Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de agradar os pets. Mas você sabia que o famoso sachê para cachorro não deve ser visto apenas como um “mimo” ocasional?
Além de ser super saboroso, esse tipo de alimento traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos cães – inclusive para os mais exigentes na hora de comer. Por isso, quando é escolhido com critério e oferecido na quantidade certa, ele pode (e deve!) fazer parte da alimentação diária do pet.
Se você ainda tem dúvida se pode dar sachê para cachorro todo dia, continue a leitura. Junto com a médica veterinária Camila Carneiro, separamos 5 bons motivos para incluir a ração úmida na rotina alimentar do seu cão, seja ele filhote, adulto ou idoso. Confira!
1) Melhora a hidratação do pet
O sachê para cachorro tem alto teor de água, o que é ótimo principalmente para cachorros idosos e cães que não costumam beber muito líquido ao longo do dia. Graças ao sabor e ao aroma mais intensos do alimento, o animal acaba se alimentando melhor e, de quebra, consumindo mais água sem perceber. Portanto, incluir a ração úmida no cardápio do seu cão contribui para a hidratação adequada dele, o que ajuda a prevenir problemas urinários e renais, além de favorecer o bom funcionamento do organismo como um todo.
2) Estimula o apetite
Seu cachorro não quer comer ou anda desinteressado pela comida? Pois o sachê pode ser a solução para abrir o apetite do pet! De acordo com a veterinária Camila Carneiro, a ração úmida é um alimento com altíssima palatabilidade, especialmente devido a sua textura macia e cheiro atrativo. “Isso facilita a aceitação daqueles animais mais seletivos ou convalescentes”, aponta a especialista.
3) É ótimo para filhotes
Sim, também existe sachê para cachorro filhote! Em geral, essa versão é desenvolvida especificamente para atender as necessidades nutricionais dessa fase tão importante. Como o sistema digestivo do filhote ainda está em desenvolvimento, a ração úmida facilita a mastigação e a digestão, ajudando na transição do leite materno para os alimentos sólidos.
4) Ajuda na manutenção do peso
Outro ponto que pouca gente sabe é que o sachê também pode ser um aliado da dieta. Isso porque ele costuma ter menos calorias por volume do que a ração seca, graças ao alto teor de umidade. Isso ajuda o cão a se sentir satisfeito com menos calorias, o que é ótimo para pets com tendência à obesidade e que precisam controlar o peso.
Entretanto, é importante que o tutor sempre verifique a composição do alimento, que deve ser completo e balanceado, e se atente à quantidade ideal que deve ser fornecida ao cão para evitar o excesso de calorias. Segundo Camila, o mais recomendado é buscar essa adequação junto a um veterinário, que avaliará as necessidades individuais do seu pet.

5) Torna a alimentação mais prazerosa e variada
A ração úmida traz novas texturas, aromas e sabores, o que pode tornar as refeições muito mais interessantes e prazerosas para o pet – especialmente se ele come sempre a mesma ração seca. E esse enriquecimento alimentar é importante para a saúde física e mental dos cães.
Pode dar sachê para cachorro todo dia?
A partir desses benefícios oferecidos pela ração úmida, a veterinária Camila Carneiro garante que o tutor pode dar sachê para cachorro todo dia – mas sempre respeitando as informações fornecidas no rótulo pelo próprio fabricante do produto.
Na prática, é possível utilizar o sachê como única fonte de alimento, desde que ele seja completo e seguindo a quantidade indicada na embalagem, ou como complemento, combinado à ração seca. “Nesse último caso, é necessário ajustar as quantidades de cada alimento para não ultrapassar as calorias necessárias para o animal, que variam de acordo com a idade, porte e peso”, informa a especialista.
Além disso, segundo Camila, os tutores também podem apostar na chamada alimentação mista (ou “mix feeding”), que deixa a refeição ainda mais atrativa para os animais. “Para incluir na rotina do pet, basta adicionar o sachê nas principais refeições, respeitando as quantidades indicadas pelo fabricante ou pelo médico veterinário”, afirma a especialista.
Como escolher o melhor sachê para dar para o cachorro?
Na hora de comprar um sachê para cachorro, muita gente pode pensar que é tudo igual. Porém, a veterinária Camila Carneiro alerta que há diferentes tipos de ração úmida no mercado e é preciso verificar as informações contidas na embalagem para entender se o produto é um alimento completo, petisco ou complemento.
Para garantir que você está escolhendo o melhor sachê para cachorro, a especialista recomenda averiguar os ingredientes da fórmula, buscando qualidade e balanceamento nutricional, e considerar as especificações de cada produto (principalmente em relação à idade e porte) para que ele atenda as necessidades específicas do seu pet. Outra dica é preferir os sachês de marcas confiáveis e indicadas por médicos veterinários.
As rações úmidas da Dog Chow®, por exemplo, são alimentos 100% completos e balanceados, podendo ser oferecidas como refeição principal ou misturadas ao alimento seco. Disponível em apresentações variadas, adequadas para cada fase de vida e porte do animal, os sachês Dog Chow são formulados com proteína de alta qualidade, que contribui para uma musculatura forte e saudável, e prebiótico natural, que equilibra a microbiota intestinal e favorece a absorção de nutrientes.
Todos os produtos da linha são livres de corantes artificiais e contam com a tecnologia ExtraLife®, um mix de antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajuda a prolongar a qualidade e expectativa de vida do seu cão. Com muito sabor e textura úmida irresistível, os sachês para cachorro de Dog Chow® são perfeitos para estimular o apetite dos cães, além de oferecer um ótimo custo-benefício para os tutores. Turbine a alimentação do seu pet com as rações úmidas Dog Chow® ExtraLife®!
*Matéria produzida em parceria com Dog Chow® ExtraLife®