O Pastor Belga é uma das raças de cachorro mais leais e elegantes que existem. Esse cão de pastoreio de porte médio chama atenção por sua aparência esbelta e forte, com pelagens diferenciadas. Mas além da estética, uma das características mais marcantes do cachorro belga é sua personalidade. Seu instinto protetor sempre se faz presente, o que o torna um excelente cão de guarda, seja ele um Pastor Belga Malinois, Groenendael, Tervueren ou Laekenois. Para entender um pouco mais sobre a personalidade do Pastor Belga, confira as informações que separamos a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pastor Belga Malinois, Groenendael, Tervueren ou Laekenois: conheça as variações do cachorro belga

Pastor Belga é um cão de pastoreio de porte médio, com estrutura corporal forte e musculosa. Esse cachorro robusto e elegante possui quatro variações: Pastor Belga Malinois, Groenendael, Tervueren ou Laekenois. O Pastor Malinois e o Groenendal são os mais populares. O único que possui pelos curtos é o Pastor Belga Malinois. A pelagem do Pastor Malinois pode aparecer nas cores fulvo e castanho, podendo apresentar traços pretos no rosto e na cauda. Já o Groenendael é conhecido por sua pelagem bem preta. Enquanto isso, o Tervuren costuma se apresentar em tonalidades de fulvo ou cinza e o Laekenois - o tipo menos conhecido - possui o pelo mais avermelhado e áspero. Quanto à personalidade, todos os tipos de Pastor Belga são extremamente protetores, leais e determinados.

A personalidade protetora do Pastor Belga é uma de suas características mais marcantes

Uma das principais características do Pastor Belga é sua personalidade protetora. Ele está sempre alerta e vigilante. Além disso, é extremamente inteligente e possui grande habilidade farejadora e de caça. Também são muito corajosos, obedientes e leais ao seu dono. Essas características fazem o cachorro Belga ser um dos animais preferidos dos policiais para ajudar nas tarefas da profissão - ainda mais porque respondem rapidamente aos comandos.

Porém, não pense que o Pastor Belga não pode viver com uma família em casa. O cachorro Belga também é brincalhão e muito afetuoso com seu tutor, podendo criar um vínculo muito forte com ele. Essa lealdade que o Pastor Belga tem com a família o torna um excelente cão de guarda. Ele sempre estará alerta a possíveis perigos para proteger a família. Mas é importante que o Pastor Belga se exercite diariamente, pois eles gostam de estar sempre em movimento. O cachorro belga também costuma se dar bem com outros cães, apesar de estar sempre vigilante. Mas, para que isso aconteça, é importante trabalhar a socialização. O ideal é começar quando ainda é um Pastor Belga filhote, mas também é possível realizar já adulto.

O cachorro belga está atento a possíveis situações de perigo o tempo inteiro

A forma como o Pastor Belga reage a algumas situações de perigo pode variar dependendo de cada tipo. No geral, estão sempre dispostos a proteger sua família a todo custo. Por isso, o cachorro Belga está sempre alerta a possíveis perigos. Costuma ficar rondando, analisando e circulando pelo território até entender exatamente a situação. O Pastor Belga Malinois costuma ser um pouco mais reservado em relação a estranhos. Ele pode demorar um pouco mais a se acostumar com a presença de alguém novo. Por isso, é comum que o Pastor Malinois fique rondando e alerta na presença de outras pessoas. Essa desconfiança é mais uma característica de um bom cão de guarda. Mas isso não significa que o Pastor Belga não se dá bem com humanos. Ele apenas gosta de entender melhor a situação antes de se aproximar, mas é muito tranquilo e ama fazer companhia e brincar com a família. O Pastor Belga é, com certeza, o maior protetor que uma família pode ter.

 

A Pastor Belga Malinois Bella gosta de ficar na curva da escada, onde consegue vigiar a entrada e os fundos da casaBella é uma Pastor Malinois que mesmo tendo um pouco de medo de pessoas continua com seu instinto protetor

 

Como é viver com um Pastor Belga em casa?

 

O Pastor Belga é um ótimo animal de estimação para se ter dentro de casa, pois vai proteger a família e ainda é uma companhia super agradável. Joice Melchers é tutora da Bella, uma Pastor Belga Malinois. Adotada quando ainda era uma Pastor Belga filhote de apenas 60 dias, Bella é extremamente amorosa e uma cachorra muito inteligente.

Hoje, possui 5 anos e está sempre protegendo e cuidando da casa. Joice explica que Bella é comportada e costuma se dar bem com outros animais, mas possui um problema de personalidade que a deixa um pouco acuada com humanos: “Ela tem um problema de desvio de personalidade. É extremamente medrosa e submissa, mas só com humanos. Eu já tinha duas SRD adotadas com quem ela se deu sempre muito bem. Fez escola para socialização, mas não resolveu, então usa medicamento para ansiedade de forma contínua”.

Por conta disso, Bella está sempre bem atenta às pessoas ao seu redor: “Ela late muito para qualquer estranho e mesmo para pessoas conhecidas, mas que vê pouco, inclusive dentro de casa. Ela tem dificuldade de se adaptar às pessoas. Levou anos para se adaptar à moça que trabalha na minha casa duas vezes por semana”, explica Joice.

Muito inteligente, o medo que tem com os humanos não abala seu instinto protetor típico do cachorro Belga. A Pastor Belga Malinois Bella está sempre procurando lugares onde possa ficar de olho em todo o movimento do lar: “Ela busca locais estratégicos dentro de casa e no quintal para cobrir o maior número de pontos de vigia possível. É inteligente demais!”, comenta Joice. Um desses cantinhos é a curva da escada, onde Bella consegue ficar de olho tanto no portão como na porta dos fundos ao mesmo tempo. 

Cachorro Belga está atento a possíveis situações de perigo o tempo inteiro

A forma como o Pastor Belga reage a algumas situações de perigo pode variar dependendo de cada tipo. No geral, estão sempre dispostos a proteger sua família a todo custo. Por isso, o cachorro Belga está sempre alerta a possíveis perigos. Costuma ficar rondando, analisando e circulando pelo território até entender exatamente a situação. O Pastor Belga Malinois costuma ser um pouco mais reservado em relação a estranhos. Ele pode demorar um pouco mais a se acostumar com a presença de alguém novo. Por isso, é comum que o Pastor Malinois fique rondando e alerta na presença de outras pessoas. Essa desconfiança é mais uma característica de um bom cão de guarda. Mas isso não significa que o Pastor Belga não se dá bem com humanos. Ele apenas gosta de entender melhor a situação antes de se aproximar, mas é muito tranquilo e ama fazer companhia e brincar com a família. O Pastor Belga é, com certeza, o maior protetor que uma família pode ter.

Redação: Maria Luísa Pimenta