Lugares pet friendly têm ganhado cada vez mais espaço nas cidades! Esses ambientes permitem que cães tenham maior interação com o ambiente e oferecem meios de deixar o pet confortável e sem passar necessidades. Os locais pet friendly são ideais para tutores que não querem se desgrudar do bichinho de estimação nem mesmo para ir ao shopping ou que gostam de aproveitar o tempo de fazer as compras para levar o cão para passear. Se você tem interesse em frequentar esses espaços, confira o guia pet friendly que o Patas da Casa preparou a seguir para você aprender a identificar se um lugar é mesmo dog friendly, se o seu cão está apto a ir nesses locais e como adaptar o cachorro em um ambiente novo. Confira!

Um lugar pet friendly deve garantir espaços e objetos para as necessidades do animal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de fazermos um guia pet friendly, precisamos explicar que existem locais 100% pet friendly e locais que apenas aceitam animais. Quando o lugar apenas tem uma plaquinha dizendo que permite a entrada de animais mas não contém nada específico para pets, ele até é pet friendly, mas não totalmente. Locais pet friendly de verdade são aqueles que, além de aceitar a entrada de animais, oferecem espaços e/ou objetos específicos para uso do animal. O espaço pode ser um cantinho específico com cercadinho, por exemplo, e os objetos normalmente incluem bebedouro para cachorro, brinquedinhos e até tapetinho para fazer as necessidades.

Guia pet friendly: conheça locais que costumam permitir a presença de pets

Cada lugar tem regras diferentes, então é importante entender quais são elas antes de levar seu animal. Neste guia pet friendly separamos alguns estabelecimentos que existem por aí e são considerados verdadeiramente dog friendly. Hoje em dia, é muito comum encontrarmos restaurantes pet friendly. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e a maioria dos estados do Brasil já contam com um grande leque de opções. O restaurante pet friendly permite que não só o dono faça uma refeição como o doguinho também, ao oferecer potinhos de comida e água e até mesmo opções no cardápio para cães. Além disso, existem vários shoppings pet friendly. Muitos deles possuem comedouros espalhados ou até mesmo um parcão para o pet se divertir com o tutor e outros animais.

Aliás, não é só dentro dos shoppings que você encontra espaços tipo parcão para o pet. Muitos parques e pracinhas hoje em dia contam com uma área para cães se divertirem no passeio. Outra possibilidade é o supermercado pet friendly. SP, RJ e outras cidades vêm aderindo cada vez mais esses estabelecimentos que têm uma estrutura capaz de receber os peludos enquanto os tutores fazem as compras. Por fim, existem diversos hotéis pet friendly. Cada vez mais os tutores não querem se desgrudar do seu animal de estimação quando vão viajar. O hotel pet friendly é uma ótima ideia pois o cão se diverte tanto quanto o seu dono nas férias.

Como deve ser um hotel pet friendly? Saiba o que procurar na hora de se hospedar com seu cachorro

Alguns hotéis dizem que são pet friendly mas muitas vezes não têm nada específico para o animal e até proibem o acesso do cachorro a alguns ambientes. É importante entender que um hotel pet friendly é diferente de um lugar que aceita cachorro. O cão que vai com você para um hotel nas férias também merece conforto! Por isso, na hora de escolher um local para ficar confira se ele realmente atende aos requisitos de dog friendly. Um verdadeiro hotel pet friendly deve ter áreas específicas para o cão, pois assim ele também pode se divertir com o dono. O local deve oferecer acessórios fundamentais para o dia a dia, como bebedouros e brinquedos. Além disso, é importante ter uma equipe treinada para lidar com cães para evitar problemas tanto para os pets quanto para os hóspedes. 


Em locais pet friendly, o animal deve usar coleira e guia, além de seguir as regras do lugar
Em locais pet friendly, o animal deve usar coleira e guia, além de seguir as regras do lugar

Para frequentar um lugar dog friendly, o tutor deve seguir regras 

Apesar de os locais pet friendly permitirem que cães entrem e se divirtam, é importante entender que existem regras. Elas podem ser diferentes em cada local, então sempre leia o regulamento antes de entrar. Normalmente, para frequentar um espaço dog friendly, é preciso usar coleira e guia de cachorro. Alguns lugares, como restaurantes, possuem um espaço para pets somente na área externa. O tutor deve respeitar isso e não levar o animal para a parte interna.

Em certos locais pet friendly existem áreas restritas para a entrada do animal, como banheiros e praça de alimentação nos shoppings. Além disso, algumas raças só podem entrar com o uso de focinheira para cães. O tutor tem a responsabilidade de estar sempre atento ao animal e levar saquinhos para recolher o cocô. Por fim, lembre-se que o animal deve estar com a vacinação em dia. Isso significa que cães filhotes antes de completar a vacinação ou aqueles que não foram vacinados não podem entrar em locais pet friendly.

Meu cachorro está pronto para frequentar locais pet friendly?

Conhecendo o guia pet friendly, fica mais fácil escolher um lugar para visitar com seu doguinho. Porém, primeiro você precisa se perguntar se o seu cachorro está pronto para esse tipo de ambiente. Locais pet friendly contam com muitas pessoas e animais que o seu doguinho não conhece. Portanto, antes de começar a frequentar ambientes como hotéis, restaurantes e shoppings, é fundamental que o cão já tenha passado pelo processo de socialização. Além disso, é importante conhecer a personalidade do animal. 

Cachorros sociáveis e que se dão bem com estranhos costumam se dar melhor em espaços dog friendly. Já aqueles mais desconfiados, que latem para estranhos e são muito agitados, assim como cachorros medrosos e ansiosos, provavelmente não se sentirão muito à vontade na presença de tantas pessoas e pets. Portanto, para garantir a segurança e o conforto - do animal e das pessoas que estão no local - é melhor evitar passeios nesses estabelecimentos (pelo menos até que o animal melhore esses comportamentos, o que pode ser alcançado com o adestramento). 

Como acostumar o cachorro a um lugar pet friendly que ele nunca foi?

Seja o seu cão mais sociável ou mais desconfiado, é fundamental acostumá-lo a frequentar locais pet friendly. Esses ambientes são uma novidade para o cãozinho, então seja calmo e paciente. O principal ponto é a socialização, que deve ser feita antes do cão começar a sair de casa. Depois de socializado, uma boa dica para acostumar cães em locais dog friendly é usar o reforço positivo. Ao chegar na porta do estabelecimento, ofereça petiscos para cães, carinhos e diga palavras positivas. Isso o incentivará a entrar - lembre-se de nunca forçar o animal se ele não estiver se sentindo bem ali. Quando entrar, deixe-o olhar o local, sempre segurando na guia para evitar confusão. Vá oferecendo petiscos e interações para estimular o cachorro. Assim, ele associará o lugar pet friendly a algo positivo e até vai querer voltar lá mais vezes.

Redação: Maria Luísa Pimenta