O Schnauzer miniatura é uma variação da raça com um tamanho compacto, mas que não perde em nada sua personalidade. O cachorro pequeno de cabeça quadrada e focinho com tantos pelos que parece até um grande bigode é uma raça extremamente brincalhona e sociável - perfeita para quem quer uma boa companhia em ambientes menores. Mas você sabia que apesar de tão pequeno, esse cachorro era um caçador antigamente? O Patas de Casa te conta essa e mais algumas curiosidades sobre o Mini Schnauzer para quem quer conhecer um pouco mais sobre a raça.

1. O Schnauzer miniatura surgiu do cruzamento entre o Standard e raças menores

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A raça Schnauzer possui três variações: Schnauzer miniatura, Standard e Gigante. O Schnauzer miniatura surgiu a partir do cruzamento entre o Schnauzer Standard e a raça Affenpinscher. Porém, acredita-se que algumas raças menores, como Poodle e Pinscher, também foram usadas no cruzamento até chegar no Schnauzer pequeno. O cãozinho surgiu na Alemanha em 1800 e foi levado para os Estados Unidos em 1924. Após a segunda guerra mundial, o cachorro Schnauzer mini se tornou muito amado no país, sendo a terceira raça mais popular nos EUA no início do século XX.

2. O cachorro Schnauzer Mini ganhou oficialmente esse nome após uma competição

O nome de origem alemã “Schnauzer” significa “focinho barbudo”. Não existe nome mais apropriado para esse cachorro com pelos tão característicos. Mas a origem do nome tem uma história engraçada. Até o final dos anos 1800, o Mini Schnauzer era conhecido como “Pinscher de pelo duro”. Recebia esse nome por ser muito comparado com a raça e ter pelos ásperos. Porém, em 1987 houve uma competição de cachorro na Alemanha e um cão da raça foi o vencedor. Seu nome era Schnauzer! Depois disso, esse passou a ser o nome oficial da raça.

3. Tamanho não é documento: o Mini Schnauzer era cão de guarda e caçador

O Schnauzer miniatura costuma ter entre 30 e 35 centímetros de altura. Mas você sabia que eles eram caçadores? Antigamente, o Mini Schnauzer era um cão de guarda para os camponeses e sua principal função era caçar pequenos roedores. Uma vantagem é exatamente seu focinho peludo, que evita machucados que a presa pudesse tentar fazer. Até hoje, o instinto caçador existe nos cachorro schnauzer mini. Mesmo sendo dócil e brincalhão, tem um temperamento defensivo, principalmente quando precisa proteger alguém da família.

4. Schnauzer Miniatura branco, preto ou mesclado: raça pode ter vários tons de pelagem

Existem quatro cores possíveis de pelagem para o Schnauzer miniatura. Enquanto o Schnauzer miniatura branco e o Schnauzer miniatura preto possuem toda a pelagem de uma única cor, aqueles que são preto e prata ou sal e pimenta apresentam tons mesclados. No preto e prata, a mescla se dá por tons de preto com pelos brancos nas patas, barba e próximo aos olhos. Já a coloração sal e pimenta mistura tons de cinza, dos mais escuros aos mais prateados.


O mini Schnauzer é um cachorro super inteligente e sociável
O mini Schnauzer é um cachorro super inteligente e sociável

5. O Schnauzer miniatura é muito sociável com pessoas e outros pets

O cão Schnauzer pequeno é extremamente carinhoso e dócil. Ele também é muito brincalhão e gosta sempre de estar ao ar livre. Por outro lado, também é uma ótima raça de cachorro para apartamento, pois é muito apegado à família. O Schnauzer miniatura é sociável com humanos e com cachorros também. Como é um cãozinho destemido, se dá bem até com os cães maiores. Por isso, se você quer ter um Miniature Schnauzer, saiba que tem que levá-lo sempre para brincar ao ar livre. Ele simplesmente vai amar!

6. A grande inteligência do Schnauzer pequeno é uma vantagem no adestramento

O Schnauzer Miniatura é um dos cães mais inteligentes que existem. Ele está entre as 12 raças mais inteligentes de cachorro, de acordo com o ranking publicado no livro “A Inteligência dos Cães”. O mini Schnauzer é super inteligente e tem ótima capacidade de aprender. Ou seja, o tutor vai ter sucesso no processo de adestramento. Mas o cachorro Schnauzer mini também é bem independente e teimoso. Então, apesar de aprender fácil, o tutor precisa de paciência, principalmente no começo do treinamento, quando o cão pode resistir mais. O ideal é que o adestramento seja feito quando o cachorro ainda for filhote para aprender a obedecer desde cedo. 

7 . O Schnauzer Miniatura inspirou um dos personagens mais famosos da literatura infantil

Você sabia que um dos cachorros mais populares da literatura brasileira é um Schnauzer miniatura? Essa é a raça do Bidu, o cãozinho mais famoso das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e de toda a literatura infantil do país. Ele foi inspirado no Schnauzer miniatura que o autor Maurício de Sousa tinha quando era criança. Por isso o Bidu possui aquela barbinha característica, fazendo referência às barbas dos Schnauzers. Só não pense que vai achar um Mini Schnauzer azul por aí!

8. Quanto custa um Schnauzer Miniatura? Preço pode variar bastante

Se você ficou com vontade de ter um cachorro Schnauzer mini, saiba que os valores mudam, principalmente se levar em conta a pureza da linhagem. O preço da raça pode variar entre os R$700 e R$5000. Para um Schnauzer miniatura, preço costuma ser dos mais caros, então saiba que você provavelmente vai gastar mais. 

Redação: Maria Luísa Pimenta