Quem tem bichano ou está pensando em adotar um, provavelmente já deve ter ouvido falar da caixa de areia para gatos. Os felinos são extremamente higiênicos, principalmente quando o assunto é o lugar onde fazem suas necessidades. Por conta disso, é normal se questionar sobre a frequência da limpeza da caixa de areia. Para quem é gateiro de primeira viagem e acha que essa é uma atividade difícil, pode ficar tranquilo porque não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, para quem quer saber como limpar a caixa de areia do gato, listamos algumas dicas importantes!

Como cuidar da caixa de areia do gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos são animais muito higiênicos e logo se incomodam se a caixa de areia começa a acumular fezes e urina. Mas, na verdade, o próprio tutor também acaba se incomodando por conta do forte odor que vai acumulando perto da área onde fica a caixa. Por isso que, mesmo superficialmente, é importante ter a regularidade de limpar o “banheiro” do gato todos os dias, pelo menos para retirar os torrões que se formam junto com a areia. Mas, para limpar a caixa de areia do seu gato, não basta apenas ter força de vontade. Alguns materiais também são importantes para concluir essa tarefa.

A pá para caixa de areia é um item fundamental para a limpeza. Por mais que seja possível improvisar e pegar os torrões com qualquer outra pá ou até mesmo com um saco enrolado na mão, a específica para esse tipo de atividade é importante por ser vazada e assim deixar cair aquela areia que não grudou na urina ou fezes do pet. Essa também é uma ótima forma de não desperdiçar areia.

Não é uma obrigação, mas existem opções de caixa de areia para gatos com peneira que facilitam muito mais o processo de limpeza. Em vez de catar com a pá as necessidades do pet, basta passar a areia de uma caixa para a outra - são necessárias duas nesse caso - usando a peneira. Dessa forma todos os torrões ficam e só é preciso jogar fora. Mesmo assim, é importante destacar que essas dicas são para as limpezas diárias e mais superficiais. O momento de trocar toda a areia pede uma higienização mais aprofundada.


O material escolhido para a caixa de areia do gato influencia a frequência da limpeza
O material escolhido para a caixa de areia do gato influencia a frequência da limpeza

Caixa de areia: como limpar completamente?

Superficialmente, a caixa de areia deve ser limpa de uma a duas vezes por dia. Porém, mesmo limpando diariamente, chega uma hora em que toda a areia deverá ser jogada fora. Antes de falar sobre a frequência que a caixa deve ser totalmente trocada, é preciso comentar sobre o tipo de areia escolhido. Para facilitar o processo de limpeza, é possível escolher preenchimentos mais duráveis e também de maior absorção.

Entre os principais tipos de areia para gato, temos a areia comum. Apesar de mais econômica e prática, não inibe tantos os odores. Ou seja, precisa ser trocada com uma certa frequência, pelo menos uma vez por semana. Já a areia granulada é mais eficiente na inibição dos odores. Então, neste caso, é possível ficar até mais de uma semana sem trocar a caixa. Mas, quando o assunto é absorção de qualidade, a areia sílica é a indicada. Mesmo custando um pouco mais, absorve muito bem e inibe muito mais odor das urinas e fezes do que as outras citadas anteriormente. Para completar, é possível ficar até duas semanas sem trocar a caixa de areia. Existe ainda o granulado de madeira para gatos, que além de render bastante, é uma opção sustentável.

De qualquer forma, uma hora o tutor terá que substituir toda a areia da caixa. Ou seja, tudo vai para o lixo. Para facilitar esse processo, existem saquinhos higiênicos específicos para as caixas. Antes da areia, basta colocá-los no fundo do recipiente e na hora da troca basta puxar, dar um nó e colocar direto na lixeira. Depois disso, o procedimento é aquele que todo mundo conhece: jogar bastante água e lavar com detergente neutro - evite sabões com cheiros muito fortes. Enxágue muito, seque bem, coloque a areia de volta e deixe a caixa de areia no mesmo lugar de sempre.

Caixa de areia para gatos: qual a melhor forma de manter?

Além de limpar a caixa de areia do gato regularmente, veterinários também recomendam que sempre haja uma caixa a mais em relação ao número de gatos. Ou seja, para quem tem três bichanos em casa, o indicado é que haja quatro caixas na residência, principalmente para quem passa muito tempo na rua. Além disso, os felinos são bem territorialistas e ter mais de uma em casa evita brigas. Mesmo assim, independente do número, o importante é manter o espaço do gato bem limpo.

Redação: Victor Viana