Assim como nos humanos, a pneumonia em gatos é uma doença bastante comum e pode surgir como uma consequência de gripes comuns. O problema ocorre quando há uma infecção no pulmão, e pode ter causas associadas a fatores externos ou internos. O tratamento precisa ser imediato, pois é uma doença que evolui rapidamente e pode até levar a óbito. O Patas da Casa reuniu informações essenciais para entender como a pneumonia felina se manifesta.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que pode causar a pneumonia em gatos?

A pneumonia em gatos tem diversas causas. Ela pode ocorrer, por exemplo, em virtude de algum problema de saúde do gato que o faça perder o reflexo dos movimentos respiratórios. Além disso, alergias e inalação de substâncias - como fumaça - também podem deixar o gato com pneumonia. A principal causa da doença, porém, é por meio da entrada de um agente infeccioso - vírus, bactérias, parasitas ou fungos - no organismo felino. Os tipos de pneumonia em gatos mais comuns são a bacteriana e a viral.

A pneumonia felina viral costuma ser uma porta de entrada para a bacteriana

A pneumonia viral pode acometer os gatos de forma aguda ou crônica. Geralmente, o quadro se estabelece em decorrência da rinotraqueíte, da calicivirose felina e da própria imunodeficiência. A infecção viral não costuma ser a causadora da doença em si, mas é a responsável por deixar o pulmão mais fraco, facilitando a ocorrência da pneumonia bacteriana.

Esse segundo quadro, por sua vez, é o tipo mais frequente de pneumonia em gatos. As bactérias mais comuns responsáveis por isso são a Escherichia coli e a Bordetella bronchiseptica, dentre outras. Como é uma doença que evolui de forma muito rápida, precisa de tratamento imediato para não se agravar e levar o gato a óbito.

Pneumonia: gato é contaminado pelo contato com animais doentes

A contaminação da pneumonia felina se dá pelo contato direto do gato com partículas no espirro, na tosse ou em secreções de nariz e olhos de outros animais que estejam infectados. Quando se trata de pneumonia, gato idoso ou filhote são os mais vulneráveis a contrair a doença, pois possuem a imunidade mais fragilizada.

Vale destacar ainda o gato com pneumonia fica com a respiração debilitada. Como a principal função do pulmão é realizar a troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico, a inflamação deste órgão prejudica essa troca e pode trazer várias consequências desagradáveis para o bichano.

pneumonia felina: gato com pneumonia deitado

Pneumonia em gatos: sintomas costumam ser parecidos com o da gripe 

 

Antes de identificar a pneumonia felina, é importante ficar atento aos sintomas de uma gripe comum. Dentre eles, podemos destacar:

  • Secreção no nariz e nos olhos

  • Tosse

  • Espirros

  • Falta de apetite 

  • Febre

Já quando se trata de um gato com pneumonia, outros sinais clínicos que podem surgir de forma bem mais intensa são:

  • Respiração ofegante

  • Tosse 

  • Cansaço

  • Perda de peso

Gato com pneumonia: o que fazer para tratar o bichinho?

Na própria anamnese o veterinário já consegue perceber alguns traços da pneumonia ao auscultar os ruídos nos brônquios. O hemograma e a radiografia são os exames mais comuns, mas uma amostra das vias aéreas pode ser solicitada para que o veterinário consiga analisar a situação com mais detalhe.

O tratamento da pneumonia felina é feito com antibióticos para gatos e outros medicamentos, como anti-inflamatórios, além de repouso e boa alimentação. Em casos mais graves, o animal pode ter que ficar internado no hospital para o tratamento adequado. Algumas vezes, a fisioterapia também pode ajudar na recuperação das funções respiratórias. 

A melhor forma de prevenir a pneumonia em gatos é com a vacina

A vacinação do gato é a maneira mais eficaz de se prevenir da pneumonia felina. Existem algumas disponíveis, como a V3 e a V4. Elas protegem o gatinho de infecções que podem acometer o sistema respiratório. Por isso, é muito importante manter o calendário de vacinação em dia e a visita frequente ao veterinário.

Redação: Maria Luísa Pimenta