Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Publicado - 02 Setembro 2025 - 18h27

Atualizado - 02 Setembro 2025 - 18h36

Foto da Camila Carneiro - Médica Veterinária

Camila Carneiro / Médica Veterinária

CRMV-SP: 32.939

Médica Veterinária formada pela Universidade de Guarulhos(UNG). 11 anos de experiência na área comercial veterinária, com foco em medicamentos e alimentação animal. Atualmente trabalha na Nestlé Purina como representante de Informação Veterinária(RIV)

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de agradar os pets. Mas você sabia que o famoso sachê para cachorro não deve ser visto apenas como um “mimo” ocasional?

Além de ser super saboroso, esse tipo de alimento traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos cães – inclusive para os mais exigentes na hora de comer. Por isso, quando é escolhido com critério e oferecido na quantidade certa, ele pode (e deve!) fazer parte da alimentação diária do pet.

Se você ainda tem dúvida se pode dar sachê para cachorro todo dia, continue a leitura. Junto com a médica veterinária Camila Carneiro, separamos 5 bons motivos para incluir a ração úmida na rotina alimentar do seu cão, seja ele filhote, adulto ou idoso. Confira!

1) Melhora a hidratação do pet

O sachê para cachorro tem alto teor de água, o que é ótimo principalmente para cachorros idosos e cães que não costumam beber muito líquido ao longo do dia. Graças ao sabor e ao aroma mais intensos do alimento, o animal acaba se alimentando melhor e, de quebra, consumindo mais água sem perceber. Portanto, incluir a ração úmida no cardápio do seu cão contribui para a hidratação adequada dele, o que ajuda a prevenir problemas urinários e renais, além de favorecer o bom funcionamento do organismo como um todo.

2) Estimula o apetite

Seu cachorro não quer comer ou anda desinteressado pela comida? Pois o sachê pode ser a solução para abrir o apetite do pet! De acordo com a veterinária Camila Carneiro, a ração úmida é um alimento com altíssima palatabilidade, especialmente devido a sua textura macia e cheiro atrativo. “Isso facilita a aceitação daqueles animais mais seletivos ou convalescentes”, aponta a especialista.

3) É ótimo para filhotes

Sim, também existe sachê para cachorro filhote! Em geral, essa versão é desenvolvida especificamente para atender as necessidades nutricionais dessa fase tão importante. Como o sistema digestivo do filhote ainda está em desenvolvimento, a ração úmida facilita a mastigação e a digestão, ajudando na transição do leite materno para os alimentos sólidos.

4) Ajuda na manutenção do peso

Outro ponto que pouca gente sabe é que o sachê também pode ser um aliado da dieta. Isso porque ele costuma ter menos calorias por volume do que a ração seca, graças ao alto teor de umidade. Isso ajuda o cão a se sentir satisfeito com menos calorias, o que é ótimo para pets com tendência à obesidade e que precisam controlar o peso.

Entretanto, é importante que o tutor sempre verifique a composição do alimento, que deve ser completo e balanceado, e se atente à quantidade ideal que deve ser fornecida ao cão para evitar o excesso de calorias. Segundo Camila, o mais recomendado é buscar essa adequação junto a um veterinário, que avaliará as necessidades individuais do seu pet.

Filhote de cachorro lambendo pote com sachê
A ração úmida é uma boa alternativa para a alimentação diária de um cachorro filhote

5) Torna a alimentação mais prazerosa e variada

A ração úmida traz novas texturas, aromas e sabores, o que pode tornar as refeições muito mais interessantes e prazerosas para o pet – especialmente se ele come sempre a mesma ração seca. E esse enriquecimento alimentar é importante para a saúde física e mental dos cães.

Pode dar sachê para cachorro todo dia?

A partir desses benefícios oferecidos pela ração úmida, a veterinária Camila Carneiro garante que o tutor pode dar sachê para cachorro todo dia – mas sempre respeitando as informações fornecidas no rótulo pelo próprio fabricante do produto.

Na prática, é possível utilizar o sachê como única fonte de alimento, desde que ele seja completo e seguindo a quantidade indicada na embalagem, ou como complemento, combinado à ração seca. “Nesse último caso, é necessário ajustar as quantidades de cada alimento para não ultrapassar as calorias necessárias para o animal, que variam de acordo com a idade, porte e peso”, informa a especialista.

Além disso, segundo Camila, os tutores também podem apostar na chamada alimentação mista (ou “mix feeding”), que deixa a refeição ainda mais atrativa para os animais. “Para incluir na rotina do pet, basta adicionar o sachê nas principais refeições, respeitando as quantidades indicadas pelo fabricante ou pelo médico veterinário”, afirma a especialista.

Como escolher o melhor sachê para dar para o cachorro?

Na hora de comprar um sachê para cachorro, muita gente pode pensar que é tudo igual. Porém, a veterinária Camila Carneiro alerta que há diferentes tipos de ração úmida no mercado e é preciso verificar as informações contidas na embalagem para entender se o produto é um alimento completo, petisco ou complemento.

Para garantir que você está escolhendo o melhor sachê para cachorro, a especialista recomenda averiguar os ingredientes da fórmula, buscando qualidade e balanceamento nutricional, e considerar as especificações de cada produto (principalmente em relação à idade e porte) para que ele atenda as necessidades específicas do seu pet. Outra dica é preferir os sachês de marcas confiáveis e indicadas por médicos veterinários.

As rações úmidas da Dog Chow®, por exemplo, são alimentos 100% completos e balanceados, podendo ser oferecidas como refeição principal ou misturadas ao alimento seco. Disponível em apresentações variadas, adequadas para cada fase de vida e porte do animal, os sachês Dog Chow são formulados com proteína de alta qualidade, que contribui para uma musculatura forte e saudável, e prebiótico natural, que equilibra a microbiota intestinal e favorece a absorção de nutrientes.

Todos os produtos da linha são livres de corantes artificiais e contam com a tecnologia ExtraLife®, um mix de antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajuda a prolongar a qualidade e expectativa de vida do seu cão. Com muito sabor e textura úmida irresistível, os sachês para cachorro de Dog Chow® são perfeitos para estimular o apetite dos cães, além de oferecer um ótimo custo-benefício para os tutores. Turbine a alimentação do seu pet com as rações úmidas Dog Chow® ExtraLife®!

*Matéria produzida em parceria com Dog Chow® ExtraLife®

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?