cinomose canina é, sem dúvidas, uma das doenças mais graves que podem atingir os cães. Causada por um vírus, é extremamente contagiosa e pode levar à morte em pouco tempo. O que faz a cinomose canina ser considerada tão perigosa é o fato da doença ter diferentes fases que vão debilitando gradualmente o organismo do animal. Desde a fase inicial até a fase terminal da cinomose, vários sistemas são afetados. Quando são curados, frequentemente a cinomose deixa sequelas por toda a vida do animal. O Patas da Casa te explica quais são as 5 fases da cinomose em cachorro e quais são os sintomas apresentados em cada uma delas. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem 5 fases da cinomose canina

Antes de tudo, é importante entender que cada cachorro tem um organismo único. A cinomose canina pode se manifestar de uma maneira diferente em cada cão. Existem 5 fases da cinomose, mas não necessariamente elas acontecem na mesma ordem. Além disso, nem sempre o cão vai apresentar sintomas comuns a todas elas. A única exceção é a fase neurológica, que sempre será a fase terminal da cinomose.

1ª fase da cinomose canina: fase oftálmica

Existem vários estágios da cinomose. Fase inicial é conhecida como a oftálmica, que recebe esse nome por ter como característica principal o surgimento de secreções nos olhos e casos de conjuntivite canina que podem ser graves. Por serem sintomas comuns a outras doenças, é difícil perceber de início que se trata de uma cinomose canina, dificultando um diagnóstico rápido.

2ª fase da cinomose canina: fase respiratória

Logo depois vem a segunda fase da cinomose. Nesse momento, a fase inicial se mistura com a fase respiratória e aparecem secreções nasais, tosse, cachorro com febre, cansaço e dificuldade de respirar, Durante essa fase da cinomose canina, os sintomas podem se agravar e levar a quadros graves de pneumonia no cachorro. O animal vai ficando cada vez mais cansado e apático. Com esses sinais, é importante que o tutor leve o animal ao veterinário logo para evitar as outras fases da cinomose.

3ª fase da cinomose canina: fase tegumentar 

Na fase tegumentar da cinomose canina, os sintomas físicos começam a ficar mais evidentes. Normalmente, é nesse momento que o tutor passa a se preocupar mais, já que os sintomas vão além dos respiratórios (que podem ser confundidos com uma gripe). Durante essa fase da cinomose canina, o cão apresenta pústulas abdominais (bolinhas com pus na pele). Além disso, é possível ver hiperqueratose dos coxins das patas, que é caracterizado pela pele ressecada e descamando no local. 

 

cinomose canina: cachorro deitado

4ª fase da cinomose canina: fase digestiva

 

Conforme a cinomose canina avança, outros sistemas do corpo vão sendo afetados. Depois da fase tegumentar, é a vez do sistema digestivo do cachorro sofrer as consequências. Na fase digestiva da cinomose canina, os sintomas mais comuns são vômito, diarreia, dores no abdômen e falta de apetite, além de fraqueza. Esses sinais podem até começar de maneira mais leve, mas vão se agravando. O animal pode ficar desidratado por conta dos vômitos e diarreia em excesso. 

5ª fase da cinomose canina: fase neurológica 

A fase terminal da cinomose, e também a mais grave, é o estágio neurológico. Nesse momento, a doença está muito avançada, a ponto de afetar o sistema nervoso do cachorro e comprometer suas funções motoras. Na fase terminal, cinomose é extremamente grave e pode deixar sequelas. Os sintomas mais comuns são: contrações involuntárias, tremores, dificuldades motoras, paralisia de membros e mudanças de comportamento. 

Quanto tempo dura a fase neurológica da cinomose? 

Nas outras fases da cinomose, os sintomas podem ser mais brandos e, por isso, alguns tutores não percebem a gravidade. Já quando entra na fase terminal, cinomose passa a ser muito mais grave e, por isso, muitos pais e mães de pet só percebem a doença nesse momento. Assim, é bem comum que o animal sofra com sequelas ao chegar nesse nível. Elas são uma consequência do desgaste que a cinomose canina causa na bainha de mielina, que é a capa de proteção dos neurônios. A bainha fica destruída, o que dá margem ao aparecimento de sequelas como:

  • Paralisia dos membros

  • Convulsões frequentes

  • Tiques nervosos

  • Andar desgovernado

Por isso, é difícil definir quanto tempo dura a fase neurológica da cinomose. Se o animal começar o tratamento antes de atingir esse nível, não terá sequelas. Mas, caso o tratamento só inicie depois que os danos neurológicos já se instauraram, a fase neurológica pode durar muito tempo, com alta probabilidade de deixar sequelas pelo resto da vida. A cinomose canina é mais comum em filhotes não vacinados, mas também pode atingir idosos que não estão devidamente imunizados. A vacina v10, que requer a aplicação de três doses na primeira vez e reforço anual, é a principal forma de prevenir a cinomose no cachorro. 

Redação: Maria Luísa Pimenta