Por mais que não seja a atividade mais agradável do mundo, é na hora de analisar os xixis, vômitos e cocôs de cachorro que a gente descobre que alguma coisa não está indo tão bem. Um cachorro vomitando sangue, por exemplo, pode estar com uma série de viroses e doenças — o mesmo acontece quando o sangue sai nas fezes do cachorro. Essa é, inclusive, uma das principais ações da giárdia em cães: o verme age no sistema digestivo do animal e causa a giardíase, doença que pode ser transmitida para os humanos e é comum em cachorros que frequentam canis, parques e outros lugares em que têm contato com outros animais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para tirar mais dúvidas sobre a giárdia e os sintomas causados por ela, o Patas da Casa conversou com Lucas Zagatto, médico veterinário com pós-graduação em andamento de cardiologia pela Unyleya. Dá uma olhada aqui embaixo no que ele contou pra gente!

Patas da Casa: O que o sangue nas fezes do cachorro pode significar?

Lucas Zagatto: Significa que o animal pode ter desenvolvido a doença [giárdia em cães] e pode passar a manifestar sintomas que variam de moderados a severos. Normalmente, as fezes de cães e gatos parasitados por giárdia canina são amareladas ou acinzentadas, fétidas, com presença ou não de sangue, de consistência variando de pastosa a líquida e também com presença de muco. Existem alguns exames como teste de ELISA, método de Faust e até mesmo um hemograma que podem nos ajudar a identificar o animal com uma infestação parasitária.

PC: Como um cachorro pode contrair a giardíase? Como evitar que ela seja transmitida para os humanos?

LZ: Giardíase é uma das principais doenças intestinais, causada pelo protozoário Giardia spp, que acomete animais domésticos. A principal espécie que acomete os animais domésticos é a Giardia Duodenalis (sinônimo de G. intestinalis e G. lamblia). Sua transmissão acontece pela rota fecal-oral, através da ingestão de cistos eliminados pelas fezes de outros cães portadores. Podemos evitar que a giardíase seja transmitida para humanos higienizando as hortaliças adequadamente e analisando águas que são usadas para irrigação desses alimentos, para não se contaminarem com cistos infectantes.

PC: Quais são os sintomas da giárdia em cães?

LZ: Cães infectados podem apresentar diarreia cinco dias após a exposição ao protozoário. Entretanto, os cistos são eliminados nas fezes somente de uma a duas semanas depois. A infecção da giárdia em gatos é mais anterior, sendo o duodeno e jejuno mais acometidos, levando à diarreia persistente resultante da má absorção. As fezes dos gatos apresentam-se com bastante muco, pálidas e com odor forte.

Dentre os principais sintomas da giárdia em cães, podemos destacar:

  • Diarréia amarelada;
  • Possibilidade de sangue nas fezes;
  • Gordura mal digerida nas fezes;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Desidratação;
  • Falta de apetite;
  • Apatia.

 

Observe se há vestígios de sangue nas fezes do seu cachorro

Observe se há vestígios de sangue nas fezes do seu cachorro

 

 

PC: A giardíase pode ser prevenida com a vacinação?

 

LZ: Após a exposição natural à Giardia lamblia, alguns cães vacinados podem eliminar cistos. Portanto, deve-se adotar medidas de higiene e práticas de sanidade adequadas. Apenas animais saudáveis devem ser vacinados. Caso o animal esteja incubando a doença no momento da vacinação, a eficácia da vacina pode ser prejudicada. A resposta adequada à vacinação está diretamente ligada à competência imunológica de cada animal. 

prevenção da giardíase é essencial para manter a saúde dos animais e das pessoas que convivem junto a eles. A principal forma de prevenir é através da higienização adequada, tanto do ambiente, quanto dos animais infectados, uma vez que os cistos permanecem viáveis no ambiente e na pelagem dos animais por semanas. Dessa forma, é indicado o uso de desinfetantes nas instalações, realizar banhos com sabão neutro e limpeza da região perineal com solução diluída de hipoclorito de sódio, lavar as mãos com frequência (especialmente após contato com o animal ou após realizar a limpeza das instalações), lavar as vasilhas de comida e água rotineiramente, oferecer água filtrada, realizar a vermifugação conforme orientação do médico veterinário e manter os animais longe de possíveis fontes de infecção.

PC: A giardíase tem cura? Como funciona o tratamento?

LZ: Sim, a giardíase tem cura. O objetivo do tratamento da giardíase em cães é a eliminação dos sinais clínicos, da infecção e interromper a eliminação de cistos. Existem várias drogas eficazes em combater o agente.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta