A caixa de areia para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais importantes de quem é gateiro. Todo mundo sabe que os bichanos são super higiênicos e eles, por instinto, recorrem às caixinhas para fazer suas necessidades fisiológicas. Por outro lado, o grande desafio dos tutores é saber como tirar cheiro de xixi de gato de casa e evitar que esse odor vire um problema. Quer saber como limpar a caixa de areia de gato e evitar o mau cheiro? Dá só uma olhada nessas dicas!
1) Verificar se a areia para gato é adequada e capaz de neutralizar odores
A escolha do substrato da caixa de areia é tão importante quanto a caixinha em si. Existem diversos tipos de areia, e o tutor deve levar em consideração alguns fatores para tomar a melhor decisão. A areia sílica para gatos costuma ser uma das melhores opções. Além da alta durabilidade, esse tipo de areia absorve o xixi internamente e neutraliza maus odores. É um pouco cara, mas vale o custo-benefício (só é preciso ter cuidado para o pet não ingerir os grãos, que são potencialmente tóxicos).
Outros tipos de areia de gato também costumam fazer sucesso, como os granulados de argila, de areia e biodegradáveis. O ideal nesses casos é apostar em grãos finos, que além de reduzir o mau cheiro, também são mais confortáveis para a patinha de gato.
2) Retirar os resíduos da caixa de areia todos os dias
Para usar corretamente a caixa de areia, gato precisa que o tutor remova os excrementos do acessório diariamente. Afinal, ninguém merece ter que fazer as necessidades em um banheiro sujo, né?! Por esse motivo, o recomendado é tirar um tempinho no início ou no fim do dia para retirar os dejetos da caixinha de areia do seu pet. Você pode fazer isso com o auxílio de uma pá e saco plástico.
3) Limpar a caixa de areia para gatos pelo menos uma vez por semana
Não pense que a limpeza da caixa de areia é só fazer a retirada do xixi e cocô de gato, hein! Na verdade, esse é um acessório que precisa de uma limpeza frequente. É por isso que o recomendado é limpar a caixa de areia para gatos com água e sabão pelo menos uma vez por semana. Nesse momento, você deve retirar toda a areia de dentro da caixa — mesmo que você pense em reutilizá-la depois —, higienizar o acessório muito bem e depois secar.
4) Trocar completamente a areia de gato de tempos em tempos
Várias opções de areias costumam ser reutilizáveis por um intervalo de tempo, como é o caso da areia sílica. Mas mesmo que seja possível reutilizar o material, é importante saber a hora certa de trocar completamente esse substrato da caixinha. Ficar muito tempo reutilizando a mesma areia pode acabar provocando o mau cheiro, então é melhor evitar e estipular os melhores dias para realizar trocas periódicas do material.
5) Colocar a caixa de areia de gato em ambientes arejados
O mau cheiro da caixa de areia para gatos também pode surgir se a caixinha for colocada em um local muito abafado e fechado. Por isso, o ideal é colocar o “banheiro de gato” em um ambiente que seja arejado e ventilado. Se possível, mantenha uma pequena fresta da janela aberta onde a caixinha fica. Manter o ar circulando é uma das melhores dicas para não sofrer com o cheiro de xixi de gato exalando pela casa.