Quem tem bichano ou está pensando em adotar um, provavelmente já deve ter ouvido falar da caixa de areia para gatos. Os felinos são extremamente higiênicos, principalmente quando o assunto é o lugar onde fazem suas necessidades. Por conta disso, é normal se questionar sobre a frequência da limpeza da caixa de areia. Para quem é gateiro de primeira viagem e acha que essa é uma atividade difícil, pode ficar tranquilo porque não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, para quem quer saber como limpar a caixa de areia do gato, listamos algumas dicas importantes!
Como cuidar da caixa de areia do gato?
Gatos são animais muito higiênicos e logo se incomodam se a caixa de areia começa a acumular fezes e urina. Mas, na verdade, o próprio tutor também acaba se incomodando por conta do forte odor que vai acumulando perto da área onde fica a caixa. Por isso que, mesmo superficialmente, é importante ter a regularidade de limpar o “banheiro” do gato todos os dias, pelo menos para retirar os torrões que se formam junto com a areia. Mas, para limpar a caixa de areia do seu gato, não basta apenas ter força de vontade. Alguns materiais também são importantes para concluir essa tarefa.
A pá para caixa de areia é um item fundamental para a limpeza. Por mais que seja possível improvisar e pegar os torrões com qualquer outra pá ou até mesmo com um saco enrolado na mão, a específica para esse tipo de atividade é importante por ser vazada e assim deixar cair aquela areia que não grudou na urina ou fezes do pet. Essa também é uma ótima forma de não desperdiçar areia.
Não é uma obrigação, mas existem opções de caixa de areia para gatos com peneira que facilitam muito mais o processo de limpeza. Em vez de catar com a pá as necessidades do pet, basta passar a areia de uma caixa para a outra - são necessárias duas nesse caso - usando a peneira. Dessa forma todos os torrões ficam e só é preciso jogar fora. Mesmo assim, é importante destacar que essas dicas são para as limpezas diárias e mais superficiais. O momento de trocar toda a areia pede uma higienização mais aprofundada.
Caixa de areia: como limpar completamente?
Superficialmente, a caixa de areia deve ser limpa de uma a duas vezes por dia. Porém, mesmo limpando diariamente, chega uma hora em que toda a areia deverá ser jogada fora. Antes de falar sobre a frequência que a caixa deve ser totalmente trocada, é preciso comentar sobre o tipo de areia escolhido. Para facilitar o processo de limpeza, é possível escolher preenchimentos mais duráveis e também de maior absorção.
Entre os principais tipos de areia para gato, temos a areia comum. Apesar de mais econômica e prática, não inibe tantos os odores. Ou seja, precisa ser trocada com uma certa frequência, pelo menos uma vez por semana. Já a areia granulada é mais eficiente na inibição dos odores. Então, neste caso, é possível ficar até mais de uma semana sem trocar a caixa. Mas, quando o assunto é absorção de qualidade, a areia sílica é a indicada. Mesmo custando um pouco mais, absorve muito bem e inibe muito mais odor das urinas e fezes do que as outras citadas anteriormente. Para completar, é possível ficar até duas semanas sem trocar a caixa de areia. Existe ainda o granulado de madeira para gatos, que além de render bastante, é uma opção sustentável.
De qualquer forma, uma hora o tutor terá que substituir toda a areia da caixa. Ou seja, tudo vai para o lixo. Para facilitar esse processo, existem saquinhos higiênicos específicos para as caixas. Antes da areia, basta colocá-los no fundo do recipiente e na hora da troca basta puxar, dar um nó e colocar direto na lixeira. Depois disso, o procedimento é aquele que todo mundo conhece: jogar bastante água e lavar com detergente neutro - evite sabões com cheiros muito fortes. Enxágue muito, seque bem, coloque a areia de volta e deixe a caixa de areia no mesmo lugar de sempre.
Caixa de areia para gatos: qual a melhor forma de manter?
Além de limpar a caixa de areia do gato regularmente, veterinários também recomendam que sempre haja uma caixa a mais em relação ao número de gatos. Ou seja, para quem tem três bichanos em casa, o indicado é que haja quatro caixas na residência, principalmente para quem passa muito tempo na rua. Além disso, os felinos são bem territorialistas e ter mais de uma em casa evita brigas. Mesmo assim, independente do número, o importante é manter o espaço do gato bem limpo.
Redação: Victor Viana