O instinto protetor é algo que faz parte da personalidade de muitas raças de cachorro. Esse temperamento pode ser muito útil, afinal de contas, você poderá contar com seu melhor amigo de quatro patas para te defender e avisar quando algo estiver errado. É preciso ter em mente também que, apesar de rosnar, latir e tentar afastar uma pessoa de perto do tutor, um cachorro protetor nunca faz isso sem motivo. No entanto, é fundamental que o animal passe por um treinamento adequado ainda nos primeiros meses de vida para não se tornar um cachorro agressivo. Assim, ele vai conseguir identificar potenciais perigos e saber exatamente como agir. Algumas raças de cachorro têm essa característica muito mais acentuada, o que demanda um cuidado maior ainda.

1) Pastor Alemão é um dos cachorros mais protetores que você pode ter


O Pator Alemão tem o instinto protetor bastante aguçado
O Pator Alemão tem o instinto protetor bastante aguçado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando falamos de cachorro protetor, é impossível não mencionar o Pastor Alemão. Ele simplesmente é um dos animais mais companheiros que existe, além de ser dono de uma personalidade forte que deixará ele sempre em alerta para proteger a família. Essa raça de cachorro grande é muito apegada ao dono, mas pode ter um comportamento territorialista e costuma não se dar muito bem com outros animais. Mesmo com essa fama de durão, o Pastor Alemão é um companheiro incrível que se dá muito bem com crianças e costuma ser carinhoso com aqueles que conhece.

2) Rottweiler é um exemplo de cachorro leal e protetor


O instinto protetor do Rottweiller é uma das suas características mais marcantes
O instinto protetor do Rottweiller é uma das suas características mais marcantes

Uma das principais curiosidades sobre Rottweiler é que a raça carrega uma fama injusta de agressividade. Apesar de ser um cachorro muito recomendado como cão-de-guarda, o comportamento e temperamento do cachorro Rottweiler estará ligado principalmente à sua criação. Quando esse animal é socializado desde cedo e recebe os estímulos corretos, ele tem tudo para ser um cachorro carinhoso, fiel e ligado à família. Com o treinamento adequado, ele vai saber exatamente quando colocar seu instinto protetor em ação.

3) Instinto protetor é uma das principais características do Doberman


Doberman: esse cachorro de porte grande não hesita em defender sua família
Doberman: esse cachorro de porte grande não hesita em defender sua família

Proteção é o segundo nome da raça Doberman. Não é à toa que essa raça é uma das mais escolhidas quando se trata de resgate ou escolta policial. Mas por trás desse jeito durão, ainda existe um cachorro muito fiel, dócil e carinhoso com quem ama. O Doberman só ativa seu instinto de defesa quando se sente ameaçado ou quando percebe algum perigo ao seu dono.

4) O Pinscher prova que tamanho não é documento


O cachorro Pinscher é um exemplo de coragem e mostra que um cachorro pequeno também pode ser protetor
O cachorro Pinscher é um exemplo de coragem e mostra que um cachorro pequeno também pode ser protetor

Se o cachorro Pinscher sentir que o seu tutor está em perigo, ele não vai hesitar em avançar em cachorros maiores ou pessoas estranhas. Esse animal mostra que tamanho não é requisito para ser um cachorro protetor. Além disso, o Pinscher é territorialista e não gosta de ter seu espaço invadido. Mesmo com essa personalidade forte, ele não deixará de ser carinhoso e amigável com quem ama.

5) Schnauzer é um cachorro corajoso e que sempre vai te proteger


O Schnauzer é um doguinho que não mede esforços para proteger seu dono
O Schnauzer é um doguinho que não mede esforços para proteger seu dono

Antigamente o cachorro Schnauzer era utilizado como cão de caça, o que contribuiu para a formação de sua personalidade territorialista e desconfiada. Essa raça de cachorro tem um instinto protetor muito aguçado que o deixa sempre atento ao que está acontecendo ao redor. O Schnauzer é corajoso e sempre indicará se existe algum tipo de perigo com a casa ou com a família. A socialização e o adestramento são essenciais para que o cachorro dessa raça só coloque essa característica em prática quando necessário.

Redação: Hyago Bandeira