Existe remédio caseiro para pulgas em gatos? De que maneira é possível acabar de vez com esses parasitas no ambiente? Como tirar pulga de gato? Perguntas como essas são comuns entre os pais e mães de pet que estão lidando com uma infestação em seus bichinhos. As pulgas são pequenos parasitas que se alojam na pele do animal e causam diversos sintomas como coceira intensa, cansaço, lambedura e até mesmo perda de pelo. Além disso, esse bichinho é vetor da popular doença da pulga em gatos (doença da arranhadura) e tantas outras. Ainda por cima, a pulga de gato pega em gente, podendo picar qualquer pessoa que entre em contato.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Deu para perceber que saber como acabar com pulgas em gatos é essencial, mas a tarefa pode ser complicada por conta do tamanho minúsculo do parasita, que dificulta sua visualização. Porém, com algumas dicas simples, é possível eliminar de vez o problema. O Patas da Casa te dá dicas de remédio caseiro para pulgas em gatos filhotes e adultos e explica quais são os medicamentos mais indicados pelos especialistas. Confira!

Escolha o remédio para pulga em gatos que mais se adequa ao seu animal

Após perceber os sinais de pulga em gatos, a primeira atitude que o tutor deve tomar é levar o pet para uma consulta veterinária. O especialista logo vai indicar o remédio para pulgas em gatos filhotes ou adultos mais eficiente e seguro para o seu animal. Hoje, existem diversas opções de medicamentos feitos para esse fim e que podem ser aplicados de diferentes maneiras. Dentre os tipos de remédio para pulga em gatos mais utilizados, podemos citar:

Comprimido: o remédio para pulga em gatos em formato de comprimido é um dos mais indicados, pois o animal só precisa ingerir o medicamento. O tutor deve saber como dar comprimido para gato da melhor forma possível.

Pipeta: esse remédio para pulga em gatos é um dos preferidos pelos tutores, pois é aplicado diretamente na pele, sem ingestão. Trata-se de um produto líquido que deve ser aplicado na nuca do animal. A pipeta vai matar as pulgas de gato ao entrar em contato com elas.

Coleira antipulgas: um dos métodos mais práticos, a coleira antipulgas para gatos deve ser colocada no pescoço do animal. Ao entrar em contato com a pele, libera uma substância que mata as pulguinhas. Costuma ser bem fácil de usar, mas alguns bichanos nãos e adaptam bem à presença da coleira em seu pescoço

Shampoos também são uma boa ideia de como acabar com pulgas em gatos

Outra maneira de como acabar com pulgas em gatos é a utilização de shampoos específicos para essa finalidade. Em pet shops, é possível encontrar diversas opções de shampoo para gatos que ajudam a matar as pulgas ao serem aplicados na pele, além de ajudar a prevenir que outros parasitas contaminem o pet por um certo período de tempo. Os gatos não têm o costume de tomar banho, pois conseguem se limpar sozinhos quando estão saudáveis. Por conta disso, eles podem estranhar e até mesmo resistir bastante ao uso do shampoo. Uma dica caso seu pet seja mais resistente é levar o bichano para tomar banho diretamente em um pet shop com um profissional especializado.

A citronela funciona como um remédio caseiro para pulga de gato

Muitos tutores buscam algum remédio caseiro para pulgas em gatos filhotes ou adultos como forma de combater os parasitas. Um dos exemplos mais populares é o óleo essencial de citronela, planta medicinal conhecida por sua capacidade de repelir insetos. Você pode misturar um pouco de citronela no shampoo antipulgas para potencializar seu efeito. Assim, você cria um remédio caseiro para pulga de gato de forma bem prática. Porém, é preciso ter atenção a um detalhe: a citronela não pode ser usada como remédio caseiro para pulgas em gatos filhotes, pois eles têm a pele mais sensível e podem sofrer com coceiras e irritações.


Um exemplo de remédio para pulga em gatos é a pipeta
Um exemplo de remédio para pulga em gatos é a pipeta

Vinagre de maçã: opção de remédio caseiro para pulgas em gatos funciona?

Ao pesquisar métodos de como acabar com pulgas em gatos caseiro, você com certeza vai se deparar com receitas utilizando vinagre. Mas afinal: pode usar vinagre para matar pulgas de gato? A verdade é que o vinagre não consegue matar as pulgas, carrapatos ou qualquer outro parasita. Porém, ele pode sim ser de grande ajuda. Você não vai usar o vinagre para matar pulgas de gato em si, mas sim para eliminá-las do corpo do animal. O cheiro forte do produto incomoda as pulgas que decidem sair da pele do animal. Isso quer dizer que o vinagre ajuda no processo de como tirar pulga de gato, mas não deve ser utilizado sozinho. Ainda será necessário utilizar outro remédio para pulga em gatos (caseiro ou não), além de uma limpeza completa no ambiente, já que o parasita sai do corpo do animal mas se mantém vivo em outros cantos da casa. Na hora de preparar seu remédio caseiro para pulga em gatos, prefira o vinagre de maçã.

Um ótimo método de como acabar com pulgas em gatos caseiro é usar água salgada no local contaminado

De nada adianta saber como tirar pulga de gato sem fazer uma higienização adequada do ambiente. Se o bichano foi contaminado, é muito provável que tenham pulguinhas escondidas em algum lugar da casa e, se elas não forem eliminadas, há um alto risco de acontecer uma nova infestação. Existem diversos tipos de pesticidas em pet shops que ajudam a acabar com as pulgas de gato no ambiente. Outra dica é contratar um serviço de dedetização para a casa. Já se você busca um remédio caseiro para pulga em gatos, a dica é a água salgada. Misture algumas colheres de sal em um balde de água. Coloque a mistura em um borrifador e aplique em todos os cantos da casa. A substância vai matar de vez os parasitas.

Vale ressaltar que a água salgada não é um remédio para matar pulgas em gato, mas sim para matar as pulgas no ambiente. Por isso, a solução não deve ser aplicada diretamente no corpo do animal, apenas nos cômodos da casa. O ideal é usar essa solução como forma de limpar o ambiente e outro remédio para pulga em gatos (caseiro ou não)  indicado para o corpo do pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes