A caixa de areia para gatos exige vários cuidados, principalmente quando o assunto é comprar o material que vai virar o ‘banheirinho’ do pet. Além de escolher um modelo adequado de caixinha, é importante ter uma atenção especial com o substrato também. Ou seja, você tem que escolher a melhor areia para gato!
Mas o que observar nessas horas? Quais critérios levar em consideração antes de comprar uma boa areia? Será que é melhor uma areia fina para gatos, ou uma mais grossa? Veja a seguir algumas dicas para você não errar nessa escolha!
A areia para gato fina é sempre a melhor opção
Muitos tutores têm dúvidas sobre o que é melhor: a areia para gato fina ou grossa. Afinal, elas são bem distintas e fazem muita diferença na rotina do animal. Então, se esse é o seu caso, saiba que a primeira opção é, de longe, a melhor escolha.
Como as almofadinhas da pata de gato são bastante sensíveis, os granulados mais fininhos da areia de argila ou biodegradável são muito mais confortáveis para eles pisarem na hora de fazer xixi e cocô. Além disso, a areia fina para gatos é a que mais se aproxima da areia natural na textura e no aspecto geral, então os bichanos se adaptam melhor a ela.
Por outro lado, uma areia para gato mais grossa, como o granulado de madeira ou até mesmo a areia sílica para gatos tradicional, tende a incomodar e até machucar as almofadinhas do pet. Se for optar pela sílica, prefira sempre aquela de cristais mais finos.
A melhor areia para gatos forma torrões sólidos
Quando o gato faz as necessidades dele, é importante que a areia forme um torrão bem firme e sólido. Isso vai facilitar — e muito — o processo de limpar a caixa de areia para gatos, já que o torrão não vai se desfazer e você ainda vai conseguir distinguir a areia que deve ser descartada da que ainda pode ser reaproveitada.
Uma boa areia para gatos não costuma deixar cheiro e não tem perfume
Vários tipos de areia de gato prometem não deixar mau cheiro, mas nem sempre cumprem isso. Mas você sabia que esse é um critério importante para comprar um bom substrato? O olfato felino é bem sensível, então aquelas areias que retêm odor acabam sendo melhores para preencher a caixa de areia para gatos.
Um exemplo que neutraliza bem os odores é a areia de mandioca. Ela é fininha e não deixa cheiro, mas também não tem perfume. Inclusive, outra dica importante é sempre evitar areias perfumadas, pois os gatinhos detestam! O motivo? O poderoso olfato do pet!
A cor da areia para gato deve ser, de preferência, clarinha
Um dos principais pré-requisitos para escolher a melhor areia para gato é a cor do material. Quanto mais clarinha for a areia, melhor. Afinal, o tutor precisa ver a cor do xixi de gato, e isso só é possível com granulados que não são escuros.
A urina de um gato saudável deve ser cristalina, com um tom de amarelo-palha até amarelo-ouro. Se perceber que o xixi está com uma coloração diferente dessa, com presença de sangue ou espumosa, é necessário investigar o motivo por trás disso.
Caixa de areia para gatos não deve levantar poeira
Se você procura uma boa areia para gatos, prefira sempre opções que não levantam muita poeira, seja na hora de colocar a areia na caixinha ou na hora de o pet usá-la. O risco de levantar poeira pode acabar prejudicando a saúde do pet a longo prazo, já que a inalação do pó pode provocar problemas respiratórios, como asma ou bronquite em gatos.
Descarte sustentável é outra característica da melhor areia para gato
Além de todos os pontos levantados acima, outro critério que também pode ser levado em consideração na decisão de compra de uma boa areia é a hora do descarte. Um descarte ecológico é ótimo para não prejudicar o meio ambiente, e ainda oferece praticidade de limpeza, já que você pode jogar a areia no vaso sanitário depois de usada.
Existem muitos tipos de areia biodegradável para gatos. As preferidas dos tutores geralmente são a areia de mandioca e a areia de milho — você pode avaliar os prós e contras de cada uma e ver qual atende melhor às suas necessidades.