Você já deve ter ouvido falar de alguma raça de cachorro farejador que atua como policial. Ou então, cães de trabalho que servem como cão-guia. Todo mundo sabe que os cachorros são animais bastante espirituosos e que adoram pular, brincar e colher. Mas, assim como os humanos, algumas raças de cães também são usadas para trabalhar. Existem profissões comuns para determinados tipos de cães: raça de cachorro policial, raça de cão farejador, guarda, terapeuta, acompanhante de PCD, guia, entre outras. Para saber quais são os cães mais usados para exercer essas funções, preparamos uma matéria especial para você. Confira! 

Cães de trabalho: o que fazem e quando começam a trabalhar?

Antigamente, era comum que raças de cachorro ajudassem humanos em tarefas do cotidiano. Raças de cães farejadores, por exemplo, eram ótimos em caçadas e atividades de pastoreio. Hoje em dia, mesmo que a maioria dos cães vivam como nossos bichinhos de estimação dentro de casa, ainda podem ajudar - e muito - em certos tipos de trabalho. Cachorros usados pela polícia, por exemplo, são muito comuns, pois possuem instintos e habilidades excepcionais para a profissão. Eles ajudam a imobilizar suspeitos, realizar revistas, farejar drogas e muitas outras atividades. Cães de trabalho como guia, por sua vez, atuam como acompanhantes de pessoas com deficiência, muito comum para deficientes visuais. Já os cães de trabalho de pet-terapia ajudam pessoas no tratamento de doenças e que estão precisando de apoio psicológico. Um cãozinho pode realmente melhorar o dia!

Mas não pense que basta ter instinto! Cães de trabalho precisam de treinamento antes de atuar. Mesmo que algumas raças de cães sejam naturalmente boas em determinadas profissões, precisam ser bem treinadas. Assim, para se tornar um cachorro policial, raça passa por todo um treinamento antes de dar início aos trabalhos - e enquanto está na ativa também! A idade que os cães de trabalho podem começar a atuar varia. Para um cachorro policial, raça costuma iniciar o treinamento desde filhote, por volta dos quatro meses. Começa como um adestramento mais simples e vai se tornando mais específico, com truques para imobilizar, saltar de locais altos e até mesmo se acostumar com barulhos altos. Além disso, os cães de trabalho também se aposentam! Para um cachorro de policial, raça costuma trabalhar por 8 anos. Cães guias e de terapia também começam a atuar desde cedo e, assim como um cachorro da raça policial, se aposentam por volta do mesmo período. Quer saber quais são os cães que possuem essas profissões? Confira agora!

1) Cachorro policial: raça Doberman está sempre alerta 

 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


O Doberman é uma ótima raça de cachorro policial por sua personalidade obediente e atenta
O Doberman é uma ótima raça de cachorro policial por sua personalidade obediente e atenta

Quando o assunto é segurança e cachorro policial, raça Doberman é uma das preferidas. Ele é uma boa raça de cachorro farejador, além de estar sempre atento a tudo que acontece em volta. Por isso, costuma ser uma das raças de cachorro policial preferidas para utilizar em situações de resgate pela polícia e bombeiros. Oinstinto protetor do cachorro Doberman, combinado com a sua lealdade e obediência, o tornam o cachorro ideal para a função de cão de guarda. Entretanto, vale lembrar que é preciso treinar essa raça de cão farejador muito bem para o trabalho, já que, por ser extremamente protetor, sem o treinamento adequado ele pode acabar atacando estranhos sem querer. 

2) Pastor Alemão é uma raça de cachorro farejador perfeita para atuar na polícia


Pastor Alemão: a raça de cachorro farejador é ideal para acompanhar policiais
Pastor Alemão: a raça de cachorro farejador é ideal para acompanhar policiais

É muito comum se deparar com policiais acompanhados da raça de cachorro policial Pastor Alemão em diversas situações. Seja para fiscalizar locais como aeroportos e rodoviárias, seja para atuar em operações de resgate: esse tipo de animal é ideal para trabalhar ao lado de policiais. O Pastor Alemão é uma ótima raça de cão farejador, o que ajuda bastante na busca por drogas, por exemplo. Além disso, por ser muito obediente, não é uma tarefa difícil treinar o Pastor Alemão para ser um cachorro de polícia. Raça compreende com facilidade os ensinamentos e é muito competente no que faz. Mas é importante ter em mente que o treinamento para ser uma raça de cachorro policial precisa acontecer desde o início da sua vida. 

3) O Pastor Belga é uma das raças de cachorro policial mais completas


Um completo cachorro policial, raça Pastor Belga é farejadora, obediente e forte
Um completo cachorro policial, raça Pastor Belga é farejadora, obediente e forte

O Pastor Belga é uma das raças de cachorro policial mais comuns que existem porque se adapta às mais diversas situações. É uma raça de cachorro farejador nato, o que o faz perfeito para farejar drogas e outras substâncias. Também tem porte atlético e forte, que o torna resistente e habilidoso em situações que requerem essas características físicas, como imobilização de suspeitos. Além disso, o Pastor Belga é protetor e muito inteligente. Isso faz com que seja uma raça de cachorro policial completa, pois é extremamente atencioso a detalhes e percebe tudo ao redor, sendo assim habilidoso em patrulha, detecção e até mesmo em resgates. Ou seja, é sem dúvidas um cachorro da raça policial nato! 

4) O Rottweiler é um cachorro da raça policial corajoso e disciplinado


O Rottweiler é uma raça de cachorro policial que não mede esforços para ajudar
O Rottweiler é uma raça de cachorro policial que não mede esforços para ajudar

Muitas pessoas acham que o Rottweiler é um cão com temperamento agressivo e que parte para cima das pessoas, mas não é bem assim. Ele possui, na verdade, um temperamento dócil e apegado a quem gosta, mas é protetor quando precisa. Esses são uns dos motivos que o fazem ser um bom cachorro policial. Raça faz de tudo para defender o que vê como perigo e, por isso, está disposta a ajudar a polícia. Basta ter um bom treinamento, o que não é um problema, já que obediência faz parte da raça. Cachorro policial precisa de disciplina e isso o Rottweiler tem de sobra. Também é inteligente e corajoso, perfeito para cães de trabalho de guarda. Além disso tudo, é uma ótima raça de cão farejador e seu porte musculoso e forte é mais uma qualidade no trabalho policial. 

5) Labrador policial? Raça pode atuar na polícia, mas também é ótimo como guia ou terapeuta


Labrador policial, terapeuta ou guia: a raça está sempre pronta para ajudar
Labrador policial, terapeuta ou guia: a raça está sempre pronta para ajudar

Ter um cãozinho do nosso lado nos momentos difíceis pode funcionar como uma verdadeira terapia. Para isso, existem raças - como a do Labrador - que são excelentes para fazer companhia a quem precisa. Esses cães de trabalho tanto podem servir como cão-guia para pacientes com deficiência visual, como também podem ajudar a aliviar o estresse e a tensão de quem está passando por algum tipo de tratamento mais invasivo ou tem alguma grave doença. O Labrador é um cachorro muito calmo, amigável e cuidadoso, por isso é uma das raças mais recomendadas para a função de terapeuta ou cão-guia.

Por outro lado, o Labrador policial também é uma realidade! Por ser um cãozinho tão alegre e brincalhão, pode ser difícil imaginá-lo com a polícia. Mas a verdade é que se trata de uma das raças de cães farejadores. Assim, o cão polícia Labrador Retriever não costuma estar em combate, mas atua farejando substâncias (como drogas e bombas) e como guarda, além de resgates. Lembre-se que o cão polícia Labrador Retriever tem porte grande, é leal e muito ativo, o que o torna ótimo na profissão. 

6) Outra opção de cães de trabalho para terapia e guia são os da raça Golden Retriever


Golden Retriever também é uma raça de cães de trabalho que pode atuar como terapeuta
Golden Retriever também é uma raça de cães de trabalho que pode atuar como terapeuta

Além do Labrador, outra raça de cães de trabalho que pode ser utilizada como cão terapeuta ou cão-guia é a do Golden Retriever. Ao contrário dos anteriores, não costuma ser uma raça de cachorro policial. Seu talento está em ajudar as pessoas de outra forma. Esses cachorros são bastante calmos e, com o treinamento certo desde cedo, eles podem servir como os “olhos” de pessoas com deficiência visual, já que são capazes de auxiliar nos trajetos e indicar obstáculos a serem desviados, por exemplo. Além disso, eles são muito carinhosos e conseguem confortar o coração de pacientes que estão passando por algum momento difícil. 

7) Bernese Mountain são cães de trabalho multifuncionais


O Bernese Mountain é uma raça de cães de trabalho ótima para fazendas pois realiza várias tarefas
O Bernese Mountain é uma raça de cães de trabalho ótima para fazendas pois realiza várias tarefas

O Bernese Mountain, também conhecido como Boiadeiro Bernês, é uma das raças de cães considerada multifuncional, isto é, ele pode desempenhar várias funções diferentes. Criado inicialmente para cuidar de grandes fazendas, os cães de trabalho Bernese Mountain podem trabalhar tanto como guarda da propriedade quanto como pastor de gado, garantindo que vacas, ovelhas e outros animais fiquem a salvo no campo. Além disso, outra tarefa bastante comum na rotina desse cão é puxar pequenas carroças carregadas de leite. Os Bernese Mountain são ótimos cães de trabalho de pastoreio por serem extremamente obedientes e disciplinados, além de aprenderem truques com facilidade e se darem bem com pessoas. Somado a isso, seu tamanho grande e energia de sobra o fazem perfeito para esse trabalho que requer força e disposição.

8) Cães de trabalho de pastoreio: o Border Collie é o mais indicado para a função


O Border Collie é uma raça de cães de pastoreio muito utilizada para cuidar de rebanhos
O Border Collie é uma raça de cães de pastoreio muito utilizada para cuidar de rebanhos

Assim como o Bernese Mountain, outra raça de cães que pode ser utilizada como cachorro pastoreio é o Border Collie. É considerada a raça de cães mais inteligente que existe e, por isso, consegue aprender comandos com tanta facilidade. Com essa inteligência notável, os cachorros dessa raça têm uma habilidade e tanto com rebanhos: eles são excelentes para conduzir os outros animais sem estressá-los e sem causar nenhum tipo de confusão. Ou seja, conseguem intimidar sem nem dar um latido, fazendo com que todos obedeçam. A agilidade e perspicácia desse cãozinho é realmente surpreendente! 

9) Pit Bull é cachorro policial? Raça pode se tornar tão dócil que serve até para ser terapeuta


O Pit Bull é uma raça de cães de trabalho terapêutico perfeita para quem precisa de apoio
O Pit Bull é uma raça de cães de trabalho terapêutico perfeita para quem precisa de apoio

Muitas pessoas podem achar que raça de cachorro policial é a melhor definição de trabalho para o American Pit Bull Terrier. Mas ao contrário do que pensam, ele não é um cachorro policial: raça confia muito nos humanos e nem costuma latir muito para avisar perigos. Essa raça de cães, porém, realmente trabalha ajudando pessoas mas de uma forma bem diferente: são cães terapeutas. Existe um grande estereótipo de que o Pit Bull é agressivo e bruto e, por isso, nunca poderia ter uma “profissão” que requer tanta tranquilidade. Mas a verdade é que isso é um preconceito antigo, muito relacionado com seu porte grande e forte e pelas rinhas de animais em que eram colocados para brigar.

Para checar a isso, o Pitbull precisa de uma criação muito delicada. Quando bem treinados e tratados com amor, o Pit Bull é uma raça de cães dócil. Ele é um dos melhores cães de trabalho terapêutico, pois serve como um ótimo apoio emocional para quem precisa de ajuda psicológica ou está passando por um tratamento. Não é à toa que era uma das raças de cães que mais faziam companhia aos soldados na Segunda Guerra Mundial.

10) São Bernardo é uma exímia raça de cão farejador perfeito para resgates 


São Bernardo é um dos cães de trabalho de resgate mais famosos que existem
São Bernardo é um dos cães de trabalho de resgate mais famosos que existem

Os cachorros da raça São Bernardo são, talvez, os cães de trabalho de resgate mais conhecidos que existem. É muito comum ver em filmes de cachorros um São Bernardo salvando uma criança ou seu tutor - e isso é normal na vida real também. O São Bernardo é uma raça de cachorro farejador nato, com olfato tão apurado capaz de encontrar pessoas soterradas bem abaixo do chão. Protetor e obediente, é uma raça de cães que faz de tudo para terminar sua missão da melhor maneira possível, sempre tentando manter a calma, já que possui um temperamento tranquilo. Assim, sua personalidade aliada à habilidade da raça de cão farejador o torna perfeito para trabalhar no resgate.

11) O pequeno Corgi está entre os cães de trabalho terapêutico


O Corgi é um dos cães de trabalho terapêutico ideais para pessoas de qualquer idade
O Corgi é um dos cães de trabalho terapêutico ideais para pessoas de qualquer idade

O Corgi é uma das melhores raças de cães para quem está passando por um momento emocional difícil. Ele tem um temperamento afetuoso e focado, dando toda a atenção necessária a quem precisa. O Corgi é uma das raças de cães protetores, mas não costuma criar caso: apenas fica atento para deixar o ambiente livre de problemas. É um cãozinho de companhia que ama estar com seu tutor, mas ao mesmo tempo gosta de se mexer - por isso é tão bom para fazer pessoas com depressão se levantarem da cama! Obediente, calmo e compreensivo, o Corgi é um grande amigo para idosos e pessoas com deficiências. Todas essas qualidades fazem o Corgi ser um dos cães de trabalho terapêutico mais benéficos para as pessoas. Sem dúvidas, ele consegue ajudar quem quer que seja, desde crianças até os mais velhos. 

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 16/03/2020

Atualizada em: 28/09/2021