Comportamento

Por que os gatos ronronam? Saiba os motivos do barulho fofo dos felinos

Os motivos do por que gato ronrona vão desde felicidade e coforto até estresse e fome
Os motivos do por que gato ronrona vão desde felicidade e coforto até estresse e fome

Se você já se perguntou porque gato ronrona, talvez fique surpreso em saber que existem vários motivos e que o barulho pode funcionar até como calmante para humanos! Todo gateiro já deve ter escutado aquele barulho do gato gostosinho que ele emite de vez em quando. Normalmente, o ronronar do gato aparece quando eles estão recebendo carinho no nosso colo. Mas o gato ronronando alto também pode surgir quando estão sozinhos. Esse comportamento do gato fica ainda mais curioso porque o gato ronrona por motivos variados: pode ser tanto um ronronar de gato de satisfação quanto de fome! Se você quer saber por que os gatos ronronam e o que significa o ronronar de gato, confira a matéria a seguir!

Ronronar de gato: um comportamento natural dos felinos

O barulho que o gato faz e que tanto nos intriga ainda é motivo de dúvidas para muitos pesquisadores. Mas uma coisa que pode-se afirmar é que o barulho, que é quase um rosnado de gato, é um instinto natural dos felinos. O ronronar de gato, na verdade, não é uma característica apenas desses bichanos domésticos. Sua origem vem dos ancestrais e, até hoje, outros felinos - como o lince e o guepardo - também fazem esse barulho! Gato aprende a ronronar desde cedo. Alguns estudos mostram que a partir do segundo dia de vida isso já é possível. A principal teoria de por que os gatinhos ronronam é que o barulho é uma forma de chamar a atenção da mãe e facilitar que ela ache os filhotes na hora de amamentar. Ou seja, o ronronar de gato nada mais é do que um comportamento natural do bichano.

O que significa o ronronar do gato?

Mas afinal, o que é ronronar de gato. Na anatomia do animal, o barulho de gato ronronando é produzido quando o felino puxa o ar para dentro. É o contrário do rugido, quando o animal expulsa o ar com muita força. Estudos mostram que o ronronar do gato sai da garganta. Sua origem vem mais especificamente da contração e dilatação da glote, movimentos que promovem uma liberação de ar que, ao passar pela região, produz o barulho. Mas afinal, por que os gatos ficam ronronando? O ronronar do gato costuma ser emitido para expressar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Na maioria das vezes, os gatos fazendo barulhos estranhos estão demonstrando prazer e satisfação. Porém, estudos comprovaram que o gato ronronando alto também pode indicar medo, estresse e nervosismo.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Gatos fazendo barulhos estranhos ao receber carinho é algo natural e até mesmo benéfico
    Gatos fazendo barulhos estranhos ao receber carinho é algo natural e até mesmo benéfico

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Afinal, por que o gato ronrona? Veja 6 motivos

    1) Gato ronrona quando recebe carinho: não tem nada mais fofo do que quando o  gato ronrona ao receber carinho do dono, demonstrando conforto e confiança ao se aninhar ou “afofar” seus tutores. É um ronronar de gato que demonstra felicidade em estar ali.

    2) Gato ronrona quando está com fome: o filhote de gato fazendo barulho é uma forma de ajudar a mãe a amamentar. Do mesmo jeito, a fome pode ser um dos motivos do porque os gatos fazem um barulho estranho enquanto comem ou quando quer que o humano encha o potinho de ração

    3) Gato ronrona após uma crise de estresse: muitas vezes o gato faz barulho estranho após passar por situações de estresse, como forma de acalmar a si mesmo. 

    4) Gato ronrona ao explorar ambientes: alguns gatos ronronam enquanto exploram novos ambientes. Nesse caso, é comum ouvir o gato ronronando muito alto, bem mais que em outras situações;

    5) Gato ronrona ao dormir: acredita-se que a vibração do ronronar de gato auxilia no crescimento dos ossos. A cientista Elizabeth von Muggenthaler - pesquisadora de bioacústica - afirma que isso se deve ao fato da frequência do ronronar do gato ser entre 25 e 100 HZ, que é uma frequência de cura terapêutica. Por isso, o barulho de gato ronronando teria poder de regeneração óssea nos felinos durante a soneca.

    6) Gato ronrona ao sentir dor: o ronronar de gato também pode ser sinal de que o felino está sentindo dor. Isso pode estar relacionado ao fato de o barulho do gato ronronando possuir capacidade terapêutica, de forma que sua vibração ajuda o sistema defensivo do felino a atuar. Ou seja, os gatos ronronam para se recuperarem. 

    Por que meu gato não ronrona? Devo me preocupar?

    Como o ronronar de gato é um comportamento natural do felino, é comum que a maioria dos bichanos o façam. Mas então, por que meu gato não ronrona? Se você tem um felino que não faz o clássico barulho do gato não precisa se preocupar porque tem gato que não ronrona mesmo. Essa situação é comum naqueles bichanos que não tiveram a mãe por perto nos primeiros dias de vida. Lembra que explicamos que os gatos fazendo barulhos estranhos começam na fase de filhote para chamar atenção da mãe na amamentação? Se a mãe não estava presente, é comum que esse instinto não se manifeste, já que não foi estimulado. Além disso, mesmo que a mãe fosse presente pode acontecer de o barulho do gato ronronando não existir ou ser muito baixinho. São situações normais que não significam que há algo de errado com seu pet.

    Quando o gato ronrona, até seus humanos são beneficiados

    Os gatos ronronando quando os acariciamos não é benéfico apenas para os bichanos, mas para os humanos também! O barulho do gato ao ronronar é uma forma de aliviar o estresse e estudos mostram que ter um gatinho pode reduzir as chances de infarto e doenças cardíacas. Isso está relacionado à frequência da vibração do ronronar de gato que explicamos. Sua capacidade terapêutica não está restrita aos felinos, pois os humanos também se beneficiam dela.

    O ronronar do gato tem grande impacto na saúde dos humanos, pois ajuda a acalmar e a fortalecer o corpo. O bichano é praticamente um terapeuta pessoal! Quem tem o animal de estimação e desenvolve os sentimentos de carinho e amor, também é beneficiado com o “poder de cura” do ronronar. Além disso, devido ao vínculo que os gatos e seus tutores são capazes de formar, o dono passa a identificar o motivo pelo qual o seu bichinho ronrona e a saber como acalmá-los nos casos em que o som demonstra medo ou estresse.

    Redação: Mariana Almeida e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 01/07/2019

    Atualizada em: 27/08/2021

    Veja 100 fotos de cachorro para se apaixonar!

    Próxima matéria

    Veja 100 fotos de cachorro para se apaixonar!

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos
    Comportamento

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos

    Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. 

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Gato com Down? Saiba mais sobre a condição que acomete os felinos (e na verdade se chama Trissomia)
    Saúde

    Gato com Down? Saiba mais sobre a condição que acomete os felinos (e na verdade se chama Trissomia)

    Alguns gatos podem nascer com traços que se assemelham às características de pessoas com síndrome de down. Então, logo são associados com a condição. Mas, na verdade, o termo “gato com down” não existe quando falamos dos felinos! Quando um bichano nasce com essas características, o nome correto é Trissomia, que ocorre quando há uma anomalia no par de cromossomos 19. Para tirar todas as nossas dúvidas do assunto, conversamos com a médica veterinária Bianca Couto, da The Cat From Ipanema, no Rio de Janeiro.

    Ver Todas >

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?
    Comportamento animal

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    O gato Bengal - também conhecido como gato-de-bengala - tem uma história fascinante: a raça é derivada do cruzamento entre um felino doméstico e um leopardo selvagem. Na prática, isso quer dizer que, diferente da maioria dos gatinhos que vemos por aí, o gato Bengal tem uma aparência inusitada e um comportamento ainda mais instintivo por ser descendente direto de selvagens. 

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença
    Comportamento animal

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença

    No mês do Setembro Amarelo, as campanhas sobre a prevenção do suicídio ganham um grande destaque. Cuidar da saúde mental é muito importante, e o acompanhamento de médicos e terapeutas são fundamentais para auxiliar no tratamento de depressão. O que poucas pessoas sabem é que, aliado a isso, ter um bichinho de estimação também faz toda a diferença na vida de pessoas que convivem com a doença.

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano
    Comportamento animal

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

    O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente.

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar
    Comportamento animal

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar

    O cachorro latindo é um comportamento mais comum dos que os tutores esperam. Afinal, como todos sabem, os latidos fazem parte da linguagem canina e são uma forma do seu amigo de quatro patas se expressar. Mas você sabia que existem vários tipos de latidos de cachorro, e cada um deles representa uma situação diferente? É importante ficar atento ao comportamento animal, mas também treinar o seu ouvido para conseguir decifrar o verdadeiro significado por trás de um cachorro latindo.

    Ver Todas >