Manter o pelo de cachorro bonito não é tão difícil quanto parece e alguns cuidados básicos do dia a dia fazem toda a diferença. Poucos tutores sabem, mas a alimentação é um fator que influencia bastante na aparência da pelagem dos cães. Além disso, a escovação adequada e o uso de produtos indicados para pets (de acordo com a cor e tipo de pelo do seu cãozinho) fazem toda a diferença. São muitas dúvidas sobre o assunto e, por isso, reunimos 6 cuidados que são super importantes para manter os pelos do cachorro saudáveis e com um brilho que vai chamar a atenção de todo mundo!

1) O banho em cachorro deve ocorrer regularmente

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os cães não precisam de banhos diários igual os humanos - para situações do dia a dia, a higiene com um lencinho umedecido é suficiente.  A recomendação é que o banho em cachorro aconteça pelo menos uma vez por mês, sendo que em alguns casos esse intervalo pode ser maior ou menor, como uma vez a cada 3 meses ou a cada 15 dias. Tudo vai depender do tipo de pelagem do seu amigo de quatro patas, a raça e do nível de sujeira dele. Ah, e não esqueça de secar muito bem o seu amigo após o banho para evitar problemas de pele decorrentes da umidade.

2) Atenção aos shampoos e produtos específicos para cachorro na hora do banho

Nada de passar produtos de uso humano na pele do seu cãozinho, hein? O shampoo para cachorro, assim como condicionador, sabonete e outros itens de higiene, devem ser específicos para pets. Os produtos de uso veterinário são formulados especialmente para os cães, com ingredientes que não agridem a pele e nem causam alergias. Portanto, é importante ter muita atenção na hora de comprar o shampoo para cachorro certo para a cor e tipo de pelagem do seu cachorro! Se houver qualquer dúvida ou você precisar de sugestões, vale a pena conversar com um veterinário para pegar dicas.

3) A alimentação do cachorro ajuda a manter a pelagem saudável

Todo mundo sabe que a alimentação do cachorro é um fator primordial para manter os pets com uma boa saúde, mas você sabia que o que ele come também interfere na pelagem? Investir em rações de boa qualidade é uma ótima forma de garantir que o seu cãozinho vai ter acesso a todos os nutrientes que ele precisa e que podem ajudar a manter o aspecto bonito e saudável dos pelos. Os componentes ômega 3, ômega 6, zinco, vitaminas A e E, por exemplo, fazem toda a diferença na hora de deixar o seu cãozinho com uma pelagem sedosa e brilhante - e geralmente estão incluídos em rações do tipo Premium ou Super Premium.


A alimentação do cachorro interfere bastante na aparência e saúde dos pelos
A alimentação do cachorro interfere bastante na aparência e saúde dos pelos

4) A escovação dos pelos do cachorro não deve ser deixada de lado

Todos os cães precisam ter seus pelos escovados, alguns com mais frequência e outros com menos. A escovação é a única forma de remover a pelagem morta e evitar que os fios fiquem embaraçados, no caso de cachorros mais peludinhos - além, claro, de manter o pelo do cachorro mais bonito e saudável. A frequência da escovação do pelo de cachorro vai depender principalmente da raça dele, pois algumas raças de cachorro soltam mais pelo do que outras ou demandam um cuidado mais específico. Outro fator que também pode influenciar na quantidade de vezes que o seu amigo precisa ser escovado é a época do ano, pois os cães passam por períodos de troca sazonal em que os pelos caem mais do que o normal.

5) Secar o pelo de cachorro é necessário para evitar problemas com fungos

Sempre que o seu doguinho se molhar, não esqueça de secar muito bem a pelagem - seja após o banho, um passeio na piscina ou uma chuva inesperada. A umidade é um perigo, pois torna a pele do cachorro propícia para o surgimento de fungos e bactérias, que podem desencadear  vários problemas de pele e prejudicar a saúde dos pelos. Uma boa forma de garantir que o animal está totalmente seco é com uma toalha e um secador de cabelo em temperatura morna.

6) Hidratação e protetor solar para cachorro são um cuidado importante

Os hidratantes para cachorro não são exatamente uma novidade no mercado, mas nem todos os pais de pet sabem da necessidade que há por trás deles. Em dias mais frios, a pele do cachorro pode ficar ressecada com muita facilidade, e a melhor forma de contornar isso é incentivando a ingestão de água e utilizando um hidratante para cachorro, que deve ser de uso veterinário. Já nos dias quentes, e principalmente durante os passeios, é importante não esquecer do protetor solar para cães, pois ele ajuda a proteger a pele do seu amigo contra os raios do sol e possíveis queimaduras.

Redação: Juliana Melo