A alimentação do gato é uma das peças fundamentais para a saúde do bichano. A ração é responsável por nutrir, dar energia na medida certa e prevenir muitas doenças. O que nem todo tutor sabe é que precisa de uma atenção especial com o peso dos gatinhos para evitar a obesidade, principalmente porque eles não são tão ativos quanto os cães, por exemplo. Uma alternativa para manter o peso ideal dos felinos é a ração light para gatos - o alimento não deve ser confundido como uma ração para gatos obesos, já que não tem função de emagrecimento. A ração de gatos light tem nutrientes na medida certa e também é indicada para animais com tendência a sobrepeso. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda as diferenças entre a ração light para gatos e a ração tradicional

Assim como a ração tradicional, a comida light para gatos também possui todos os nutrientes necessários para manter o organismo dos felinos forte e saudável: carboidratos, proteínas, gorduras e outros suplementos. Qual a diferença, afinal? "A ração light para gatos tem um teor menor de gordura, com uma quantidade menor de calorias que a mesma quantidade de uma ração normal teria”, explica Nathalia Breder, veterinária especializada em nutrição animal. Além disso, em alguns casos o alimento light pode conter mais fibras em sua composição, mas isso varia muito de marca para marca.

Ração light: gatos que estão no peso ideal são os mais beneficiados

Segundo Nathalia, recomenda-se a ração light para gatos que estão no peso ideal ou para aqueles que têm tendências ao sobrepeso, mas não para gatos realmente obesos. Por ter um baixo nível de gordura em sua composição, esse é o tipo de alimentação que ajuda a controlar a quantidade de calorias ingeridas e, portanto, ajuda na manutenção de um peso saudável. “A princípio, qualquer gato pode usar a ração light, desde que ele não apresente nenhuma patologia (doença) que exija um tipo de alimentação específica, como o caso de gatos renais. Nesse caso, eles não poderiam comer a ração light”, orienta a veterinária.

gato laranja com um pote de ração

Alimento para para gatos obesos e ração light não são a mesma coisa

Para quem está procurando uma ração para gatos obesos, o alimento light não é o ideal, pois ele somente ajuda a manter o peso ideal, e não necessariamente vai ajudar o animal obeso a perder peso. Por isso que, conforme a veterinária explica, a melhor ração para gatos obesos é aquela específica para obesidade felina, que é formulada com um teor ainda menor de carboidrato do que a light, e também tem menos gorduras e mais fibras em sua composição. No caso de um gatinho obeso, é importante que ele passe por uma avaliação médica antes da mudança de alimentação. 

6 dicas de como introduzir a ração light para gatos na dieta do animal

Todo mundo sabe como os gatos têm um paladar bem rigoroso e exigente, e isso muitas vezes pode acabar dificultando o processo de troca de uma ração para outra. A veterinária Nathália deu algumas dicas de como fazer essa substituição da melhor forma:

• Manter a mesma marca da ração tradicional;

Dar alguns grãos como petisco no início para ver a aceitação do gatinho;

• Começar a troca de maneira suave, lenta e progressiva;

• No primeiro dia, o indicado é misturar 10% da ração nova com 90% da ração antiga e assim sucessivamente. A cada dia, aumentamos 10% da ração nova e diminuímos os mesmos 10% da ração antiga, até chegar no 10º dia, em que o gato estará comendo 100% da ração light;

• Observar se está havendo uma aceitação do novo alimento. Caso o gato esteja deixando de comer a ração, volte imediatamente para a antiga;

• Lembre-se: um felino não pode ficar mais de 24h sem se alimentar, isso leva a sérios problemas de saúde.

Redação: Juliana Melo