A caixa de areia para gatos é um objeto que não pode faltar em nenhuma casa com felinos. É lá que o bichano vai fazer as necessidades seguindo seu instinto natural, sem sujar a casa e com privacidade. Porém, é comum surgirem dúvidas acerca do uso do acessório. Afinal, qual a quantidade recomendada de caixa de areia para gatos dentro de casa? Apenas uma é suficiente ou o gato precisa de várias espalhadas? Faz diferença se for uma caixa de areia para gatos fechada ou aberta? O Patas da Casa foi atrás dessas respostas. Confira!

Tenha mais de uma caixa de areia para gatos em casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos com problemas renais são comuns, uma vez que a espécie naturalmente bebe pouca água. Além de fazer o gato beber água, uma das melhores formas de evitar essas doenças é garantindo que o pet urine mais vezes ao longo do dia. Se você tiver apenas uma caixa de areia para gatos dentro de casa, é provável que o bichano vá menos ao banheiro. Isso acontece porque a caixinha fica em um único ambiente da casa e, caso o pet não esteja perto dele, pode não querer ir até lá apenas para urinar. Em alguns casos, ter apenas uma caixa de areia para gatos funciona e o pet tem uma boa frequência de micção. Porém, o recomendado é ter ao menos uma caixa de areia para cada gato que tiver e uma terceira caixinha extra - de preferência que fique posicionada em outro cômodo. 

O número de caixa de areia para gatos em casa deve serde acordo com a quantidade de pets

Quem adota um gato dificilmente para por aí! Com mais de um bichano em casa, o cuidado deve ser literalmente redobrado. A caixa de areia para gatos até pode ser dividida entre eles, mas não é recomendável. O banheirinho é algo de uso pessoal e os felinos normalmente não gostam de dividir. Com muitos bichanos usando a mesma caixa de areia para gatos fica mais difícil mantê-la sempre limpa. Como os pets odeiam usar a caixinha suja, passam a fazer xixi fora dela.

A quantidade de caixa de areia para gatos recomendada quando se tem mais de um felino em casa é uma para cada pet e mais uma extra. Ou seja: se você tem dois gatos, deve ter três caixas; se tiver três gatos, quatro caixas, e por aí vai. Essa fórmula vale tanto para a caixa de areia fechada para gatos quanto para a versão aberta.

Caixa de areia para gatos fechada ou aberta deve ser limpa diariamente

Ter a quantidade ideal de caixa de areia para gatos dentro de casa é fundamental para manter a higiene e fazer com que o pet vá mais vezes ao banheiro no local certo. Porém, esse não é o único cuidado que deve ser tomado. Seja uma caixa de areia para gatos fechada ou aberta, é muito importante mantê-la sempre limpa, pois o animal pode se recusar a fazer as necessidades no acessório caso esteja sujo. Por isso, saber como limpar a caixa de areia para gatos é essencial. A limpeza deve ser feita diariamente para evitar o acúmulo de xixi e cocô.


A caixa de areia para gatos - fechada ou aberta - deve ser limpa com frequência e colocada em um lugar calmo
A caixa de areia para gatos - fechada ou aberta - deve ser limpa com frequência e colocada em um lugar calmo

A localização e o tamanho da caixa de areia para gatos também importa

O tutor deve ficar atento à escolha do local em que vai colocar a caixa de areia do gato. O acessório precisa ser posicionado em um local calmo, sem muito movimento ou barulho. Afinal, os pets gostam de privacidade nesse momento e não querem ser incomodados. Além disso, jamais coloque a caixinha próximo ao local onde o pet come. A proximidade com o comedouro e bebedouro pode deixar um cheiro desagradável, o que faz com que o pet não queira nem usar a caixinha e nem comer a ração. Nem mesmo a caixa de areia fechada para gatos pode ser colocada perto da comida, pois o animal não vai gostar.

Além disso, é importante prestar atenção no tamanho. Um gato de porte grande precisa de uma caixa de areia para gatos grande, pois a pequena é desconfortável para ele. Já um gatinho pequeno deve usar uma caixa menor, adequada ao seu tamanho. Existem diversas opções de caixa de areia para gatos grande ou pequena, então se atente bem ao tamanho na hora de comprar.

Saiba como escolher a melhor caixa de areia para gatos

São muitos os modelos de caixinha disponíveis no mercado. Mas qual a melhor caixa de areia para gatos? A resposta varia de acordo com as necessidades do tutor e do animal. A caixa de areia fechada para gatos evita sujeira pela casa, já que o bichano não consegue jogar areia para fora quando enterra o xixi e o cocô. Além disso, a maioria dos modelos de caixa de areia fechada para gatos já tem um carvão ativado que retém os odores. Esse modelo dá um pouco mais de trabalho para limpar, mas também precisa ser limpa com frequência. 

Ao contrário da caixa de areia para gatos fechada, a versão aberta não tem uma proteção que impede a areia de ir para fora. Mas, por outro lado, é mais prática e fácil de limpar - por isso, é o modelo mais utilizado pelos gateiros. Além disso, já existem versões de caixa de areia aberta com laterais mais altas para evitar a sujeira. Outra solução é utilizar tapetes próprios que "aparam" os grãos de areia.

Outro modelo que tem ganhado destaque é a caixa de areia para gatos autolimpante. Ela é bem mais prática que as outras, já que separa os dejetos da areia de forma automática por meio de uma peneira. A desvantagem é que a caixa de areia para gatos autolimpante é mais cara, podendo chegar a R$500. Resumindo: cada tutor decide qual a melhor caixa de areia para gatos de acordo com as necessidades e o comportamento do bichano. O importante é que ela fique em um local calmo, com a limpeza em dia e que tenha uma quantidade adequada de acordo com o número de pets em casa.

Redação: Maria Luísa Pimenta