Alguns pets se sentem tão à vontade de dominam cada cantinho da casa. É o caso daqueles cachorros que amam dormir na cama do dono (praticamente abraçados com o humano). Apesar do comportamento revelar certa falta de limite de espaço, quem resisti dormir de conchinha com um doguinho? Muitas vezes, o ato de dormir com o dono é apenas uma demonstração de afeto do animal pelos tutores. Mas será que alguma raça de cachorro costuma gostar mais de dormir na cama do dono do que outras? O Patas da Casa foi atrás dessa resposta e listou os cãezinhos que mais manifestam esse comportamento e a explicação para isso. Veja o que descobrimos!

O Dálmata gosta de ficar com os tutores até na hora de dormir


O cachorro Dálmata costuma ser muito ligado aos pais humanos, por isso se sentirá melhor domrindo junto de seus tutores
O cachorro Dálmata costuma ser muito ligado aos pais humanos, por isso se sentirá melhor domrindo junto de seus tutores

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro Dálmata é muito ligado aos seus pais humanos. Por isso, estar com os tutores na hora de dormir fará com que se sinta mais seguro. Caso você não goste de dormir com o cachorro, você pode colocar a caminha do Dálmata perto da sua. Assim, estará demonstrando para ele o quanto o ama e gosta de sua companhia. Apesar da raça de cachorro ter a personalidade forte (e por isso pode ser um pouco teimosa), ele pode ser bem ligado à família. Para garantir que o animal seja educado e obediente, a socialização e adestramento são indicados desde cedo.

O Lhasa Apso sempre vai preferir a cama do dono


O Lhasa Apso é um cachorro que faz de tudo para tudo para agradar seu dono
O Lhasa Apso é um cachorro que faz de tudo para tudo para agradar seu dono

Pensa em um cachorrinho manhoso! O Lhasa Apso não costuma ser obcecado por colo, mas ama dormir com o dono. É por isso que muitos deles acabam deixando a própria caminha de lado para se aconchegar ao lado do seu "humano de estimação". É claro que nem sempre será assim, pois cada cãozinho é único e isso pode variar de animal para animal, mas o cachorro Lhasa é conhecido por ser muito carinhoso. A determinação para sempre agradar pode até mesmo deixá-lo protetor demais com a família.

Pug é um cachorro de companhia que não dispensa a cama do dono


O Pug costuma dormir mais que as outras raças e a companhia do dono é apreciada nesse momento
O Pug costuma dormir mais que as outras raças e a companhia do dono é apreciada nesse momento

A melhor definição para o Pug é ser um excelente cão de companhia. Eles são extremamente apegados aos donos e vão adorar dormir na mesma cama que eles. Além de tudo isso, o Pug adora ficar no colo. Mas cuidado, pois por ser um cão de porte pequeno e ser braquicefálico, deve-se ter cuidado para não sufocar o Pug na hora do sono.

O Dachshund ama descansar pertinho do dono


O cachorro Dachshund é muito enérgico e vai adorar a sua companhia na hora de descansar
O cachorro Dachshund é muito enérgico e vai adorar a sua companhia na hora de descansar

Sendo popularmente chamado de cachorro salsicha, o Dachshund é dono de um temperamento dócil. Esses cachorros são muito amigáveis e apaixonados pelos seus donos. Por isso, o Dachshund vai amar dormir juntinho de você. É muito difícil ver um Dachshund nervoso ou agressivo, até mesmo com estranhos. Esse cão será um ótimo companheiro e gostará sempre de ter a família por perto. 

Golden Retriever é o cachorro ideal para dormir abraçadinho


A raça de cachorro Golden Retrievier ama dormir na cama dos donos
A raça de cachorro Golden Retrievier ama dormir na cama dos donos

Por ser companheiro, afetuoso e carinhoso, o Golden Retriever não dispensa dormir coladinho com o dono. Os animais dessa raça possuem um excelente temperamento e são muito inteligentes. O Golden Retriever é sociável, late pouco, gosta de brincar, passear e geralmente se relaciona bem com outros animais e crianças. Esse cãozinho é um ótimo candidato para ser seu companheiro de vida.

O Shih Tzu não dispensa um cafuné do dono


Além de dormir ao lado do dono, o cachorro Shih tzu adora receber um cafuné na hora da soneca
Além de dormir ao lado do dono, o cachorro Shih tzu adora receber um cafuné na hora da soneca

O Shih Tzu ama dividir momentos com a família, seja na hora das refeições ou quando vai dormir. Por isso, não dispensa dormir pertinho do dono. Além disso, adora receber cafunés.  É comum que os cachorros dessa raça também durmam encostados nos pés e nas pernas de seus tutores. O Shih Tzu é um cachorro bem sociável, se estimulado corretamente desde cedo, e bem carinhoso!

O cachorro Maltês está sempre buscando atenção


A raça de cachorro Maltês costuma acompanhar o ritmo dos tutores, inclusive na hora de dormir
A raça de cachorro Maltês costuma acompanhar o ritmo dos tutores, inclusive na hora de dormir

Pensa em um cachorro que adora se divertir e não vai dispensar a companhia do tutor nem mesmo na hora de dormir. Esse é o Maltês! Esse pequenino está sempre procurando por atenção, mas essa determinação em conseguir o que quer (no caso, muito carinho) pode se transformar em teimosia. Mas tudo isso pode ser resolvido com a imposição correta de limites desde cedo. 

Poodle é um cachorro amoroso e que ama dormir coladinho


O Poodle adora ficar encostadinho nos pés do tutor na hora de dormir
O Poodle adora ficar encostadinho nos pés do tutor na hora de dormir

Essa popular raça de cachorro conquistou o mundo justamente pelo seu comportamento afetuoso. O Poodle é um ótimo companheiro, muito inteligente e fiel aos seus tutores. Com todo esse amor, ele não vai pensar duas vezes antes de correr para a sua cama antes de dormir. Mesmo sendo considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo, o Poodle pode ser teimoso e latir muito se não for educado corretamente. 

Afinal, porque cachorro gosta de dormir com o dono?

Normalmente, o cãozinho procura o dono na hora de dormir porque considera ali um lugar confortável, quentinho e seguro para esse momento de mais "vulnerabilidade". Essa situação é ainda mais rotineira quando o cachorro ainda é filhote. Ao contrário do que muita gente pensa, dormir com cachorro não faz mal, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde e higiene do pet, mantendo ele com o banho em dia, limpando as patinhas depois do passeio e não deixar de atualizar vermífugo e antiparasitários. 

Muita gente fica com medo que o hábito de dormir com o dono deixe o cachorro mais dominante e possessivo. É importante educar o animal para que ele entenda que a cama é o espaço do dono. Caso o animal tente morder ou rosne quando você se mexe, corrija com firmeza para indicar que não pode fazer isso. Além disso, os cães costumam ser espaçosos e podem se movimentar muito durante à noite. Se esses comportamentos estiverem afetando a qualidade do seu sono, é melhor tirar o bichinho da cama. 

Redação: Hyago Bandeira