close
Pequenos

Pinscher: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

Atualizado · 10 de dezembro de 2021 · 13h56

Publicado · 10/12/2021 · 13h56

O Pinscher já tem um lugar reservado só para ele no coração dos brasileiros! Mesmo com a fama de esquentadinho e nervosinho, essa é uma das raças mais queridas e populares por aqui. Com forte instinto protetor que muitas vezes ignora o próprio tamanho, o Pinscher é bem determinado quando o assunto é defender quem ele ama. O que poucos sabem é que, por trás desse jeitinho valente do Pinscher, cachorro também é extremamente apegado com seus humanos, amoroso e brincalhão. Quer conhecer melhor esse cãozinho? Então confira o infográfico que o Patas da Casa preparou para você aprender tudo sobre Pinscher e suas variações!

O cachorro Pinscher pode ter diferentes tamanhos, mas tem características únicas
O cachorro Pinscher pode ter diferentes tamanhos, mas tem características únicas

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
Adote um animal

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

Cachorro Pinscher é classificado em quatro tamanhos diferentes

Ainda que essa não seja uma classificação oficial da raça, muitos criadores utilizam a nomenclatura de Pinscher 0, 1, 2 e 3 para determinar o tamanho máximo do cãozinho. Todos são correspondentes ao porte pequeno, mas alguns crescem mais e outros menos. Para quem procura um bom cachorro para apartamento, muitas vezes essa acaba sendo a escolha ideal. Confira quais são as variações de Pinscher de acordo com a sua estatura:

  • Pinscher 0: é o menor Pinscher que existe, com altura de 15 a 20 cm e peso de 2,5 kg.

  • Pinscher 1: é um Pinscher um pouco maior, com altura de 20 a 25 cm e peso de 3 kg.

  • Pinscher 2: é um Pinscher com tamanho mais adequado, com altura de 25 a 30 cm e peso de 4 kg.

  • Pinscher 3: é a maior versão, também chamada de Pinscher miniatura, com altura maior do que 30 cm e peso entre 5 e 6 kg.

Fora os tamanhos, o Pinscher sempre tem o mesmo padrão: é um cachorro pequeno, com um corpo bem compacto e atlético, e cabeça com formato triangular. Já a pelagem do pet é curta, densa e lisa, bem assentada. O cachorro Pinscher pode ter uma única cor - que é o vermelho em seus diferentes tons, do claro ao escuro - ou ser bicolor, com preto e marcas castanhas.

Como é o comportamento do Pinscher no dia a dia? Ele é bravo?

Sempre que se fala no Pinscher, “bravo” é uma das primeiras características que vem à cabeça de muita gente. Mas será que isso realmente condiz com a personalidade desse doguinho? Bom, a verdade é que sim, é muito comum encontrar um Pinscher bravo por aí, mas essa bravura toda é apenas um reflexo da enorme coragem do animal. Apesar do pouco tamanho, essa é uma das raças de cachorro mais destemidas que existem e por isso você nunca vai ver um Pinscher abaixando a cabeça para outros cães (ainda que sejam muito maiores do que ele).

Mas calma: o Pinscher não é bravo no dia a dia. Na verdade, isso só acontece quando ele se sente intimidado ou ameaçado de alguma forma. Ou seja, não é um cachorro que vai atacar ninguém de graça, mas se houver qualquer indício de perigo, ele não vai hesitar em defender quem ele ama! Nessas horas, os latidos de cachorro Pinscher são muito notáveis - e é por isso que ele também leva a fama de uma das raças mais barulhentas.

Ele está sempre em alerta e é um grande vigia, mas ao mesmo tempo é um dos companheiros mais leais que você terá durante toda a vida. Apegados com sua família humana, os cachorros da raça Pinscher podem surpreender positivamente muitos tutores. Eles são cheios de energia, brincalhões e amam um bom colo.

Socialização e adestramento são indispensáveis para o cachorro Pinscher

Por ser um cachorrinho cheio de personalidade, o Pinscher precisa aprender as regras da casa desde cedo, ou pode acabar desenvolvendo um lado mais teimoso. Por isso, é bom aproveitar os primeiros anos do filhote de Pinscher para dar início aos processos de adestramento e socialização. Assim, o cãozinho cresce aprendendo a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais ao seu redor, deixando a desconfiança um pouco de lado. 

Isso também é importante para evitar comportamentos indesejados no Pinscher: cachorro às vezes pode virar destrutivo se não receber os estímulos corretos, e o adestramento ajuda a contornar o problema. No entanto, é bom lembrar que o Pinscher é cheio de energia e precisa liberar isso de alguma forma, então passeios e brincadeiras são essenciais no dia a dia do pet para que ele não fique entediado, ansioso ou estressado. 

O Pinscher precisa de cuidados regulares com a higiene

É bom lembrar que, assim como qualquer outro cãozinho, o Pinscher precisa de alguns cuidados com a sua rotina. Os banhos, por exemplo, devem acontecer a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês para manter a pelagem saudável do pet. A escovação dos seus pelos é outra forma de fazer isso, mas basta acontecer uma vez por semana, já que o cachorro Pinscher não requer muito mais do que isso.

Outro ponto importante é escovar os dentes do pet, já que a raça acumula facilmente placa bacteriana na superfície dentária, o que pode facilitar o desenvolvimento de tártaro na região. O Pinscher, ao passear, às vezes desgasta as unhas naturalmente, mas é bom manter um cuidado com as patinhas do cachorro também, pois as garras muito compridas costumam incomodar o animal. O ideal é cortar as unhas dele pelo menos uma vez no mês.

Acompanhamento médico é a melhor forma de cuidar da saúde do Pinscher

Se você pretende ter um Pinscher, cachorro precisa visitar o veterinário de vez em quando para verificar como anda a saúde dele. A raça tem maior propensão para alguns problemas de saúde, como a luxação de patela, um quadro que ocorre quando a patela (osso do joelho) não fica no lugar normal, o que pode causar muito incômodo ao paciente. 

Além disso, a obesidade canina é outro problema frequente nos cães desta raça. Para evitar que isso aconteça, é essencial que o Pinscher gaste energia todos os dias e mantenha uma dieta equilibrada, sem excessos. Se houver dúvidas sobre a quantidade indicada, converse com um veterinário de confiança.

Outro ponto importante é manter a vacinação em dia do pet, o que ajuda a afastar vários probleminhas desagradáveis. A vermifugação do cachorro Pinscher também deve ter atenção especial, bem como a administração de medicamentos contra pulgas e carrapatos, caso haja qualquer suspeita.

Redação: Juliana Melo

Mastim Persa: conheça a raça de cachorro de origem iraniana

Próxima matéria

Mastim Persa: conheça a raça de cachorro de origem iraniana

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Pequenos

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Lhasa Apso está na lista de cachorros mais populares do Brasil, e não é à toa: além de alegres e divertidos, esses cães são uma excelente companhia para pessoas que moram em casas e apartamentos. De origem tibetana, o cachorro Lhasa tem uma aparência peludinha e fofa que conquista o coração de qualquer um. Apesar de ser muito confundido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é um cão único com inúmeras qualidades e que está sempre disposto a fazer tudo pela felicidade dos seus humanos.

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
Raças

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

Ver Todas >

10 motivos para adotar cachorro resgatado da rua
Adote um animal

10 motivos para adotar cachorro resgatado da rua

A adoção de cachorro é um ato de amor que ajuda a salvar inúmeras vidas. Se você já se sensibilizou com um cãozinho abandonado na rua, sem lar e sem ter o que comer, sabe do que estamos falando. Infelizmente essa é a realidade de muitos animais, e por isso o resgate de cachorro feito por ongs e protetores é uma iniciativa admirável. A grande questão é que, além do resgate, esses cães também precisam de um lar.

O que é pedigree de cachorro?
Adote um animal

O que é pedigree de cachorro?

Você sabe o que é pedigree de cachorro? Ainda que o vira-lata seja um dos cãezinhos mais populares entre os brasileiros, muitas famílias têm interesse em adquirir cachorros de raças específicas, como Shih Tzu, Pug, Labrador e outras. Se esse é o seu caso, o pedigree de cachorro é uma das formas mais seguras de adquirir um doguinho. Mas lembre-se que raça e pedigree não são exatamente a mesma coisa: na verdade, um existe para comprovar e validar a existência do outro.

Preço das raças de cachorro mais populares
Adote um animal

Preço das raças de cachorro mais populares

Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
Adote um animal

São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

Ver Todas >