close
Saúde

Remédio para sarna em cachorro: qual usar e como é o tratamento da doença?

Atualizado · 11 de maio de 2022 · 19h19

Publicado · 11/05/2022 · 19h19

A sarna em cachorro causa muita coceira, vermelhidão e queda de pelos
A sarna em cachorro causa muita coceira, vermelhidão e queda de pelos

sarna em cachorro é uma das doenças de pele que mais trazem desconforto ao cãozinho. Podendo acontecer de três maneiras diferentes, a sarna de cachorro sempre deixa a pele do animal com feridas e causa muita coceira. A condição é mais comum do que se imagina, existindo até mesmo a possibilidade de contágio da sarna de cachorro em humanos. Mas o que fazer caso seu animal contraia essa doença? Qual é o remédio para sarna em cachorro ideal? O Patas da Casa te explica tudo sobre o tratamento da sarna em cachorro a seguir!

Sarna em cachorro: tratamento depende do tipo da doença que seu pet tem

Para saber a melhor forma de como tratar sarna em cachorro é preciso primeiro entender qual tipo de sarna canina seu cão apresenta. Apesar de frequentemente associarmos a sarna de cachorro a uma doença só, podemos classificá-la em três tipos. Eles são causados por ácaros diferentes e cada um afeta principalmente uma parte do corpo. Os tipos de sarna em cachorro são:

Sarna sarcóptica: chamada de escabiose, é a sarna de cachorro mais comum e também a mais leve. O ácaro causador da sarna sarcóptica ataca principalmente barriga, peito e ouvidos. Os sintomas incluem erupções, manchas e bolhas na pele, coceira e queda de pelos do cachorro. A sarna de cachorro sarcóptica é muito contagiosa, sendo transmitida por meio do contato direto com objetos e animais contaminados. Vale ressaltar que essa sarna de cachorro pega em humano.

Sarna otodécica: conhecida como sarna de ouvido, recebe esse nome pois afeta o ouvido do cachorro. O animal apresenta grande acúmulo de cera, coceira, vermelhidão e feridas. Além disso, balança bastante a cabeça na tentativa de aliviar o incômodo. A sarna em cachorro otodécica lembra a otite canina e, por isso, muitas vezes não é tratada corretamente. A principal diferença é que a sarna de cachorro causa uma quantidade muito maior de cera. Você não vai ver esse tipo de sarna de cachorro em humanos, mas é bem contagiosa entre cães.

Sarna demodécica: chamada de sarna negra, esse tipo de sarna de cachorro é transmitida de mãe para filhote. O ácaro que causa a sarna negra já se encontra no corpo de todos os cães, mas se prolifera quando o sistema imunológico do animal está enfraquecido. Causa feridas na pele, queda de pelos, vermelhidão, descamação e coceira. A sarna em cachorro demodécica pode ser localizada (afeta cabeça e membros inferiores) ou generalizada (afeta qualquer lugar do corpo de uma vez, sendo assim mais grave). Por ser hereditária, não é contagiosa e você também não encontra essa sarna de cachorro em humanos.

Remédio para sarna em cachorro sarcóptica: pomadas e cremes são fundamentais

Na sarna de cachorro sarcóptica, a pele fica bem prejudicada. Por isso, o foco deve ser tratar essas feridas, manchas e erupções. Normalmente, o tipo de remédio para sarna em cachorro sarcóptica mais indicado é o de uso tópico, como cremes e pomadas. Basta passar nas feridas do cachorro na frequência e quantidade indicada pelo veterinário. O tratamento da sarna em cachorro sarcóptica costuma ser bem eficiente, deixando o animal curado em cerca de quatro semanas (mas as feridas podem levar um pouco mais de tempo para cicatrizar). Apenas se lembre que essa sarna de cachorro pega em humano. Portanto, tenha cuidado na hora de manipular um cãozinho infectado.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O remédio para sarna em cachorro de uso tópico ajuda a tratar as feridas causadas pela doença
    O remédio para sarna em cachorro de uso tópico ajuda a tratar as feridas causadas pela doença

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Remédio para sarna em cachorro otodécica: os produtos devem ser específicos para a região do ouvido

    O procedimento de como tratar sarna em cachorro do tipo otodécica é parecido com o da escabiose. Também são usados remédios de uso tópico, mas eles devem ser específicos para a região do ouvido. O tratamento também dura cerca de um mês. Além do remédio para sarna em cachorro, o veterinário pode indicar outros medicamentos dependendo de cada caso. Se a sarna em cachorro evoluir para uma otite canina, por exemplo, será necessário tratar esse problema com remédios específicos. Por isso é tão importante conversar com um especialista e jamais automedicar.

    Remédio para sarna em cachorro demodécica: acompanhamento veterinário é a melhor forma de tratar a doença sem cura

    A sarna de cachorro demodécica não tem cura. Ela tem origem hereditária e sempre que o animal estiver com a imunidade baixa a doença pode se desenvolver. Assim, não existe um remédio para sarna em cachorro demodécica. Com tratamento adequado, porém, ela pode ser controlada. No geral, shampoos e cremes anti ácaros ajudam bastante, mas o veterinário também pode indicar medicamentos orais, principalmente no caso da sarna em cachorro generalizada. O animal precisa de acompanhamento veterinário por toda a vida para evitar que a doença prolifere. Além disso, como a sarna de cachorro demodécica aparece quando o sistema imunológico está fraco, é preciso adotar medidas que ajudem a fortalecer a imunidade do cachorro. Alimentação balanceada e atividades físicas regulares são fundamentais.

    Como tratar sarna em cachorro: shampoos e sabonetes anti ácaros 

    O remédio para sarna em cachorro de uso tópico não é a única forma de tratar a doença: os banhos anti ácaros são fundamentais no seu combate. Eles são feitos com shampoos e sabonetes específicos que ajudam a controlar a sarna em cachorro, pois matam os ácaros já existentes e evitam que eles se proliferam mais. Os banhos também são importantes no tratamento da sarna de cachorro negra. Apesar de ela não ter cura, o banho anti ácaro vai ajudar a aliviar o incômodo e prevenir o agravamento da condição. 

    Higiene e dieta balanceada ajudam a prevenir a sarna em cachorro

    É fundamental que o cachorro com sarna tenha uma alimentação balanceada, principalmente no caso da sarna negra. Uma boa dieta aumenta a imunidade do cão, melhorando sua capacidade de combater e prevenir doenças. Além disso, a boa higiene do animal e do ambiente evita a proliferação de ácaros causadores da sarna em cachorro. Uma rotina de banho no cachorro com shampoos e sabonetes específicos podem fazer toda a diferença, assim como a limpeza frequente do ambiente. Se seu pet tem o tipo de sarna de cachorro demodécica, o acompanhamento veterinário desde filhote é fundamental para manter a situação sob controle. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Próxima matéria

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Sarna em cachorro: como tratar e quais os sintomas da doença?
    Saúde

    Sarna em cachorro: como tratar e quais os sintomas da doença?

    A sarna em cachorro é conhecida por causar bastante incômodo no cãozinho infectado. Mesmo sendo uma condição frequente, pouca gente sabe que a sarna canina pode ser ser causada por diferentes tipos de ácaros que se alojam na pele. Assim, os sintomas e tratamentos necessários variam dependendo de acordo com cada tipo. 

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?
    Saúde

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?

    É praticamente impossível resistir ao charme de um Husky Siberiano. A raça tem uma forte presença, com pelos brilhantes e um olhar penetrante que às vezes até chega a intimidar. Mas quem pensa que eles são cães agressivos devido à semelhança com lobos se engana. No fundo, o Husky Siberiano (filhote ou adulto) é um super companheiro, carinhoso e bastante apegado a sua família. O problema é que a raça pode ter alguns probleminhas de saúde no decorrer da sua vida, mesmo que ele receba todos os cuidados necessários. A seguir, separamos as principais doenças que podem acometer a saúde do cachorro Husky.

    Parvovirose canina: descubra o que é, sintomas, prevenção e como funciona o tratamento da doença viral
    Saúde

    Parvovirose canina: descubra o que é, sintomas, prevenção e como funciona o tratamento da doença viral

    Uma das doenças virais de cachorro mais sérias e comuns que existem, o vírus da parvovirose atinge, principalmente, animais que não foram imunizados contra este e outros vírus. Entre os principais sintomas da parvovirose, o vômito, a diarreia com sangue, e a desidratação podem ser destacados, ou seja: mesmo que o diagnóstico chegue bem cedo, o tratamento deve começar o quanto antes, já que a parvovirose pode ser fatal. Para esclarecer todas dúvidas sobre a parvovirose canina, nós conversamos com a veterinária Jackeline Ribeiro. Dá uma olhada no que ela contou!

    Catarata em cachorro? Descubra como a doença se desenvolve e como é feito o tratamento
    Saúde

    Catarata em cachorro? Descubra como a doença se desenvolve e como é feito o tratamento

    Da mesma forma como acontece com os humanos, a catarata em cachorro é uma doença que, gradativamente, vai afetando a qualidade da visão do animal. Ela pode ser causada por uma série de motivos diferentes, mas apenas um deles pode ser prevenido. Outro detalhe que é único sobre a catarata em cachorro é o tratamento: a cirurgia. Para te ajudar a saber um pouco mais sobre essa doença que atinge tanto os cachorros idosos quanto os mais jovens, nós conversamos com o veterinário oftalmologista Pedro Mancini do Hospital Vet Popular. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro
    Saúde animal

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

    A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. 

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele
    Saúde animal

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele

    A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?
    Saúde animal

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?

    A saliva do cachorro, assim como a nossa, tem diversas funções. Porém, quando há alterações na consistência e aparência da saliva, ou quando ela se torna muito abundante, é melhor ficar alerta: esse pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde do cachorro. Descubra agora como identificar a salivação anormal no seu melhor amigo.  

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é como se fosse um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

    Ver Todas >