close
Raças

Schnauzer miniatura: saiba tudo sobre a menor versão da raça de cachorro

Atualizado · 15 de dezembro de 2021 · 18h46

Publicado · 15/12/2021 · 18h43

O Schnauzer Miniatura tem porte pequeno e é famoso por sua barba característica
O Schnauzer Miniatura tem porte pequeno e é famoso por sua barba característica

O Schnauzer é um cachorro que chama atenção de qualquer um com sua barba charmosa. O cão de personalidade forte tem três variações: Schnauzer Gigante, Schnauzer Standard e Schnauzer Miniatura. O Mini Schnauzer é a menor entre as três e tem ganhado muitos fãs justamente por conta do seu tamanho, ideal para viver em apartamento. O cachorro Schnauzer pequeno pode ser baixinho, mas tem um jeito destemido e uma inteligência enorme. O Patas da Casa te conta tudo sobre o Schnauzer Miniatura: preço, características físicas, personalidade, cuidados especiais e até mesmo curiosidades da raça. Confira!

O Schnauzer Miniatura se originou pelo cruzamento da versão Standard com cães pequenos

A raça Schnauzer tem origem na Alemanha, no século XV. A menor versão, o Schnauzer Miniatura, surgiu a partir da mistura do Schnauzer Standard com algumas raças de cães pequenos, como o Affenpinscher, Poodle e Pinscher. Inclusive, o mini Schnauzer foi, por muito tempo, chamado de “Pinscher de pelo duro”. O tamanho do Schnauzer pequeno não o impediu de ser um cão de guarda. Além disso, essa característica fez dele um ótimo caçador de ratos e outros pequenos roedores. Sua barba era uma vantagem, já que diminuía o risco de arranhões causados pelas presas. A barba do Schnauzer é tão marcante que deu origem ao seu nome: Schnauzer, em alemão, significa “focinho barbudo”.

O Mini Schnauzer é um cachorro de porte pequeno

O Schnauzer Miniatura é a menor versão da raça Schnauzer. Ele normalmente tem entre 30 e 35 cm de altura. Quanto ao peso, a raça varia entre 5 e 7 Kg. Assim, o Schnauzer mini é considerado um cão de pequeno porte. Por conta do seu tamanho, o Schnauzer pequeno tem se tornado a variação mais procurada da raça, já que é perfeita para viver em apartamentos ou ambientes menores.

Schnauzer Miniatura: branco, preto e mesclado são as principais cores da raça

O Schnauzer Miniatura branco e cinza é o tipo mais comum da raça. Porém, o cachorro Schnauzer possui três possíveis padrões de cores: Schnauzer branco e cinza (sal e pimenta), preto e prata, totalmente preto ou totalmente branco. O Schnauzer branco e o Schnauzer preto tem uma coloração única e são mais difíceis de serem encontrados. O pelo do Miniature Schnauzer é áspero e curto ao longo do corpo. A exceção fica na cabeça, onde podemos ver os fios longos que formam a famosa barba com o bigode do cachorro envolvendo a boca. Suas sobrancelhas grossas também chamam atenção. A raça Schnauzer possui ainda um corpo robusto e orelhas triangulares.

As diferentes versões da raça Schnauzer têm algumas diferenças entre si

Entre os Schnauzer mini, Schnauzer Gigante e Standard, a diferença fica basicamente no tamanho. O Schnauzer Standard é a versão mais antiga da raça e que deu origem às versões gigante e mini. Ele mede entre 45 e 50 cm e pesa entre 14 e 20 Kg. O Schnauzer Gigante é o maior tipo. Ele possui o tamanho de um cachorro de porte grande e acredita-se que sua origem venha do cruzamento entre Schnauzer Standard com Dogue Alemão ou Boiadeiro de Flandres. O Schnauzer Gigante mede entre 60 e 70 cm e pode pesar de 35 a 47 Kg. Imagina um Schnauzer Miniatura, com seus 35 cm ao lado de um Schnauzer Gigante? A diferença é, literalmente, enorme!

Quanto à personalidade, os três tipos de Schnauzer são parecidos. Porém, o Schnauzer Miniatura é um pouco mais carinhoso, enquanto o Schnauzer Gigante é mais tranquilo e com mais jeito de cão de guarda. Além disso, a versão de Schnauzer Mini é a que costuma ter o maior nível de energia.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    O Schnauzer branco é um dos quatro padrões de cores possíveis da raça
    O Schnauzer branco é um dos quatro padrões de cores possíveis da raça

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    O Miniature Schnauzer é conhecido por seu jeito destemido e também carinhoso

    Lembra do instinto que o Schnauzer caçador de ratos possuía? Ele está presente até hoje! O tamanho do Schnauzer pequeno não diminui sua coragem. Isso significa que esse cãozinho está sempre pronto para proteger a família. Mas, ao mesmo tempo, os cachorros Schnauzer Mini são muito dóceis. Eles se apegam facilmente à família, tendo uma ótima relação com crianças e adultos, além de ser uma das melhores raças para idosos.

    O Schnauzer Mini também gosta de outros cachorros, sejam eles pequenos ou grandes, já que seu jeitinho destemido não se deixa abalar pelo tamanho de um cão gigante. Por outro lado, o Schnauzer Miniatura não se dá muito bem com estranhos. Por conta do seu jeito protetor e sua personalidade dominante, tende a desconfiar da presença de visitas. O Schnauzer Mini é muito brincalhão e ama uma boa diversão com o tutor, então não deixe de gastar toda sua energia com muitos passeios e brincadeiras. 

    O Schnauzer Miniatura é um dos cachorros mais inteligentes que existe

    Uma das características mais marcantes da personalidade do Schnauzer Miniatura é a inteligência do cachorro. A raça Schnauzer está entre as 12 raças de cachorro mais inteligentes que existem! Por isso, o Mini Schnauzer tem uma facilidade enorme para aprender comandos, grande vantagem durante o adestramento. Porém, o cãozinho também é muito independente e teimoso. Apesar de aprender rapidamente, você precisará de um pouco de paciência, pois ele pode resistir no começo. Os cachorros Schnauzer Mini são muito sociáveis, mas com pessoas da família e pets conhecidos. Com estranhos, há uma certa resistência. Por isso, é fundamental realizar a socialização do cachorro Schnauzer desde filhote para evitar problemas na fase adulta. 

    Curiosidades sobre o Mini Schnauzer: a raça é cheia de surpresas

    • Sabe o Bidu, famoso cachorro azul da Turma da Mônica? Ele é um Schnauzer Miniatura! O Bidu foi inspirado no Mini Schnauzer que Maurício de Sousa, criador das histórias, tinha durante a infância.

    • Os Schnauzer tem origem na Alemanha e foram levados para os Estados Unidos apenas em 1924. Isso faz da raça a única do grupo Terrier que não tem origens britânicas.

    • O Miniature Schnauzer costuma latir ao perceber alguma situação que possa significar perigo para o tutor ou quando estão muito eufóricos durante brincadeiras.

    • Antigamente, o cachorro Schnauzer costumava sofrer com a caudectomia e conchectomia, tendo sua cauda e as orelhas cortadas, principalmente por questões estéticas. Hoje, a prática é proibida no Brasil e reconhecida como uma ação de maus-tratos.

    O filhote de cachorro Schnauzer deve ser socializado desde cedo

    A chegada de um Mini Schnauzer filhote com certeza vai animar sua casa! O cãozinho é dócil e carinhoso e se apega rapidamente à família. O Mini Schnauzer costuma ter um crescimento bastante acelerado, o que é comum em cães de pequeno porte. Normalmente, o crescimento começa por volta dos seis meses e se estende até 1 ano de idade. Como o Schnauzer é uma raça de personalidade forte, é importante educar o cachorro e impor limites. A melhor fase para isso é no Schnauzer filhote, pois quanto mais cedo for feito, maior a chance de evitar um cãozinho desobediente no futuro.

    O cachorro Schnauzer é destemido e protetor, mas ao mesmo tempo é dócil e brincalhão
    O cachorro Schnauzer é destemido e protetor, mas ao mesmo tempo é dócil e brincalhão

    A raça Schnauzer Mini precisa de alguns cuidados no dia a dia

    Pelagem: os pelos do Schnauzer Mini podem sofrer com nós e embaraços, principalmente na região da barba, onde são mais longos e em maior quantidade. Para evitar que isso aconteça, é importante escová-los com frequência. Os pelos da sobrancelha e barba do Schnauzer precisam de tosa para evitar que atrapalhe o animal. A dupla camada de pelos do Schnauzer Miniatura ajuda a impedir o acúmulo de sujeiras. Por isso, a raça é bem limpinha, mas é importante dar banho no cachorro uma vez por mês. Lembre-se de secá-lo bem, para evitar o aparecimento de fungos nos pelos úmidos. 

    Dentes e unhas: o cuidado com os dentes do Schnauzer Mini é essencial para evitar o aparecimento de doenças dentárias. O ideal é escovar os dentes diariamente para prevenir o tártaro. As unhas do Schnauzer Miniatura também devem estar sempre aparadas. Por ser um cãozinho muito agitado, o cachorro Schnauzer Miniatura está sempre brincando e correndo. As unhas aparadas evitam arranhões feitos sem querer durante as atividades.

    Exercícios físicos: o Schnauzer Miniatura possui energia de sobra! Por isso, a prática de exercícios deve ser frequente para que ele possa liberar essa energia de uma maneira saudável. Você pode passear com o cachorro, fazer caminhadas, brincadeiras com bolinhas, corridas e atividades que estimulem o animal. O importante é sempre guardar um tempinho para isso, pois deixará o Schnauzer Mini mais calmo durante o dia. 

    Alimentação: seja para um Schnauzer Gigante, Standard ou Mini, a alimentação balanceada é fundamental para que o animal se mantenha sempre saudável. É importante dar a ração adequada à sua faixa etária, pois isso garante que o cão receba os nutrientes essenciais para cada fase da vida. Ofereça sempre na quantidade ideal, sem exagerar nos petiscos e rações. 

    O cachorro Schnauzer Miniatura é saudável, mas tem predisposição a problemas renais

    No geral, o Schnauzer Miniatura é um animal saudável e, com os cuidados do dia a dia, não costuma ficar doente com frequência. Porém, é importante ficar atento a alguns problemas de saúde que a raça tem maior predisposição a desenvolver. O Schnauzer Miniatura pode sofrer com doenças renais caninas e algumas complicações no trato urinário. Além disso, o hipotireoidismo é outra doença que o Mini Schnauzer tem mais facilidade de desenvolver. Portanto, um acompanhamento veterinário é essencial para ficar atento à saúde do animal desde cedo. A expectativa de vida do Miniature Schnauzer é de 12 a 16 anos.   

    Schnauzer Miniatura: preço é o mais elevado dentre as versões da raça

    Se você ficou com vontade de comprar um Schnauzer Miniatura, o preço é o mais elevado entre as versões da raça. Os cãezinhos podem ter, no entanto, valores bastante variados, principalmente em relação à pureza da linhagem do animal. No geral, para comprar um cachorro raça Schnauzer, o preço fica entre R$700 e R$5.000. Geralmente, os valores mais elevados são os do Schnauzer Miniatura. Venda de cachorro requer muita atenção na hora da compra, então avalie bem os valores e pense nos gastos que terá ao longo da vida. Para comprar um Schnauzer Miniatura, o preço não é a única coisa a ser levada em conta. Faça questão de procurar um canil de confiança, que ofereça qualidade de vida aos animais. 

    Raio-X do Schnauzer Miniatura: saiba tudo sobre a raça!

    • Pelagem: Curto e espesso
    • Cores: Schnauzer branco; preto; branco e cinza (sal e pimenta); preto e prata.
    • Média de altura: 30 a 35 cm
    • Média de peso: 5 a 7 Kg
    • Expectativa de vida: 12 a 16 anos

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >