Gato

Granulado de madeira para gatos: entenda porque alguns veterinários não indicam esse material para a caixa de areia

Publicado - 01 Fevereiro 2024 - 13h12

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O granulado de madeira para gatos virou um grande queridinho dos tutores para preencher a caixa de areia dos bichanos. Mas será que essa é realmente uma boa opção de material para atender às necessidades do seu amigo? A verdade é que, por mais que tenha alguns benefícios, como o rendimento e baixo custo, alguns veterinários não recomendam o uso do granulado de madeira. Gatos normalmente se adaptam melhor com outros tipos de grãos.

Mas qual é o problema de usar “areia” de madeira para gatos? Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a médica veterinária Estela Pazos, que é especialista em felinos. Veja o que ela nos contou!

Pode usar granulado de madeira para gatos?

“O granulado de madeira não é um substrato adequado para os gatos e por isso é contraindicado pelos veterinários de felinos”, alerta a médica veterinária Estela. Existem, inclusive, estudos e trabalhos científicos publicados que alertam sobre o uso do granulado de madeira, conforme ela destaca.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No entanto, muitos tutores de gatos hoje em dia são adeptos desse tipo de granulado e não sabem que, na verdade, ele não é tão indicado. Isso acontece devido ao custo mais baixo do produto, além do rendimento. Para quem tem mais de um gato em casa, esse é um fator que acaba influenciando na escolha.

Quanto tempo dura granulado de madeira para gato?

A durabilidade é um dos pontos positivos do produto, já que o granulado de madeira para gatos rende mais que outros tipos de areia. No geral, esse tipo de granulado dura até 30 dias na caixinha. Depois desse período, a recomendação é descartar todo o material e colocar um material novo.

Por que o granulado de madeira para gato não é a melhor opção?

Inicialmente, o granulado de madeira foi desenvolvido para servir como cama de coelhos e outros roedores. Ou seja, nunca foi uma opção pensada e voltada para os felinos. Por isso,  o granulado madeira para gatos está longe de ser uma opção realmente adequada para os bichanos e tem várias contraindicações. 

“O material não tem boa aceitação pelos gatos (muitos usam apenas por não ter outra opção), o odor forte da madeira que algumas marcas têm pode incomodar os gatos e também o odor residual de urina que fica, já que o granulado de madeira não forma torrão”, esclarece dra. Estela. Além disso, a maioria dos granulados de madeira tem formato de pellet. Isso pode incomodar os coxins dos gatos ao pisar para urinar ou defecar.

felino cheirando caixa com granulado de madeira para gatos

Conforme a profissional explica, todos estes fatores somados podem levar a questões de saúde como:

  • Constipação e megacólon (o gato reter as fezes para evitar usar o granulado de madeira)
  • Cistites (o gato reter urina para evitar o uso do granulado ou não esvaziar completamente a bexiga ao urinar)
  • Infecção urinária (devido a retenção de urina por não querer usar a caixa)

“Também podem surgir problemas interpretados como comportamentais, pois o gato pode urinar e defecar em locais inadequados por não querer usar a caixa sanitária com o granulado de madeira.” Então, se você tem um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, um alerta: pode ser que o motivo para isso seja o granulado da caixinha de areia.

O granulado de madeira para gatos deixa um cheiro que os gatos sentem

Muitos tutores pensam que, assim como outros tipos de areia para gatos, granulado de madeira não deixa cheiro. Mas não é bem assim. O cheiro, na verdade, não é sentido pelo olfato humano, mas é importante ter em mente que o olfato felino é muito mais poderoso do que o nosso. Os gatos conseguem, sim, sentir os resquícios do cheiro de xixi de gato que ficam no pózinho deixado pelo granulado.

“Como o granulado de madeira não forma torrão, ele faz com que a urina fique espalhada naquele substrato que o gato terá que pisar sempre que utilizar a caixa (e sabemos o quanto gatos são higiênicos e podem deixar de usar a caixa por causa disso). Gatos possuem o olfato mais apurado que o nosso, então o cheiro da urina vai incomodá-lo.”

gato dentro da caixa de areia

Qual o melhor tipo de granulado para gatos?

“O granulado higiênico para gatos deve lembrar areia (por isso leva esse nome). Deve ser fino, soltinho, que não incomode os coxins dos gatos ao pisar, que eles consigam cavar e enterrar seus dejetos. A areia deve formar torrão e não deixar odor”, sugere a especialista.

Vale dizer que os gatos escondem as fezes porque faz parte do instinto de proteção deles, já que, na natureza, o odor dos dejetos sinaliza para os predadores que há um animal ali. É importante respeitar e não inibir esse instinto.

Então para quem se pergunta o que é melhor areia ou granulado de madeira para gatos, a resposta é a areia! Como foi dito, ao usar o granulado de madeira, gatos podem desenvolver diversos problemas de saúde e/ou comportamentais, como fazer xixi no lugar errado. Por isso, deve ser evitado.

Como existem muitas opções de materiais, como areia sílica para gatos, areia de argila ou areia biodegradável, uma dica é observar as preferências do seu pet. “Ao trocar o granulado higiênico do seu gato, sempre deixe mais de uma opção em caixas diferentes para que ele escolha qual tem preferência, desta forma evitamos que acabe segurando a urina ou fezes e consequentemente levando a problemas de saúde.”

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas