Na hora de adotar um peludo de quatro patas, muita gente questiona quais raças de cachorro para apartamento são as mais indicadas? A verdade é que não há muita restrição, mesmo que o cão seja de porte grande. O que você precisa é organizar uma rotina que dê conta do gasto de energia do animal, já que raças maiores precisam de muito mais estímulos do que as pequenas. De toda forma, não há razões para não optar por um amigo grandão, já que conviver com eles só trará benefícios. Confira abaixo algumas raças de cachorro para apartamento e escolha o seu!
1) Labrador: o cachorro da família que te acompanha em qualquer lugar

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
O Labrador é um cachorro de raça grande bem clássico e comum de encontrar em qualquer lugar, principalmente áreas que têm muitos apartamentos. Não é por acaso, já que esse grande cãozinho se adapta muito bem a qualquer lugar. Por ser de uma raça dócil, que se dá bem com humanos e outros animais, os Labradores podem ser uma ótima escolha para quem mora em lugares menores. Basta oferecer um ambiente com bastante enriquecimento e investir nos passeios diários, pois é uma raça ativa que requer um bom gasto de energia.
2) Golden Retriever: peludo que se adapta bem ao apartamento, mas com certos cuidados

Esses “parentes” do Labrador são grandes, peludos e muito fofos. São cães bem tranquilos para criar em apartamento, mas como os outros, precisa de um gasto de energia diferente. O motivo, na verdade, é a maior probabilidade dos cachorros da raça em ter displasia coxofemural, um problema que causa muitas dores e incômodo. Por isso, não é ideal um Golden para atividades de corrida, já que o animal apresenta articulações mais frágeis. De toda forma, criar em apartamento é bem possível, basta lidar com o gasto de energia do animal com muitos passeios e brinquedos.
3) Husky Siberiano: um cãozinho independente mas que também gosta de companhia

O Husky Siberiano tem um temperamento tranquilo e se adapta bem em apartamentos. A única questão aqui é que são cães que, na maioria das vezes, não gostam de ficar sozinhos. Uma opção pode ser deixá-lo em uma creche caso precise se ausentar por muito tempo - ou, ainda, considerar ter outro animal para ser a companhia do seu Husky. Cachorros da raça valorizam a companhia de seus humanos e gostam de estar em família. Ou seja, estarão sempre por perto! Em um apartamento, claro, não terá muito para onde correr, mas isso não o impedirá de viver bem.
4) Chow Chow: é importante socializar e adaptar esse peludo ao apartamento

Você sabia que os Chow Chows são considerados uma das raças mais teimosas do mundo? Por isso, se você resolver ter um cão dessa raça em apartamento, é muito importante que ele passeie e seja socializado corretamente, caso contrário você terá um cão com problemas comportamentais. Com os estímulos corretos, são cães que vivem muito bem em apartamentos. Apesar da quantidade de pelo que essa raça possui, eles precisam passear, não importa se está muito calor ou muito frio. No caso de calor, prefira sair de casa cedinho ou no fim do dia, quando o sol não está muito quente. Não se esqueça de sempre checar o chão para evitar as queimaduras na patinha, ok?!
5) Vira-Lata: não importa o tamanho do seu apartamento, eles só querem amor

Cães que estão à espera de uma família, seja na rua ou em abrigos, só querem uma coisa: amor. Eles não se importam se o seu apartamento é uma quitinete ou um duplex, eles vão se adaptar perfeitamente a qualquer espaço que você possa ceder. O que você precisa fazer por eles - que, na verdade, precisa ser feito por todos os cães - é trabalhar a energia e a ansiedade do animal. Caso você não possa passear com o seu cão, já existem serviços de passeadores que vão na sua casa ou mesmo creches para passarem o dia. Vale a pena também investir em muitos brinquedos, principalmente aqueles que estimulam a inteligência, a independência e os sentidos do animal.
Quer adotar um cachorro? Raça grande requer planejamento!
Sabemos que cachorro de raça grande é a coisa mais linda do mundo. A única coisa que você precisa levar em consideração antes de adotar um é que, quanto maior o animal, maior o custo! Ração, remédios (que são oferecidos por peso) e serviços de banho e tosa costumam ser bem mais caros. Os brinquedos, principalmente os que são usados com fins de enriquecimento ambiental, também sofrem mudanças nos preços, já que são divididos nos tamanhos P, M e G. A mesma coisa vale para coleiras de passeio: quanto maior for o seu cãozinho, mais caro será o produto. O melhor é se planejar bastante e se certificar que poderá oferecer o melhor ao seu novo filho de quatro patas!
Redação: Júlia Cruz
