Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Adotar um gato pode ser um grande desafio, principalmente para os pais de pet de primeira viagem. Donos de uma personalidade única e genuína, alguns tutores se perguntam: como saber se meu gato me ama? A verdade é que o amor de gato se constrói aos poucos e com a convivência do dia a dia, já que precisam se sentir confortáveis e confiantes com o tutor. Nos primeiros dias, principalmente se estamos falando de um gato adulto, estabelecer essa relação pode ser um desafio, mas com as táticas corretas é possível conquistar um bichano. Quer aprender como fazer um gato gostar de você? O Patas da Casa preparou um infográfico com as melhores dicas sobre o assunto!


Saiba como fazer um gato gostar de você
Saiba como fazer um gato gostar de você

1) Seja gentil e amoroso com seu gato

Alguns gatinhos costumam ser muito ativos, principalmente quando são filhotes, e é necessário que o tutor aprenda como lidar com diferentes comportamentos felinos. Educar um gatinho não é difícil, mas é preciso paciência para conquistar o amor de gato. E tudo isso depende da forma como você lidará com os erros e acertos do animal: nunca tente ensinar algo com gritos e punições, isso fará com que ele sinta medo de você e se defenda com rosnados e arranhões.

2) Brincar com o gato vai estreitar a relação de vocês

Muita gente acha que gatos não gostam de brincar e é aí que eles se enganam. Os brinquedos para gatos ajudam a desestressar, gastam energia e ainda estimulam os instintos naturais do felino - ou seja, são essenciais para o dia a dia e bem-estar do pet. Invista em brincadeiras que envolvam o gato e o tutor, como as varinhas. Outra possibilidade é estimular a cognição do bichano com bolinhas recheadas de petisco ou circuitos. Pode até parecer que não, mas os gatos são observadores e entendem quando o humano está fazendo algo para lhe agradar. Para se aproximar mais ainda, use a técnica de reforço positivo e sempre recompense o animal quando concluir alguma atividade durante as brincadeiras.

3) Não perturbe seu gato enquanto ele estiver dormindo

O sono dos gatos é sagrado, não à toa que eles passam boa parte da vida dormindo. Essa é uma necessidade natural dos felinos que pode deixar os tutores ansiosos para brincar e interagir com o pet. Aprenda de uma vez por todas: nunca tente acordar seu gato durante as sonecas dele. Incomodar o gato durante o sono pode deixá-lo estressado. Se contentar com os momentos de chamego e brincadeiras somente na hora que ele estiver acordado é um dos segredos de como fazer um gato gostar de você.

4) Não interrompa o gato quando ele estiver usando a caixa de areia

Usar a caixa de areia em paz é outro momento que os gatos prezam bastante. Quando os felinos estão fazendo suas necessidades, eles se sentem vulneráveis e frágeis. Por isso, qualquer ruído ou movimento pode assustá-los. Respeite esse espaço e jamais o interrompa. Quando o pet é incomodado com frequência nesse momento, pode acontecer dele parar de usar a caixa de areia e procurar outro lugar tranquilo para fazer suas necessidades.

5) Jamais toque em partes sensíveis do gato

A cauda do gato desempenha uma função importante no equilíbrio dos animais, mas também é uma área super sensível e não deve ser tocada. Além de causar muito incômodo para o bichano, essa situação pode até fazer com que o animal sinta dor e se machuque. Existem ainda outras áreas sensíveis do corpo dos gatos, como a barriga e o bigode. Evite tocar nesses locais. 

6) Ofereça um sachê para gatos

Os gatos são animais que fazem pouco consumo de água. Por isso, comidas molhadas como o sachê para gatos são uma boa pedida para eles. Além de ser ótimo para saúde, os gatos amam um sachê. Oferecer a refeição será uma ótima forma de aflorar ainda mais o amor de gato.

Redação: Hyago Bandeira