Gato

Granulado de madeira para gatos: entenda porque alguns veterinários não indicam esse material para a caixa de areia

Publicado - 01 Fevereiro 2024 - 13h12

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Estela Pazos / Médica Veterinária especializada em Medicina Felina

CRMV 17880-SP

Formada em Medicina Veterinária pela UniPinhal e pós-graduada em medicina Felina pelo instituto Qualittas. Atendimento exclusivo a felinos domésticos nas áreas de clíica médica, comportamento, Nutrologia, Ozonioterapia e Terapia Neural.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

O granulado de madeira para gatos virou um grande queridinho dos tutores para preencher a caixa de areia dos bichanos. Mas será que essa é realmente uma boa opção de material para atender às necessidades do seu amigo? A verdade é que, por mais que tenha alguns benefícios, como o rendimento e baixo custo, alguns veterinários não recomendam o uso do granulado de madeira. Gatos normalmente se adaptam melhor com outros tipos de grãos.

Mas qual é o problema de usar “areia” de madeira para gatos? Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a médica veterinária Estela Pazos, que é especialista em felinos. Veja o que ela nos contou!

Pode usar granulado de madeira para gatos?

“O granulado de madeira não é um substrato adequado para os gatos e por isso é contraindicado pelos veterinários de felinos”, alerta a médica veterinária Estela. Existem, inclusive, estudos e trabalhos científicos publicados que alertam sobre o uso do granulado de madeira, conforme ela destaca.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No entanto, muitos tutores de gatos hoje em dia são adeptos desse tipo de granulado e não sabem que, na verdade, ele não é tão indicado. Isso acontece devido ao custo mais baixo do produto, além do rendimento. Para quem tem mais de um gato em casa, esse é um fator que acaba influenciando na escolha.

Quanto tempo dura granulado de madeira para gato?

A durabilidade é um dos pontos positivos do produto, já que o granulado de madeira para gatos rende mais que outros tipos de areia. No geral, esse tipo de granulado dura até 30 dias na caixinha. Depois desse período, a recomendação é descartar todo o material e colocar um material novo.

Por que o granulado de madeira para gato não é a melhor opção?

Inicialmente, o granulado de madeira foi desenvolvido para servir como cama de coelhos e outros roedores. Ou seja, nunca foi uma opção pensada e voltada para os felinos. Por isso,  o granulado madeira para gatos está longe de ser uma opção realmente adequada para os bichanos e tem várias contraindicações. 

“O material não tem boa aceitação pelos gatos (muitos usam apenas por não ter outra opção), o odor forte da madeira que algumas marcas têm pode incomodar os gatos e também o odor residual de urina que fica, já que o granulado de madeira não forma torrão”, esclarece dra. Estela. Além disso, a maioria dos granulados de madeira tem formato de pellet. Isso pode incomodar os coxins dos gatos ao pisar para urinar ou defecar.

felino cheirando caixa com granulado de madeira para gatos
Granulado de madeira: gatos podem ficar incomodados com o cheiro

Conforme a profissional explica, todos estes fatores somados podem levar a questões de saúde como:

  • Constipação e megacólon (o gato reter as fezes para evitar usar o granulado de madeira)
  • Cistites (o gato reter urina para evitar o uso do granulado ou não esvaziar completamente a bexiga ao urinar)
  • Infecção urinária (devido a retenção de urina por não querer usar a caixa)

“Também podem surgir problemas interpretados como comportamentais, pois o gato pode urinar e defecar em locais inadequados por não querer usar a caixa sanitária com o granulado de madeira.” Então, se você tem um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, um alerta: pode ser que o motivo para isso seja o granulado da caixinha de areia.

O granulado de madeira para gatos deixa um cheiro que os gatos sentem

Muitos tutores pensam que, assim como outros tipos de areia para gatos, granulado de madeira não deixa cheiro. Mas não é bem assim. O cheiro, na verdade, não é sentido pelo olfato humano, mas é importante ter em mente que o olfato felino é muito mais poderoso do que o nosso. Os gatos conseguem, sim, sentir os resquícios do cheiro de xixi de gato que ficam no pózinho deixado pelo granulado.

“Como o granulado de madeira não forma torrão, ele faz com que a urina fique espalhada naquele substrato que o gato terá que pisar sempre que utilizar a caixa (e sabemos o quanto gatos são higiênicos e podem deixar de usar a caixa por causa disso). Gatos possuem o olfato mais apurado que o nosso, então o cheiro da urina vai incomodá-lo.”

gato dentro da caixa de areia
Ao contrário do granulado de madeira para gatos, a areia é apropriada para os bichanos

Qual o melhor tipo de granulado para gatos?

“O granulado higiênico para gatos deve lembrar areia (por isso leva esse nome). Deve ser fino, soltinho, que não incomode os coxins dos gatos ao pisar, que eles consigam cavar e enterrar seus dejetos. A areia deve formar torrão e não deixar odor”, sugere a especialista.

Vale dizer que os gatos escondem as fezes porque faz parte do instinto de proteção deles, já que, na natureza, o odor dos dejetos sinaliza para os predadores que há um animal ali. É importante respeitar e não inibir esse instinto.

Então para quem se pergunta o que é melhor areia ou granulado de madeira para gatos, a resposta é a areia! Como foi dito, ao usar o granulado de madeira, gatos podem desenvolver diversos problemas de saúde e/ou comportamentais, como fazer xixi no lugar errado. Por isso, deve ser evitado.

Como existem muitas opções de materiais, como areia sílica para gatos, areia de argila ou areia biodegradável, uma dica é observar as preferências do seu pet. “Ao trocar o granulado higiênico do seu gato, sempre deixe mais de uma opção em caixas diferentes para que ele escolha qual tem preferência, desta forma evitamos que acabe segurando a urina ou fezes e consequentemente levando a problemas de saúde.”

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas