O Husky Siberiano é uma raça de cachorro adorada por todos. De personalidade amigável, sociável e brincalhona, o cão ainda é dono de uma beleza extraordinária. Seja um Husky Siberiano Branco ou de qualquer outra cor, seus pelos chamam a atenção de todos. O excesso de pelos do cachorro, porém, pode ser uma preocupação para os tutores. Do Husky Siberiano filhote ao adulto, a raça lida por toda a vida com uma pelagem extremamente abundante. Por isso, muitos pais e mães de pet consideram fazer banho e tosa na tentativa de diminuir um pouco a queda de pelos ou refrescar o animal no verão. Mas afinal, pode tosar Husky Siberiano? O Patas da Casa te explica por que a tosa para essa raça não é uma boa ideia.

Husky Siberiano possui dupla pelagem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O tipo de pelo do Husky Siberiano é a pelagem dupla. Isso significa que ele possui duas camadas de pelo. A camada externa é aquela que enxergamos, normalmente com comprimento médio ou longo. Ela é lisinha, suave, densa e fofa. Já a camada interna fica escondida, sendo possível enxergar apenas ao abrir a pelagem. Essa subcamada é mais densa e funciona como um isolante térmico. Isso significa que ela protege o Husky Siberiano filhote ou adulto de temperaturas extremas e suas consequências na pele.

Husky tosado: entenda por que não se deve tosar a raça

Como a pelagem do Husky Siberiano tem um papel muito importante na manutenção de sua temperatura corporal, não é indicado tosar a raça. Assim como outros cães de pelagem dupla (como Chow Chow e Golden Retriever), o Husky tosado perde sua proteção térmica, ficando exposto às temperaturas muito baixas ou muito elevadas. A tosa em máquina jamais deve ser uma opção para quem tem um cão dessa raça. O Husky Siberiano tosado fica muito mais propenso a alergias, queimaduras e ressecamento da pele.

Husky Siberiano tosado no verão também não é indicado

O cão Husky Siberiano está acostumado a viver em temperaturas abaixo de zero. As duas camadas de pelo mantêm o pet bem quentinho, sendo assim essenciais para evitar uma possível hipotermia. Já no verão, a sensação que nós temos é que a pelagem abundante do Husky Siberiano vai deixar o animal morrendo de calor. Porém, acontece exatamente o contrário: os pelos protegem o pet das altas temperaturas! A propriedade térmica da dupla camada não funciona apenas no frio. Ela auxilia o animal na adaptação de mudanças de temperatura no geral. Isso significa que a pelagem do cão Husky Siberiano ajuda tanto a esquentar como refrescar. Tosar cachorro no calor é indicado para outras raças como Poodle, Shih Tzu ou Lhasa Apso. O Husky Siberiano tosado, porém, só vai sofrer mais com os dias quentes.


Como não é indicado tosar o Husky Siberiano, é importante manter uma rotina de escovação frequente
Como não é indicado tosar o Husky Siberiano, é importante manter uma rotina de escovação frequente

O Husky Siberiano pode ter os pelos aparados com tesoura, mas só se o veterinário permitir

Como explicamos, o Husky Siberiano tosado não é indicado. Mas em alguns casos o veterinário pode indicar que os pelos sejam aparados, caso eles estejam muito grandes ou emaranhados. Normalmente, é indicado apenas uma leve tosa com tesoura, sem exageros, e que deve ser realizada apenas por um profissional para evitar que corte mais que o necessário. 

Mesmo no período de troca de pelos o Husky Siberiano deve ficar longe da tosa

Seja um Husky Siberiano branco, cinza ou marrom, a raça costuma passar pela troca de pelos duas vezes por ano, normalmente no fim da primavera e no fim do outono. Nos períodos de troca, é comum que alguns tutores queiram realizar a tosa, já que o volume de pelos caindo aumenta consideravelmente. Porém, isso também não é indicado. A tosa não vai resolver o problema do cachorro soltando pelo e só vai deixá-lo desprotegido. O ideal a se fazer nesse momento é aumentar a frequência de escovação. 

Como cuidar do pelo do cão Husky Siberiano? 

O Husky tosado não é uma boa ideia. Por isso, para cuidar do Husky Siberiano, é muito importante ter uma rotina de escovação dos pelos. O ideal é escovar pelo menos três vezes por semana. No período de troca de pelos, é preciso escovar mais vezes para evitar pelos espalhados pela casa. Quanto ao banho do cão Husky Siberiano, o indicado é dar somente uma vez por mês. O excesso de banho pode prejudicar a pele e ainda favorece a perda da gordura natural da pelagem. No caso de um Husky Siberiano branco ou que, por algum motivo, fique sujo com mais frequência, o indicado é limpá-lo com toalhas e shampoo à seco. Sempre após o banho é fundamental secar bem o Husky Siberiano, pois os pelos úmidos favorecem alergias e a proliferação de fungos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta