Gato

Pulga de gato: tudo que você precisa saber sobre a prevenção do parasita

Publicado - 26 Fevereiro 2024 - 17h19

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A pulga de gato é um problema que requer muita atenção, especialmente no verão, em que as pulgas e carrapatos são mais comuns. Mesmo que os felinos quase não saiam de casa, se ele convive com outros pets — como cachorros —, o risco é alto de ele contrair esses parasitas. As pulgas em gatos, embora sejam menos comuns em animais caseiros, sempre são um problema possível e que demanda atenção especial, principalmente quando o assunto é prevenção.

Caso o pet seja infectado, também é importante saber como acabar com pulgas em gatos. Por isso, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto: desde como os gatos pegam pulga, até como eliminar e evitar a pulga de gato.

Pulgas em gatos podem ser mais comuns nos meses mais quentes

Já parou para se questionar como é o ciclo de vida das pulgas e carrapatos? Dividido em quatro fases (ovo, larva, pupa e adulto), a maior parte da vida da pulga de gato acontece longe de um hospedeiro. Esses parasitas, na verdade, vivem escondidos em locais como gramados ou cantinhos como sofás, poltronas, camas, tapetes e frestas, enquanto se desenvolvem. É somente quando a pulga se torna adulta que ela volta a procurar um hospedeiro para se alimentar do sangue e continuar a reprodução. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O que poucas pessoas sabem é que a pulga em gato tende a ser mais comum no verão. Isso porque o clima úmido, aliado às altas temperaturas, aceleram o ciclo reprodutivo  e favorecem a proliferação destes parasitas. Como consequência, as infestações de pulgas em gatos e cachorros aumentam.

Como o gato pega pulga?

A pulga não é um problema exclusivo dos cães, como algumas pessoas podem pensar. Os felinos também estão vulneráveis a esses parasitas. O que acontece é que, com a criação indoor, boa parte dos gatinhos fica menos exposta a essas monstrinhas, principalmente se eles não convivem com outros animais (como cães).

De toda forma, a pulga de gato pode surgir a partir do contato com um ambiente ou animal infectado. Qualquer saída na rua — inclusive uma simples ida ao veterinário — pode ser suficiente para os bichanos contraírem esse parasita. Já para quem tem cachorro e gato em casa, o problema também pode ser recorrente se não houver nenhuma prevenção. Como os cachorros precisam passear e frequentam parques, praças e outros ambientes, podem acabar sofrendo com as pulgas e passá-las para o gato.

Quando o animal tem livre acesso às ruas, ou se o seu gato fugiu, também existe a chance de ele acabar desenvolvendo o problema. Por isso, é importante sempre fazer uma inspeção no corpo do seu amigo se ele sair de casa (ou tiver contato com outro pet que saiu).

gato se coçando
Pulga em gatos pode deixar o animal se coçando

Gato com pulga: o que fazer?

Uma dúvida muito comum quando o animal é infestado é como tirar pulga de gato. Idealmente, a primeira atitude a ser tomada é dar um banho no gato com produtos anti pulgas. Existem shampoos para gatos com essa finalidade, assim como sabonetes — mas é importante consultar um médico veterinário antes.

Além disso, um grande aliado é o remédio para pulga em gatos. Ele pode ser via oral em formato de comprimido. As pipetas, sprays e coleiras antipulgas também são indicadas para uso, eliminando os parasitas do corpo do animal e prevenindo novas infestações em intervalos determinados pela fabricante.

Pulga de gato pega em humano?

Pode acontecer de uma pulga de gato picar um ser humano, mas os humanos são considerados hospedeiros destes ectoparasitas. Quando acontece de uma pulga passar do gato para o dono, ela pode se alojar em ambientes quentes e úmidos, como axilas, atrás dos joelhos e na virilha. Coceira e incômodo são alguns sinais que indicam que uma pulga picou você.

6 opções de remédio para pulgas em gatos

A pulga de gato é, de fato, um grande problema para qualquer pai de pet. No entanto, existem algumas maneiras de se livrar dessas monstrinhas. Para quem procura um bom remédio para pulga em gatos, os mais eficientes e recomendados pelos médicos veterinários são:

  1. Comprimidos anti pulgas
  2. Spray anti pulgas
  3. Pipeta

Como medidas complementares, ainda se recomendam a coleira anti pulgas e o uso de produtos tópicos, como sabonetes e shampoos para gatos anti pulgas. Além dessas alternativas, também é possível apostar em um remédio caseiro para pulga de gato. Nesse caso, as opções são:

  1. Vinagre — Usar vinagre para matar pulgas de gato não funciona, mas o produto ajuda a remover os parasitas do corpo do pet. Ou seja, é uma solução temporária, e você deve ter um plano B para matar as pulgas em seguida.
  2. Vaselina — Usar vaselina ajuda a imobilizar as pulgas em gatos, o que facilita a remoção delas. Então quando estiver penteando a pelagem do animal e avistar uma pulga, basta colocar uma gota espessa do produto em cima da pulga e, em seguida, removê-la.
  3. Álcool — O processo é o mesmo que acontece com a vaselina. A forma como tirar pulga de gato nesse caso é só usar um cotonete embebido em álcool quando avisar a pulga no corpo do pet. Isso vai fazê-la adormecer, facilitando a eliminação dela.
pulga de gato
Saber como acabar com pulgas em gatos é dever do tutor

Além de eliminar a pulga de gato, é importante limpar o ambiente

Agora que você já sabe como acabar com pulgas em gatos, não esqueça dos cuidados com o ambiente. No caso das receitas caseiras, elas não matam a pulga, só ajudam na remoção do corpo do animal. Por isso, logo em seguida, o mais recomendado a se fazer é procurar formas de como matar pulgas dentro de casa. 

Algumas receitas úteis são:

  • Água com sal — Acrescente algumas colheres de sal em um balde com água. Em seguida, use um borrifador ou um paninho para passar a solução em todo o espaço da casa que o gato frequenta ou teve contato enquanto esteve contaminado. Atenção: esse produto é contraindicado para passar no corpo do pet, pois pode causar problemas na pele do gato.

  • Spray com limão — Para essa receita, basta colocar quatro limões cortados ao meio em uma panela com 500 mL de água e esperar ferver. Em seguida, deixe a mistura descansar por 12 horas, remova os limões e coloque a solução em um borrifador. Use para borrifar em todos os espaços da casa que o pet teve contato, inclusive os mais escondidos. Tenha somente um pouco de cuidado com excessos, pois esse é um cheiro que gatos odeiam.

Como prevenir a pulga em gato?

Não basta apenas esperar por uma infestação para procurar por remédio para pulga. Gato filhote ou adulto precisa ter uma série de cuidados preventivos. A administração de remédios antiparasitários de forma regular, por exemplo, é uma boa maneira de evitar o problema. Além disso, o uso de coleira anti pulgas para gatos também é bem eficiente — alguns fabricantes garantem a proteção do pet por até 8 meses.

Mais uma dica para não sofrer com a pulga de gato é saber como limpar o ambiente em que seu pet vive, e ter uma rotina de limpeza regular da casa. Outra dica importante é evitar o livre acesso do animal às ruas, o que, além de evitar pulgas, também evita uma série de doenças perigosas, acidentes e maus-tratos. Aposte sempre na criação indoor do seu felino, que é a maneira mais segura de criá-lo.

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Ver todas