminui a oleosidade e evita a formação de excesso de pele. Shampoos que contêm extrato de camomila também são uma boa pedida, pois ajudam a suavizar a pele e a cicatrizar possíveis machucados, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias.

Shampoo antialérgico para cachorro: apostar em produtos hipoalergênicos pode ser o ideal para o seu dog

Tá aí uma coisa que você só vai conseguir descobrir na prática! Saber se o seu pet tem alergia a algum componente presente nos shampoos não é a coisa mais fácil do mundo. Muitas vezes, a única forma de perceber esse detalhe é com tentativas e erros. Ou seja, só testando para ter certeza!

Produtos à base de aveia são bastante recomendados para cachorros alérgicos. Também é legal evitar produtos que tenham cores e cheiros muito artificiais. Converse com o veterinário do seu bichinho e descubra qual é o shampoo mais indicado, levando em consideração todas as necessidades e especificidades do pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Shampoo de cachorro: fatores como idade e raça influenciam nessa escolha!
    Shampoo de cachorro: fatores como idade e raça influenciam nessa escolha!

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Shampoo para cachorro filhote: cãezinhos de até um ano de idade precisam de produtos específicos 

    A maioria dos veterinários concorda que é melhor aguardar um pouco para dar o primeiro banho no filhote. Se possível, espere um período de 45 dias a 12 semanas para apresentar a atividade ao cãozinho. Além desse cuidado, também é necessário escolher um shampoo adequado para a idade do animal. Isso vale até o aniversário de 1 ano de idade do pet, ok?!  

    Shampoos específicos para raças: isso existe? 

    Pode se dizer que sim. Afinal, fatores como cor e tamanho da pelagem podem influenciar na escolha do shampoo perfeito. Veja as diferenças: 

    • Pelagens escuras e claras: se a raça do seu cachorro possui a pelagem escura, opte por produtos que removam a oleosidade e mantenham o brilho dos pelos, evitando que a cor desbote. Por outro lado, se o pet é dono de uma pelagem clara, o ideal é usar shampoos que não deixam que os fios do cachorro se tornem amarelados com o tempo.  

    • Pelagens longas e curtas: para pelos compridos, é melhor escolher um shampoo que desembarace os fios. Os cachorrinhos de pelo curto, por sua vez, têm a necessidade de usar um produto que capriche na nutrição da pelagem, evitando quedas.  

    Shampoo para parasitas: dê adeus às pulgas e carrapatos! 

    Parasitas, como pulgas e carrapatos, são o terror de qualquer tutor. Se o seu cão estiver sofrendo com esse problema, aposte em um bom shampoo antiparasitário. O uso eventual do produto é muito útil para remover e até mesmo evitar a presença indesejada dos parasitas.  

    Shampoo caseiro para cachorro: é possível? 

    Sim, mas é preciso ter cuidado. Sempre consulte o seu veterinário antes de usar qualquer produto novo no seu cachorro, mesmo que sejam ingredientes caseiros. Lembre-se de evitar o álcool, assim como perfumes e derivados, na composição do shampoo. Você pode investir em substâncias como aveia, ótima para peles sensíveis, e alecrim, muito útil no combate a dermatite canina. Converse com um profissional para chegar à receita mais indicada para o seu bichinho!

    Redação: Dóris Marinho

    Coleira com identificação: quais informações colocar na plaquinha do seu cachorro?

    Próxima matéria

    Coleira com identificação: quais informações colocar na plaquinha do seu cachorro?

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção
    Alimentação

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção

    Comida de cachorro sempre envolve muitas dúvidas: quantidade, horários, quantas vezes ao dia, qual a melhor ração, etc. Mas você sabia que os cachorros precisam não só de um local como de uma altura específica para os potes de ração e água não causarem problemas na coluna ou na digestão? Outro ponto muito importante é não colocar a alimentação perto do tapete higiênico ou do jornal onde eles fazem as necessidades. Isso pode causar com que eles não se alimentem ou não aprendam o local de fazer xixi e cocô. Esses espaços devem ser bem delimitados e afastadoS. Os potes também devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada animal: além do tamanho, existem diferentes materiais. Veja abaixo:

    Pote para cachorro: como escolher o melhor comedouro para o seu cão?
    Alimentação

    Pote para cachorro: como escolher o melhor comedouro para o seu cão?

    O pote de comida para cachorro - também chamado de comedouro para cachorro - é um dos itens que não podem faltar na casa de quem tem um doguinho. Afinal, nada mais justo do que disponibilizar um cantinho para que o animal possa realizar suas refeições tranquilamente, não é mesmo? No entanto, a grande variedade de pote de ração para cachorro pode deixar muitos tutores confusos e sem saber qual modelo escolher.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ver Todas >

    Por que gato não pode usar coleira com guizo?
    Cuidados dos animais

    Por que gato não pode usar coleira com guizo?

    A coleira com guizo em gatos está longe de ser o presente ideal para o seu amigo felino. Apesar de parecer uma boa estratégia para localizar o animal dentro de casa, o sininho que costuma vir pendurado na coleira incomoda bastante os bichanos e pode deixá-los bem estressados. Isso não quer dizer que você deve abrir mão de uma coleira de identificação para o seu pet. O único cuidado deve ser em relação ao guizo na coleira no gato, que deve ser evitado. 

    Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?
    Cuidados dos animais

    Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?

    A caixa de areia para gatos é um objeto que não pode faltar em nenhuma casa com felinos. É lá que o bichano vai fazer as necessidades seguindo seu instinto natural, sem sujar a casa e com privacidade. Porém, é comum surgirem dúvidas acerca do uso do acessório. Afinal, qual a quantidade recomendada de caixa de areia para gatos dentro de casa? Apenas uma é suficiente ou o gato precisa de várias espalhadas? 

    Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet
    Cuidados dos animais

    Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet

    Os gatos domésticos são sinônimo de muito amor, companheirismo e diversão. Mas antes de abrir as portas para um bichinho de estimação, é importante fazer toda a adaptação da casa para recebê-lo do jeito certo. Os felinos normalmente têm um espírito bem aventureiro e gostam de explorar tudo ao seu redor. O problema é que às vezes isso inclui o mundo exterior e pode trazer à tona situações como “meu gato sumiu” ou “perdi meu gato”.

    Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!
    Cuidados dos animais

    Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!

    A coleira antipulgas é um acessório que faz toda a diferença na vida de quem tem um ou mais cães. Mas você sabia que existem produtos que, além de combater as pulgas, também ajudam a afastar outros problemas indesejados, como carrapatos e mosquitos? É aí que entra a coleira contra leishmaniose! Para quem não sabe, a leishmaniose canina é uma doença transmitida pelo mosquito-palha considerada muito perigosa e que pode debilitar bastante a saúde do animal.

    Ver Todas >