sachê para gatos é uma preferência da maioria dos felinos. Não interessa a idade: ao abrir um pacote ou latinha de sachê, gato filhote ou adulto sai correndo para se deliciar. O aroma da refeição é um atrativo até mesmo para os gatos mais exigentes. Esse alimento tão saboroso para os bichanos é um tipo de ração molhada para gatos que contém uma grande quantidade de água na composição. Mas afinal, como dar sachê para gatos na quantidade correta? Pode dar sachê para gato filhote? E qual o melhor: sachê para gatos ou ração comum? Para tirar essas e outras dúvidas sobre o mundo da comida úmida para gatos, o Patas da Casa conversou com a veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular Caroline Mouco Moretti.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Patas da Casa: Quais as vantagens do sachê para gatos?

Caroline Mouco Moretti: A fonte principal de energia dos gatos é a proteína, algo presente na grande maioria das versões de sachê para gatos . A comida úmida para gatos também têm maior quantidade de água na sua composição e quanto maior for a ingestão de líquido melhor vai ser para o seu pleno funcionamento renal e para diminuir a formação de cálculos nos rins, dois problemas muito comuns à espécie. 

PC: Qual o melhor: sachê para gatos ou ração seca?

CMM: Os gatos são conhecidos por não terem o hábito de beber muita água e isso acaba desencadeando doenças do trato urinário. Pensando por esse lado, a ração molhada para gatos pode ser uma grande aliada, pois seu teor de umidade é de 80%, enquanto a ração seca possui apenas 10%. Com o sachê, gato tem menos chance de formação de cálculos urinários. Porém, não substitui, em sua totalidade, o nível nutricional que uma ração seca pode proporcionar. Ao mesmo tempo, o sachê de gato pode ter maior nível de gordura, o que, em larga escala, pode ser responsável por um quadro de obesidade no animal. A ingestão de ambos sob a indicação do médico veterinário é de grande valia. Tanto a comida úmida para gatos quanto a seca são muito importantes para o animal, porém achar a medida de cada uma é muito importante para tirarmos o máximo proveito do que cada uma tem a oferecer.

 

O sachê para gatos é importante e benéfico por causa da quantidade de água em sua composição.

O sachê para gatos é importante e benéfico por causa da quantidade de água em sua composição.

 

 

PC: Sachê para gatos - filhotes ou adultos - pode ser a única fonte de alimento?

 

CMM: Algumas apresentações de latas/sachês de gato informam aos tutores que aquele produto se trata de um “alimento completo” e geralmente essas são mais bem balanceadas — esse é o melhor sachê para gatos em caso de troca completa da alimentação. Porém, essa mudança, quando julgada necessária, e não havendo fator limitante no animal, deve ser feita apenas após a análise do médico veterinário. Vale ressaltar, também, que a alimentação exclusiva com sachê de gato possui um aumento de custo considerável em comparação com as rações secas.

PC: Dar apenas ração comum e não dar sachê para gatos faz mal ao pet?

CMM: É importante estimular o pet a comer todos os tipos de texturas, sejam elas ração molhada para gatos ou seca, para que em eventuais tratamentos ou necessidades o seu animal esteja disposto a seguir as indicações do veterinário. A comida úmida para gatos chega mais perto da nutrição natural que o gato, sendo carnívoro, necessita. Além disso, o oferecimento exclusivo da ração seca diminui a ingestão de líquidos desse gato, ou seja: a ingestão de água do animal vai precisar ser muito mais efetiva. 

PC: Qual a quantidade e quantos sachês por dia gato pode comer?

CMM: O ideal é balancear. Não há uma regra geral para todos os gatos, já que há animais mais sedentários, que vivem livres, e, além disso, também há os portes e raças variáveis. Para saber a quantidade correta de sachê de gato de acordo com as necessidades nutricionais do seu gato, o melhor é consultar um médico veterinário de sua confiança: ele será o responsável por balancear e personalizar a dieta do seu felino.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 24/10/2019

Atualizada em: 17/08/2021