Cuidados

Pelo de cachorro: 6 cuidados para uma pelagem saudável

O banho em cachorro, assim como o uso de produtos específicos, é uma ótima forma de cuidar do pelo do seu amigo
O banho em cachorro, assim como o uso de produtos específicos, é uma ótima forma de cuidar do pelo do seu amigo

Manter o pelo de cachorro bonito não é tão difícil quanto parece e alguns cuidados básicos do dia a dia fazem toda a diferença. Poucos tutores sabem, mas a alimentação é um fator que influencia bastante na aparência da pelagem dos cães. Além disso, a escovação adequada e o uso de produtos indicados para pets (de acordo com a cor e tipo de pelo do seu cãozinho) fazem toda a diferença. São muitas dúvidas sobre o assunto e, por isso, reunimos 6 cuidados que são super importantes para manter os pelos do cachorro saudáveis e com um brilho que vai chamar a atenção de todo mundo!

1) O banho em cachorro deve ocorrer regularmente

Os cães não precisam de banhos diários igual os humanos - para situações do dia a dia, a higiene com um lencinho umedecido é suficiente.  A recomendação é que o banho em cachorro aconteça pelo menos uma vez por mês, sendo que em alguns casos esse intervalo pode ser maior ou menor, como uma vez a cada 3 meses ou a cada 15 dias. Tudo vai depender do tipo de pelagem do seu amigo de quatro patas, a raça e do nível de sujeira dele. Ah, e não esqueça de secar muito bem o seu amigo após o banho para evitar problemas de pele decorrentes da umidade.

2) Atenção aos shampoos e produtos específicos para cachorro na hora do banho

Nada de passar produtos de uso humano na pele do seu cãozinho, hein? O shampoo para cachorro, assim como condicionador, sabonete e outros itens de higiene, devem ser específicos para pets. Os produtos de uso veterinário são formulados especialmente para os cães, com ingredientes que não agridem a pele e nem causam alergias. Portanto, é importante ter muita atenção na hora de comprar o shampoo para cachorro certo para a cor e tipo de pelagem do seu cachorro! Se houver qualquer dúvida ou você precisar de sugestões, vale a pena conversar com um veterinário para pegar dicas.

3) A alimentação do cachorro ajuda a manter a pelagem saudável

Todo mundo sabe que a alimentação do cachorro é um fator primordial para manter os pets com uma boa saúde, mas você sabia que o que ele come também interfere na pelagem? Investir em rações de boa qualidade é uma ótima forma de garantir que o seu cãozinho vai ter acesso a todos os nutrientes que ele precisa e que podem ajudar a manter o aspecto bonito e saudável dos pelos. Os componentes ômega 3, ômega 6, zinco, vitaminas A e E, por exemplo, fazem toda a diferença na hora de deixar o seu cãozinho com uma pelagem sedosa e brilhante - e geralmente estão incluídos em rações do tipo Premium ou Super Premium.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A alimentação do cachorro interfere bastante na aparência e saúde dos pelos
    A alimentação do cachorro interfere bastante na aparência e saúde dos pelos

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    4) A escovação dos pelos do cachorro não deve ser deixada de lado

    Todos os cães precisam ter seus pelos escovados, alguns com mais frequência e outros com menos. A escovação é a única forma de remover a pelagem morta e evitar que os fios fiquem embaraçados, no caso de cachorros mais peludinhos - além, claro, de manter o pelo do cachorro mais bonito e saudável. A frequência da escovação do pelo de cachorro vai depender principalmente da raça dele, pois algumas raças de cachorro soltam mais pelo do que outras ou demandam um cuidado mais específico. Outro fator que também pode influenciar na quantidade de vezes que o seu amigo precisa ser escovado é a época do ano, pois os cães passam por períodos de troca sazonal em que os pelos caem mais do que o normal.

    5) Secar o pelo de cachorro é necessário para evitar problemas com fungos

    Sempre que o seu doguinho se molhar, não esqueça de secar muito bem a pelagem - seja após o banho, um passeio na piscina ou uma chuva inesperada. A umidade é um perigo, pois torna a pele do cachorro propícia para o surgimento de fungos e bactérias, que podem desencadear  vários problemas de pele e prejudicar a saúde dos pelos. Uma boa forma de garantir que o animal está totalmente seco é com uma toalha e um secador de cabelo em temperatura morna.

    6) Hidratação e protetor solar para cachorro são um cuidado importante

    Os hidratantes para cachorro não são exatamente uma novidade no mercado, mas nem todos os pais de pet sabem da necessidade que há por trás deles. Em dias mais frios, a pele do cachorro pode ficar ressecada com muita facilidade, e a melhor forma de contornar isso é incentivando a ingestão de água e utilizando um hidratante para cachorro, que deve ser de uso veterinário. Já nos dias quentes, e principalmente durante os passeios, é importante não esquecer do protetor solar para cães, pois ele ajuda a proteger a pele do seu amigo contra os raios do sol e possíveis queimaduras.

    Redação: Juliana Melo

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Próxima matéria

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Ver Todas >

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto

    Escovar os dentes do cachorro faz parte dos cuidados essenciais com os nossos bichinhos. Essa é a melhor forma de prevenir alguns problemas bucais e, para isso, duas ferramentas são indispensáveis: a escova de dente e a pasta de dente para cachorro. Juntas, elas são capazes de preservar a saúde bucal e afastar situações indesejáveis, como o tártaro. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o creme dental para cachorro? Qual é o melhor tipo de produto?

    Como cuidar de ferida na pata do gato?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de ferida na pata do gato?

    Os felinos possuem um  instinto caçador aflorado  e, por conta disso, são muito curiosos e exploradores. Isso faz com que eles corram um certo risco em algumas situações e possam ter problemas na região das patinhas que podem causar um machucado em gato. No entanto, é comum que muitos tutores não saibam como agir ao identificar uma ferida na pata do gato doméstico. Para te ajudar com isso, o  Patas da Casa  reuniu informações sobre como cuidar do gato com ferida na pata. Dá só uma olhada!

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?
    Cuidados dos animais

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?

    A audição é fundamental no universo animal, mas nem sempre é fácil identificar um gato surdo, mesmo convivendo com o bichano todos os dias. Os felinos têm uma grande facilidade de adaptação e costumam compensar a falta de audição com os outros sentidos, então a surdez às vezes acaba passando despercebida. Com uma observação mais atenta ao comportamento do gato, porém, já é possível levantar suspeitas. 

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?
    Cuidados dos animais

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?

    A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. 

    Ver Todas >