Uma situação mais comum do que se pensa é encontrar um gato com verme. Até mesmo os bichanos que não têm o hábito de sair de casa com frequência podem acabar desenvolvendo esse tipo de problema, pois os ovos desses parasitas podem ser facilmente transportados para dentro de casa em sapatos e roupas. Além disso, se o seu gatinho tem mania de comer outros bichinhos, como insetos ou roedores, ele também fica mais vulnerável aos vermes em gatos. Portanto, é importante saber quais são os tipos de vermes de gato mais comuns e como eles podem afetar a saúde dos felinos. Para maiores esclarecimentos, preparamos uma matéria com o que você precisa saber sobre o assunto.
Vermes em gatos: saiba quais são os tipos mais comuns nos felinos
Poucas pessoas sabem, mas esses parasitas são classificados em dois tipos: o grupo dos vermes redondos e outro dos vermes chatos. Para entender como cada um deles se manifesta no organismo do felino, nós explicamos a seguir:
• Verme de gato redondo: São parasitas intestinais que têm o formato cilíndrico e possuem uma pele firme e elástica. Eles costumam se alimentar do que o animal ingere e formam bolas, podendo causar desnutrição, obstrução intestinal e vários problemas digestivos. Dentre os mais comuns, destacam-se o Ancylostoma spp, que causa ancilostomose, o Toxocara spp, que causa a toxocaríase e o Dirofilaria immitis, também chamado de verme do coração e que causa a dirofilariose felina.
• Verme de gato chato: Este é um outro grupo de parasitas, e que também podem levar o nome de vermes de fita porque eles são bem achatados e têm uma aparência semelhante à de uma fita. Assim como o verme de gato redondo, esse tipo de parasita também pode causar problemas intestinais nos felinos doentes. A principal forma de transmissão é por meio da ingestão de um hospedeiro, como pulgas e outros animais infectados.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Gato com verme: como identificar se o bichano foi infectado?
Se o seu peludinho estiver com algum problema de verme, não vai ser muito difícil de perceber. Geralmente, os vermes em gatos vêm acompanhados de uma série de sintomas que podem ser facilmente identificados pelo tutor, principalmente para aqueles que costumam prestar atenção em absolutamente tudo relacionado ao comportamento e saúde do gato. Episódios de vômito e diarreia, por exemplo, são bastante comuns de acontecer nessas situações. Além disso, o gato pode apresentar perda de peso repentina mesmo que ele continue se alimentando bem, pois o verme ataca diretamente o trato digestório desses animais e se alimenta do que ele come. Sangue nas fezes e inchaço do abdômen também podem ser observados em alguns casos.
Tratamento para o gato com verme deve ser indicado pelo veterinário
Ao identificar um ou mais sintomas de vermes em gatos, não esqueça de procurar a ajuda de um profissional para que o diagnóstico correto seja feito. Somente o médico veterinário do pet poderá indicar o melhor tipo de tratamento e o remédio de verme para gatos mais adequado para a situação. Mesmo que existam várias opções de medicamentos que podem ser facilmente encontradas nos pet shops, em hipótese nenhuma tente auto medicar seu animal de estimação, porque isso pode trazer complicações para o bichano. No mais, vale investir na prevenção para seu amigo não sofrer com esses parasitas: a vermifugação é uma ótima medida preventiva nesse caso.
Redação: Juliana Melo
