Gato

Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

Publicado - 01 Outubro 2021 - 18h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas, como a quantidade certa de caixa de areia para gatos e o local escolhido para ser o banheiro de gato. Pensando nisso, separamos 8 coisas que todo pai de pet deve saber sobre o assunto.

1) Banheiro: gato urina entre 2 e 5 vezes por dia

Se você sempre quis saber quantas vezes o gato vai ao banheiro por dia, chegou a hora da resposta: no geral, os bichanos costumam urinar entre 2 e 5 vezes. Esse número varia de acordo com a quantidade de líquidos que o animal ingere, mas é importante ligar o alerta se perceber que seu gatinho está fazendo mais xixi do que o normal. Muitas vezes isso é sinal de um gato com problemas renais, e ele precisará de cuidados específicos. Já a evacuação ocorre pelo menos uma vez por dia, e a consistência das fezes também é uma boa forma de verificar como anda a saúde intestinal do seu amiguinho.

2) Quais são os modelos de caixa de areia para gatos?

Existem diferentes tipos de caixa de areia para gatos, e cada um deles tem seus prós e contras. Veja abaixo quais são os principais modelos, com destaque para os pontos positivos e negativos de cada um:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Caixa de areia para gatos aberta: é o modelo mais comum e fácil de ser encontrado. É bem arejada pelo fato de ser completamente aberta, mas não inibe o odor de urina e fezes. Além disso, a areia também pode se espalhar pelo ambiente.
  • Caixa de areia para gatos aberta com bordas: é um modelo parecido com o anterior, com o diferencial de ter bordas mais altas. Isso impede que o gatinho jogue areia para fora e suje o resto da casa.
  • Caixa de areia para gatos fechada: é um dos modelos preferidos dos tutores, porque inibe o cheiro desagradável do xixi e do cocô de gato. A caixa de areia fechada para gatos também garante mais privacidade ao animal. Por outro lado, a limpeza é mais complicada.
  • Caixa de areia para gatos com peneira: é o modelo ideal para quem quer evitar desperdícios e deseja reutilizar a areia. Também é bem prático quando o assunto é limpeza.
  • Caixa de areia para gatos autolimpante: como o próprio nome já diz, o modelo já vem com um recurso que garante a própria limpeza. O equipamento detecta a presença do felino no seu interior, e quando o gato sai, dá início ao processo de peneiração para separar os excrementos da areia limpa. A parte “suja” é depositada em um outro local, que fica na base da caixa de areia.

3) A caixa de areia para gatos deve ser apropriada para o tamanho do pet

O ideal é comprar uma caixa de areia para gatos grande o suficiente para acomodar o seu bichinho sem deixá-lo muito apertado. As caixas de areia abertas normalmente oferecem mais liberdade para o animal se movimentar, mas até mesmo o banheiro de gato fechado deve ter um tamanho adequado para comportar o seu amigo. Lembre-se: o modelo certo é aquele em que o gatinho consegue dar uma volta completa dentro do acessório sem esbarrar nas laterais ou pisar fora da caixa.

4) O local do banheiro de gato deve ser calmo e sem barulho

A escolha do lugar em que ficará o banheiro para gatos é muito importante para garantir o bem-estar do seu pet. Os felinos são bem rigorosos com a sua privacidade, então o ideal é escolher um espaço tranquilo e sem muito barulho para que eles possam se sentirem mais à vontade. Também é importante que a caixa não fique próximo aos potes de ração do animal por uma questão de higiene.

 

Banheiro para gatos: modelo aberto é mais ventilado e arejadoA caixa de areia para gatos com laterais altas evita que a casa fique sujaO banheiro de gato fechado ajuda a inibir o odorBanheiro de gato: caixa de areia com peneira é uma boa opção para evitar desperdícios

 

5) O número de caixa de areia para gatos varia de acordo com o número de animais

 

Se você tem mais de um gato em casa, a quantidade de caixa de areia para gatos vai depender do número de felinos que moram no local. O mais indicado é sempre ter uma caixa “extra” para que eles a utilizem de acordo com as suas necessidades - é preciso ter em mente que os felinos têm relações complexas, e o banheiro de gato é de uso individual para cada bichano. Sendo assim, se uma pessoa tem três gatos em casa, deve ter pelo menos quatro caixas de areia; e assim por diante. 

6) O banheiro para gatos sujo pode abrir portas para doenças

A limpeza do banheiro de gato deve ser frequente, caso contrário o animal pode acabar ficando doente. Os felinos são animais conhecidos por serem muito higiênicos, e isso inclui também a hora de usar a caixa de areia para gatos. Se a caixinha estiver suja, pode apostar que o bichano vai parar de utilizá-la e, ao “prender” o xixi e o cocô, pode acabar desenvolvendo problemas de saúde como infecção urinária em gatos ou constipação.

7) A caixa de areia para gatos deve ser limpa com que frequência?

Existem duas formas de limpar o banheiro de gato: a primeira é chamada de limpeza superficial, e serve para remover os bloquinhos de xixi e cocô do acessório. Como os felinos utilizam a caixinha diariamente, o ideal é que essa limpeza aconteça também diariamente. Já para uma limpeza mais “completa”, que é também quando o tutor deve trocar a areia de gato, a recomendação é fazer isso pelo menos uma vez por semana. Nesse caso, você deve esvaziar completamente a caixa de areia para gatos e depois lave com água corrente e sabão neutro.

8) Como limpar a caixa de areia fechada e aberta?

O processo de limpeza do banheiro de gato fechado ou aberto é basicamente o mesmo. O tutor precisará de 3 ferramentas para isso: uma bacia grande, pá e saquinhos higiênicos. Na bacia grande é onde você deverá despejar toda a areia presente na caixa. Isso ajuda a enxergar melhor os excrementos. Para separá-los, a pá é o acessório da vez. Com o seu auxílio, é possível definir o que deve ser descartado da parte da areia que pode permanecer na caixa por mais alguns dias. Por fim, os saquinhos higiênicos são fundamentais para limpezas mais profundas: eles serão colocados por baixo da areia limpa, e para descartar é só dar um nó e jogar tudo direto no lixo. 

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas