sarna em cachorro é uma das doenças de pele que mais trazem desconforto ao cãozinho. Podendo acontecer de três maneiras diferentes, a sarna de cachorro sempre deixa a pele do animal com feridas e causa muita coceira. A condição é mais comum do que se imagina, existindo até mesmo a possibilidade de contágio da sarna de cachorro em humanos. Mas o que fazer caso seu animal contraia essa doença? Qual é o remédio para sarna em cachorro ideal? O Patas da Casa te explica tudo sobre o tratamento da sarna em cachorro a seguir!

Sarna em cachorro: tratamento depende do tipo da doença que seu pet tem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para saber a melhor forma de como tratar sarna em cachorro é preciso primeiro entender qual tipo de sarna canina seu cão apresenta. Apesar de frequentemente associarmos a sarna de cachorro a uma doença só, podemos classificá-la em três tipos. Eles são causados por ácaros diferentes e cada um afeta principalmente uma parte do corpo. Os tipos de sarna em cachorro são:

Sarna sarcóptica: chamada de escabiose, é a sarna de cachorro mais comum e também a mais leve. O ácaro causador da sarna sarcóptica ataca principalmente barriga, peito e ouvidos. Os sintomas incluem erupções, manchas e bolhas na pele, coceira e queda de pelos do cachorro. A sarna de cachorro sarcóptica é muito contagiosa, sendo transmitida por meio do contato direto com objetos e animais contaminados. Vale ressaltar que essa sarna de cachorro pega em humano.

Sarna otodécica: conhecida como sarna de ouvido, recebe esse nome pois afeta o ouvido do cachorro. O animal apresenta grande acúmulo de cera, coceira, vermelhidão e feridas. Além disso, balança bastante a cabeça na tentativa de aliviar o incômodo. A sarna em cachorro otodécica lembra a otite canina e, por isso, muitas vezes não é tratada corretamente. A principal diferença é que a sarna de cachorro causa uma quantidade muito maior de cera. Você não vai ver esse tipo de sarna de cachorro em humanos, mas é bem contagiosa entre cães.

Sarna demodécica: chamada de sarna negra, esse tipo de sarna de cachorro é transmitida de mãe para filhote. O ácaro que causa a sarna negra já se encontra no corpo de todos os cães, mas se prolifera quando o sistema imunológico do animal está enfraquecido. Causa feridas na pele, queda de pelos, vermelhidão, descamação e coceira. A sarna em cachorro demodécica pode ser localizada (afeta cabeça e membros inferiores) ou generalizada (afeta qualquer lugar do corpo de uma vez, sendo assim mais grave). Por ser hereditária, não é contagiosa e você também não encontra essa sarna de cachorro em humanos.

Remédio para sarna em cachorro sarcóptica: pomadas e cremes são fundamentais

Na sarna de cachorro sarcóptica, a pele fica bem prejudicada. Por isso, o foco deve ser tratar essas feridas, manchas e erupções. Normalmente, o tipo de remédio para sarna em cachorro sarcóptica mais indicado é o de uso tópico, como cremes e pomadas. Basta passar nas feridas do cachorro na frequência e quantidade indicada pelo veterinário. O tratamento da sarna em cachorro sarcóptica costuma ser bem eficiente, deixando o animal curado em cerca de quatro semanas (mas as feridas podem levar um pouco mais de tempo para cicatrizar). Apenas se lembre que essa sarna de cachorro pega em humano. Portanto, tenha cuidado na hora de manipular um cãozinho infectado.


O remédio para sarna em cachorro de uso tópico ajuda a tratar as feridas causadas pela doença
O remédio para sarna em cachorro de uso tópico ajuda a tratar as feridas causadas pela doença

Remédio para sarna em cachorro otodécica: os produtos devem ser específicos para a região do ouvido

O procedimento de como tratar sarna em cachorro do tipo otodécica é parecido com o da escabiose. Também são usados remédios de uso tópico, mas eles devem ser específicos para a região do ouvido. O tratamento também dura cerca de um mês. Além do remédio para sarna em cachorro, o veterinário pode indicar outros medicamentos dependendo de cada caso. Se a sarna em cachorro evoluir para uma otite canina, por exemplo, será necessário tratar esse problema com remédios específicos. Por isso é tão importante conversar com um especialista e jamais automedicar.

Remédio para sarna em cachorro demodécica: acompanhamento veterinário é a melhor forma de tratar a doença sem cura

A sarna de cachorro demodécica não tem cura. Ela tem origem hereditária e sempre que o animal estiver com a imunidade baixa a doença pode se desenvolver. Assim, não existe um remédio para sarna em cachorro demodécica. Com tratamento adequado, porém, ela pode ser controlada. No geral, shampoos e cremes anti ácaros ajudam bastante, mas o veterinário também pode indicar medicamentos orais, principalmente no caso da sarna em cachorro generalizada. O animal precisa de acompanhamento veterinário por toda a vida para evitar que a doença prolifere. Além disso, como a sarna de cachorro demodécica aparece quando o sistema imunológico está fraco, é preciso adotar medidas que ajudem a fortalecer a imunidade do cachorro. Alimentação balanceada e atividades físicas regulares são fundamentais.

Como tratar sarna em cachorro: shampoos e sabonetes anti ácaros 

O remédio para sarna em cachorro de uso tópico não é a única forma de tratar a doença: os banhos anti ácaros são fundamentais no seu combate. Eles são feitos com shampoos e sabonetes específicos que ajudam a controlar a sarna em cachorro, pois matam os ácaros já existentes e evitam que eles se proliferam mais. Os banhos também são importantes no tratamento da sarna de cachorro negra. Apesar de ela não ter cura, o banho anti ácaro vai ajudar a aliviar o incômodo e prevenir o agravamento da condição. 

Higiene e dieta balanceada ajudam a prevenir a sarna em cachorro

É fundamental que o cachorro com sarna tenha uma alimentação balanceada, principalmente no caso da sarna negra. Uma boa dieta aumenta a imunidade do cão, melhorando sua capacidade de combater e prevenir doenças. Além disso, a boa higiene do animal e do ambiente evita a proliferação de ácaros causadores da sarna em cachorro. Uma rotina de banho no cachorro com shampoos e sabonetes específicos podem fazer toda a diferença, assim como a limpeza frequente do ambiente. Se seu pet tem o tipo de sarna de cachorro demodécica, o acompanhamento veterinário desde filhote é fundamental para manter a situação sob controle. 

Redação: Maria Luísa Pimenta