O Schnauzer é uma das raças de cachorro barbudo. O cão de personalidade forte tem três variações: Schnauzer Gigante, Schnauzer Standard e Schnauzer Miniatura. O Mini Schnauzer é a menor entre as três e tem ganhado muitos fãs justamente por conta do seu tamanho, ideal para viver em apartamento. O cachorro Schnauzer pequeno pode ser baixinho, mas tem um jeito destemido e uma inteligência enorme. O Patas da Casa te conta tudo sobre o Schnauzer Miniatura: preço, características físicas, personalidade, cuidados especiais e até mesmo curiosidades da raça. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Raio-X do Schnauzer Miniatura

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta e espessa
  • Cores: branco; preto; branco e cinza (sal e pimenta); preto e prata
  • Personalidade: alerta, obediente, destemido e espirituoso
  • Altura: 30 a 35 cm
  • Peso: 5 a 7 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

O Schnauzer Miniatura se originou pelo cruzamento da versão Standard com cães pequenos

A raça Schnauzer tem origem na Alemanha, no século XV. A menor versão, o Schnauzer Miniatura, surgiu a partir da mistura do Schnauzer Standard com algumas raças de cães pequenos, como o Affenpinscher, Poodle, Pinscher e cães do grupo Terrier. Inclusive, o mini Schnauzer foi, por muito tempo, chamado de “Pinscher de pelo duro”. O tamanho do Schnauzer pequeno não o impediu de ser um cão de guarda.

Além disso, essa característica fez dele um ótimo caçador de ratos e outros pequenos roedores. Sua barba era uma vantagem, já que diminuía o risco de arranhões causados pelas presas. A barba do Schnauzer é tão marcante que deu origem ao seu nome: Schnauzer, em alemão, significa “focinho barbudo”.

O Mini Schnauzer é um cachorro de porte pequeno

O Schnauzer Miniatura é uma mini raça, sendo uma versão menor do cão Standard. Ele normalmente tem entre 30 e 35 cm de altura. Quanto ao peso, a raça varia entre 4 e 8 kg. Assim, o Schnauzer mini é considerado um cão de pequeno porte. Por conta do seu tamanho, o Schnauzer pequeno tem se tornado a variação mais procurada da raça, já que é um dos melhores cachorros para apartamento e ambientes menores.

Outra característica típica desta raça é que esse é um cachorro que tem bigode - e isso, inclusive, é uma das suas particularidades físicas mais marcantes. Por isso, quem procura por uma raça de cachorro com barba com certeza já deve ter encontrado fotos do Schnauzer por aí. A raça de cachorro Schnauzer possui ainda um corpo robusto e orelhas triangulares.

Schnauzer Miniatura: branco, preto e mesclado são as principais cores da raça

O Schnauzer Miniatura branco e cinza é o tipo mais comum da raça. Porém, o cachorro Schnauzer possui três possíveis padrões de cores:

  • Schnauzer branco e cinza (sal e pimenta),
  • Schnauzer cinza e preto
  • Schnauzer preto
  • Schnauzer branco

O cachorro Schnauzer branco e o Schnauzer Miniatura preto tem uma coloração única e são mais difíceis de serem encontrados. Não existe Schnauzer marrom. O pelo do Miniature Schnauzer é áspero e curto ao longo do corpo. A exceção fica na cabeça, onde podemos ver os fios longos que formam a famosa barba com o bigode do cachorro envolvendo a boca. Além disso, a raça de cachorro de barbinha tem sobrancelhas grossas que chamam atenção. 

As diferentes versões da raça Schnauzer têm algumas diferenças entre si

Entre os Schnauzer mini, Schnauzer Gigante e Standard, a diferença fica basicamente no tamanho. O Schnauzer Standard é a versão mais antiga da raça e que deu origem às versões gigante e mini. Mas, de maneira geral, é possível comparar as raças de cachorro Schnauzer da seguinte forma:

  Altura Peso
Schnauzer Gigante 60 a 70 cm 35 a 47 kg
Schnauzer Standard 45 a 50 cm 14 a 20 kg
Schnauzer Miniatura 30 a 35 cm 4 a 8 kg

Como deu para perceber, o Schnauzer Gigante é o maior tipo. Ele possui o tamanho de um cachorro de porte grande e acredita-se que sua origem venha do cruzamento entre Schnauzer Standard com Dogue Alemão ou Boiadeiro de Flandres. Já o Schnauzer Miniatura é o menor de todos, enquanto a versão Standard é intermediária.

Quanto à personalidade, os três tipos de Schnauzer são parecidos. Porém, o Schnauzer Miniatura é um pouco mais carinhoso, enquanto o Schnauzer Gigante é mais tranquilo e com mais jeito de cão de guarda. Além disso, a versão de Schnauzer Mini é a que costuma ter o maior nível de energia.

 

O Schnauzer branco é um dos quatro padrões de cores possíveis da raçaO cachorro da raça Schnauzer é apegado com a família, mas pode estranhar quem não conheceO mini Schnauzer é a variação com mais nível de energiaCachorro com bigode: raça Schnauzer é a primeira a ser lembrada nesse assuntoPara socializar Schnauzer, cachorro precisa aprender a conviver com outros animais e pessoas desde cedoO Schnauzer Terrier, assim como outros cães do grupo Terrier, está sempre em alerta

 

O Miniature Schnauzer é conhecido por seu jeito destemido e também carinhoso

  • Convivência

Lembra do instinto que o Schnauzer caçador de ratos possuía? Ele está presente até hoje! Apesar do tamanho, o Schnauzer é um cachorro pequeno de pura coragem. Isso significa que esse cãozinho está sempre pronto para proteger a família. Mas, ao mesmo tempo, os cachorros Schnauzer Mini são muito dóceis. Eles se apegam facilmente à família, tendo uma ótima relação com crianças e adultos, além de serem ótimos cachorros para idosos.

A raça Schnauzer também gosta de outros cachorros, sejam eles pequenos ou grandes, já que seu jeitinho destemido não se deixa abalar pelo tamanho de um cão gigante. Por outro lado, o Schnauzer Miniatura não se dá muito bem com estranhos. Por conta do seu jeito protetor e sua personalidade típica de um cachorro mais dominante, ele tende a desconfiar da presença de visitas.

O Schnauzer Miniatura possui energia de sobra! Por isso, a prática de exercícios deve ser frequente para que ele possa liberar essa energia de uma maneira saudável. Você pode passear com o cachorro, fazer caminhadas, brincadeiras com bolinhas, corridas e atividades que estimulem o animal. O importante é sempre guardar um tempinho para isso, pois deixará o Schnauzer Mini mais calmo durante o dia. 

  • Socialização

Os cachorros Schnauzer Mini são muito sociáveis, mas somente com pessoas da família e pets conhecidos. Com estranhos, há uma certa resistência e eles costumam ser bem desconfiados. Mas não se preocupe: isso não significa que ele seja um cão agressivo ou temperamental, apenas leva mais tempo para se acostumar com novas pessoas. Para evitar que isso aconteça, é fundamental realizar a socialização do cachorro Schnauzer desde filhote para evitar problemas na fase adulta.

  • Adestramento

Uma das características mais marcantes da personalidade do Schnauzer Miniatura é a inteligência do cachorro. A raça Schnauzer está entre as 12 raças de cachorro mais inteligentes que existem! Por isso, o Mini Schnauzer tem uma facilidade enorme para aprender comandos, grande vantagem durante o adestramento. Porém, o cãozinho também é muito independente e teimoso. Apesar de aprender rapidamente, você precisará de um pouco de paciência, pois ele pode resistir no começo. 

4 curiosidades sobre o Mini Schnauzer

  1. O nome do cachorro da turma da Mônica mais popular é o Bidu, e ele é é um Schnauzer Miniatura! O Bidu foi inspirado no Mini Schnauzer que Maurício de Sousa, criador das histórias, tinha durante a infância.
  2. Os Schnauzer tem origem na Alemanha e foram levados para os Estados Unidos apenas em 1924. Isso faz da raça a única do grupo Terrier que não tem origens britânicas.
  3. O Miniature Schnauzer costuma latir ao perceber alguma situação que possa significar perigo para o tutor ou quando estão muito eufóricos durante brincadeiras.
  4. Antigamente, o cachorro Schnauzer costumava sofrer com a caudectomia e conchectomia, tendo sua cauda e as orelhas cortadas, principalmente por questões estéticas. Hoje, a prática é proibida no Brasil e reconhecida como uma ação de maus-tratos.

Filhote de Schnauzer: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

A chegada de um Mini Schnauzer filhote com certeza vai animar sua casa! O cãozinho é dócil e carinhoso e se apega rapidamente à família. O filhote de Schnauzer costuma ter um crescimento bastante acelerado, o que é comum em cães de pequeno porte. Normalmente, o crescimento começa por volta dos seis meses e se estende até 1 ano de idade.

Como o Schnauzer é uma raça de personalidade forte, é importante educar o cachorro e impor limites. A melhor fase para isso é no Schnauzer filhote, pois quanto mais cedo for feito, maior a chance de evitar um cãozinho desobediente no futuro. Já a socialização de filhotes de Schnauzer só deve acontecer depois da vacinação e vermifugação.

 

O cachorro Schnauzer é destemido e protetor, mas ao mesmo tempo é dócil e brincalhãoComo esse é um cachorro que tem bigode, a tosa é recomendadaO Schnauzer miniatura branco encanta a todos com a sua pelagem e jeitinhoAdulto ou filhote, Schnauzer precisa de vários cuidados ao longo da vidaO Schnauzer Miniatura tem mais propensão para problemas urinários e renaisPassear com cachorro Schnauzer é super necessário, independentemente do seu tamanho

 

A raça Schnauzer Mini precisa de alguns cuidados no dia a dia

  • Banho: a raça é bem limpinha, mas é importante dar banho no cachorro uma vez por mês. Lembre-se de secá-lo bem, para evitar o aparecimento de fungos nos pelos úmidos. 
  • Escovação: os pelos do Schnauzer Mini podem sofrer com nós e embaraços, principalmente na região da barba, onde são mais longos e em maior quantidade. Para evitar que isso aconteça, é importante escová-los com frequência.
  • Tosa: os pelos da sobrancelha e barba do Schnauzer precisam de tosa específica da raça para evitar que atrapalhe o animal.
  • Unhas: as unhas do Schnauzer Miniatura devem estar sempre aparadas. Por ser um cãozinho muito agitado, o cachorro Schnauzer Miniatura está sempre brincando e correndo. As unhas aparadas evitam arranhões feitos sem querer durante as atividades.
  • Dentes: o cuidado com os dentes do Schnauzer Mini é essencial para evitar o aparecimento de doenças dentárias. O ideal é escovar os dentes diariamente para prevenir o tártaro em cachorro.
  • Orelhas: é importante fazer uma verificação semanal dos ouvidos do pet. Além disso, use produtos adequados para limpar a orelha do cachorro australiano, como removedor de cera pet. 

O cachorro Schnauzer Miniatura é saudável, mas tem predisposição a problemas renais

No geral, o Schnauzer Miniatura é um animal saudável e, com os cuidados do dia a dia, não costuma ficar doente com frequência. Porém, é importante ficar atento a alguns problemas de saúde que a raça tem maior predisposição a desenvolver.

O Schnauzer Miniatura pode sofrer com doença renal em cães e algumas complicações no trato urinário. Além disso, o hipotireoidismo é outra doença que o Mini Schnauzer tem mais facilidade de desenvolver. Portanto, um acompanhamento veterinário é essencial para ficar atento à saúde do animal desde cedo. 

Schnauzer Miniatura: preço é o mais elevado dentre as versões da raça

Se você ficou com vontade de comprar um cachorro Schnauzer , o preço varia entre os tamanhos da raça e fica entre R$700 e R$5.000. Geralmente, os valores mais elevados são os do Schnauzer Miniatura, que custam a partir de R$ 2.000. Tudo vai depender do canil escolhido e das características do Schnauzer.

Venda de cachorro requer muita atenção na hora da compra, então avalie bem os valores e pense nos gastos que terá ao longo da vida. Para comprar um Schnauzer Miniatura, o preço não é a única coisa a ser levada em conta. Faça questão de procurar um canil de cachorro de confiança, que ofereça qualidade de vida aos animais. Na hora de ter um cachorro Schnauzer, valor também está nos cuidados que o animal recebe.

Perguntas e respostas sobre o Schnauzer Miniatura

Qual o valor de um Schnauzer Miniatura?

Para ter um cachorro Schnauzer, preço pode chegar até R$ 5.000. Geralmente, o valor dos filhotes de cachorros miniaturas partem de R$ 2.000, e variam de acordo com as características físicas e genéticas do animal. Uma Schnauzer fêmea tende a ser mais cara do que um macho.

Como é ter um Schnauzer?

Os cães Schnauzer são super amáveis e amam a companhia humana. É um cão sensível, brincalhão e que é bem inteligente e independente. Por isso, pode ser um pouco teimoso às vezes - mas é totalmente possível trabalhar o lado mais obediente do pet. O adestramento é muito bem-vindo.

Qual a expectativa de vida de um Schnauzer Miniatura?

A expectativa de vida do Schnauzer Miniatura é de 12 a 15 anos. É importante fazer um check-up anual da saúde do cãozinho para evitar qualquer problema.

Publicado em: 15/12/2021

Atualizado em: 04/03/2024