Cachorros pequenos

Pinscher: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

Publicado - 10 Dezembro 2021 - 13h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Pinscher já tem um lugar reservado só para ele no coração dos brasileiros! Mesmo com a fama de esquentadinho e nervosinho, essa é uma das raças mais queridas e populares por aqui. Com forte instinto protetor que muitas vezes ignora o próprio tamanho, o Pinscher é bem determinado quando o assunto é defender quem ele ama. O que poucos sabem é que, por trás desse jeitinho valente do Pinscher, cachorro também é extremamente apegado com seus humanos, amoroso e brincalhão. Quer conhecer melhor esse cãozinho? Então confira o infográfico que o Patas da Casa preparou para você aprender tudo sobre Pinscher e suas variações!


O cachorro Pinscher pode ter diferentes tamanhos, mas tem características únicas
O cachorro Pinscher pode ter diferentes tamanhos, mas tem características únicas

Cachorro Pinscher é classificado em quatro tamanhos diferentes

Ainda que essa não seja uma classificação oficial da raça, muitos criadores utilizam a nomenclatura de Pinscher 0, 1, 2 e 3 para determinar o tamanho máximo do cãozinho. Todos são correspondentes ao porte pequeno, mas alguns crescem mais e outros menos. Para quem procura um bom cachorro para apartamento, muitas vezes essa acaba sendo a escolha ideal. Confira quais são as variações de Pinscher de acordo com a sua estatura:

  • Pinscher 0: é o menor Pinscher que existe, com altura de 15 a 20 cm e peso de 2,5 kg.

    Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

    Quais raças de cachorro mais combinam com você?

    Preencha todos os campos para participar.

    É só preencher e começar!

    Escolha uma opção abaixo

  • Pinscher 1: é um Pinscher um pouco maior, com altura de 20 a 25 cm e peso de 3 kg.

  • Pinscher 2: é um Pinscher com tamanho mais adequado, com altura de 25 a 30 cm e peso de 4 kg.

  • Pinscher 3: é a maior versão, também chamada de Pinscher miniatura, com altura maior do que 30 cm e peso entre 5 e 6 kg.

Fora os tamanhos, o Pinscher sempre tem o mesmo padrão: é um cachorro pequeno, com um corpo bem compacto e atlético, e cabeça com formato triangular. Já a pelagem do pet é curta, densa e lisa, bem assentada. O cachorro Pinscher pode ter uma única cor - que é o vermelho em seus diferentes tons, do claro ao escuro - ou ser bicolor, com preto e marcas castanhas.

Como é o comportamento do Pinscher no dia a dia? Ele é bravo?

Sempre que se fala no Pinscher, “bravo” é uma das primeiras características que vem à cabeça de muita gente. Mas será que isso realmente condiz com a personalidade desse doguinho? Bom, a verdade é que sim, é muito comum encontrar um Pinscher bravo por aí, mas essa bravura toda é apenas um reflexo da enorme coragem do animal. Apesar do pouco tamanho, essa é uma das raças de cachorro mais destemidas que existem e por isso você nunca vai ver um Pinscher abaixando a cabeça para outros cães (ainda que sejam muito maiores do que ele).

Mas calma: o Pinscher não é bravo no dia a dia. Na verdade, isso só acontece quando ele se sente intimidado ou ameaçado de alguma forma. Ou seja, não é um cachorro que vai atacar ninguém de graça, mas se houver qualquer indício de perigo, ele não vai hesitar em defender quem ele ama! Nessas horas, os latidos de cachorro Pinscher são muito notáveis - e é por isso que ele também leva a fama de uma das raças mais barulhentas.

Ele está sempre em alerta e é um grande vigia, mas ao mesmo tempo é um dos companheiros mais leais que você terá durante toda a vida. Apegados com sua família humana, os cachorros da raça Pinscher podem surpreender positivamente muitos tutores. Eles são cheios de energia, brincalhões e amam um bom colo.

Socialização e adestramento são indispensáveis para o cachorro Pinscher

Por ser um cachorrinho cheio de personalidade, o Pinscher precisa aprender as regras da casa desde cedo, ou pode acabar desenvolvendo um lado mais teimoso. Por isso, é bom aproveitar os primeiros anos do filhote de Pinscher para dar início aos processos de adestramento e socialização. Assim, o cãozinho cresce aprendendo a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais ao seu redor, deixando a desconfiança um pouco de lado. 

Isso também é importante para evitar comportamentos indesejados no Pinscher: cachorro às vezes pode virar destrutivo se não receber os estímulos corretos, e o adestramento ajuda a contornar o problema. No entanto, é bom lembrar que o Pinscher é cheio de energia e precisa liberar isso de alguma forma, então passeios e brincadeiras são essenciais no dia a dia do pet para que ele não fique entediado, ansioso ou estressado. 

O Pinscher precisa de cuidados regulares com a higiene

É bom lembrar que, assim como qualquer outro cãozinho, o Pinscher precisa de alguns cuidados com a sua rotina. Os banhos, por exemplo, devem acontecer a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês para manter a pelagem saudável do pet. A escovação dos seus pelos é outra forma de fazer isso, mas basta acontecer uma vez por semana, já que o cachorro Pinscher não requer muito mais do que isso.

Outro ponto importante é escovar os dentes do pet, já que a raça acumula facilmente placa bacteriana na superfície dentária, o que pode facilitar o desenvolvimento de tártaro na região. O Pinscher, ao passear, às vezes desgasta as unhas naturalmente, mas é bom manter um cuidado com as patinhas do cachorro também, pois as garras muito compridas costumam incomodar o animal. O ideal é cortar as unhas dele pelo menos uma vez no mês.

Acompanhamento médico é a melhor forma de cuidar da saúde do Pinscher

Se você pretende ter um Pinscher, cachorro precisa visitar o veterinário de vez em quando para verificar como anda a saúde dele. A raça tem maior propensão para alguns problemas de saúde, como a luxação de patela, um quadro que ocorre quando a patela (osso do joelho) não fica no lugar normal, o que pode causar muito incômodo ao paciente. 

Além disso, a obesidade canina é outro problema frequente nos cães desta raça. Para evitar que isso aconteça, é essencial que o Pinscher gaste energia todos os dias e mantenha uma dieta equilibrada, sem excessos. Se houver dúvidas sobre a quantidade indicada, converse com um veterinário de confiança.

Outro ponto importante é manter a vacinação em dia do pet, o que ajuda a afastar vários probleminhas desagradáveis. A vermifugação do cachorro Pinscher também deve ter atenção especial, bem como a administração de medicamentos contra pulgas e carrapatos, caso haja qualquer suspeita.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas