O Rottweiler é uma das raças de cachorro grande que mais fazem sucesso, principalmente por conta da fama de durão e de bom guardião. Por trás do porte robusto e da aparência intimidante, existe um cãozinho muito dedicado e devoto à sua família, sempre pronto para protegê-la. Alguns encaram isso como agressividade e acreditam que a raça tem um temperamento difícil de lidar, mas se for bem treinado e bem cuidado, o Rottweiler pode desenvolver um comportamento muito tranquilo e carinhoso, acabando com todos os estereótipos. Quer saber como cuidar de um Rottweiler? Veja algumas informações importantes que separamos sobre o cãozinho!

Rottweiler filhote precisa ser socializado adequadamente para se acostumar com diferentes pessoas e animais

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro Rottweiler geralmente é associado a uma imagem agressiva e extremamente protetora, mas o que poucas pessoas sabem é que o comportamento do animal é moldado de acordo com a sua criação. Isso quer dizer que quando o cãozinho cresce sendo educado e socializado corretamente, dificilmente terá problemas comportamentais no futuro. Mas como fazer isso da melhor maneira possível? É bem simples: depois que o filhote de Rottweiler recebe todas as vacinas obrigatórias, o ideal é dar início aos passeios com o cachorro. Assim ele tem contato com diferentes tipos de pessoas e outros animais, o que permite que ele cresça de forma saudável e com um comportamento mais estável e sociável. O instinto territorialista do Rottweiler também é amenizado.

O adestramento é super indicado para o Rottweiler porque une a inteligência e obediência da raça

Ao contrário do que alguns podem pensar, o cachorro Rottweiler é muito inteligente e obediente. A raça geralmente não tem dificuldades para entender comandos e sempre obedece os tutores com muita disciplina, fazendo de tudo para agradá-los. Tudo depende de um bom treinamento.

O melhor tipo de adestramento para o Rottweiler é por meio da associação positiva. Por isso, petiscos, brinquedos, carinho e muitos elogios são uma ótima forma de recompensar o cãozinho durante esse processo. Já brigas e punições físicas são totalmente contraindicadas, porque, além de contribuírem para um temperamento impulsivo e violento do Rottweiler, também podem traumatizar o animal.


O filhote de Rottweiler precisa ser educado e socializado desde cedo
O filhote de Rottweiler precisa ser educado e socializado desde cedo

Como cuidar de um Rottweiler: passeios e brinquedos ajudam a manter a saúde física e mental do cãozinho

O enriquecimento ambiental é indicado para todos os cães, e com o Rottweiler isso não é diferente. Brinquedos e diferentes atividades, como frisbee e corrida, são muito bem-vindos na rotina do doguinho porque são formas de cuidar da saúde física e mental dele. Algumas dicas são brinquedos interativos, mordedores e bolinhas. Além disso, o Rottweiler precisa de um espaço adequado para viver bem, então o ideal é que seja uma casa grande, de preferência com quintal para que ele possa gastar sua energia. Apartamentos e ambientes muito pequenos não são tão indicados porque o cachorro pode ficar frustrado e estressado com o confinamento. 

Vale destacar que mesmo quem vive em uma casa com quintal também precisa dedicar um tempo para passear com o cãozinho e brincar com ele.

O calendário de vacinas é fundamental para manter a saúde do cachorro Rottweiler

O Rottweiler é uma raça que costuma ter boa saúde, principalmente se for bem tratado e receber todos os cuidados necessários, como uma boa alimentação (de acordo com a idade e o porte do cão) e rotina regular de exercícios físicos. Contudo, é preciso ter uma atenção especial com o calendário de vacinas e as consultas de check-up com o veterinário, que ajudam a assegurar de que está tudo bem com o animal. Dentre os problemas mais comuns que afetam o cachorro Rottweiler, pode-se destacar a displasia coxofemoral, que é muito frequente em animais de porte grande. Por precaução, o ideal é levar o seu peludinho ao veterinário pelo menos duas vezes por ano e não atrasar as vacinas nem os vermífugos. 

Redação: Juliana Melo