Cachorro

Passear com cachorro: especialista alerta sobre 6 riscos da falta de exercícios físicos na rotina de cães

Publicado - 28 Agosto 2024 - 15h23

Atualizado - 28 Agosto 2024 - 17h02

Foto da Renata Bloomfield - Médica Veterinária Etologista Clínica

Renata Bloomfield / Médica Veterinária Etologista Clínica

CRMV: 12084-RJ

Formada em Medicina veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) Pós-graduando em Etologia Clínica pela Qualittas.

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Assim como os humanos, os cães precisam ser estimulados fisicamente no dia a dia para cuidar da saúde e evitar uma série de problemas. Ou  seja, é muito importante o tutor passear com cachorro e estimular o animal a praticar exercícios físicos!

Mas você já parou para pensar nos riscos que a falta de exercícios pode trazer para o seu amigo de quatro patas? Para entender melhor sobre as consequências de ter um cãozinho ‘sedentário’, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Renata Bloomfield, que é especialista em comportamento animal.

Os principais riscos de deixar os exercícios físicos de lado

Passear com o cachorro não é apenas um momento de lazer com o seu animal de estimação, como também uma forma de incentivá-lo a se movimentar mais. Se os passeios forem feitos em conjunto com outras atividades físicas, então, o cãozinho é muito beneficiado!

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A falta de exercícios físicos na rotina do pet pode causar diferentes problemas, como:

  • Limitação cardiovascular
  • Baixa coordenação motora
  • Musculatura pouco desenvolvida
  • Maior propensão a problemas articulares
  • Obesidade canina
  • Tédio, estresse e ansiedade

Para entender melhor como a prática de atividade física pode ser benéfica para o seu amigo de quatro patas, é só continuar lendo que nós vamos te explicar!

Músculos, articulações e coração são beneficiados ao se exercitar e passear com cachorro

Quanto mais atividades o seu cãozinho faz, melhor para ele! Passear com cachorro costuma ser o exercício ‘clássico’, mas não deve ser a única atividade que seu pet realiza no dia a dia. Mas por que as atividades são tão importantes para a saúde física do seu pet?

A musculatura do animal tem relação direta com as articulações dele. “Cães que têm uma musculatura mais definida sobrecarregam menos a articulação, porque a musculatura em volta preserva a articulação”, revela a dra. Renata.

Além disso, a médica veterinária fala sobre um outro tópico muito importante, que é a questão do combate à obesidade canina. “A manutenção do peso do animal também dá um um descanso também pras articulações — sem contar que já tem estudos falando que cachorros obesos vivem 30% menos do tempo do que um cão que não é obeso.”

Outro ponto levantado pela especialista é que o incentivo aos exercícios e fortalecimento da musculatura deve ser feito independentemente da idade do cachorro. “No caso dos filhotes, é indicado pegar um pouco mais leve porque eles têm toda uma estrutura ainda pra ser desenvolvida. Já com relação aos cães idosos, é importante que eles continuem a se exercitar, respeitando o limite de cada animal, porque têm a tendência a perder mais rápido a musculatura.”

cachorro na trilha
Além de passear com o cachorro, trilhas e outras atividades são indicadas

Passeios e outras atividades ajudam a amenizar alguns transtornos nos pets

Além do gasto de energia em si, a atividade física também proporciona a diminuição do estresse e da ansiedade do animal. De acordo com a médica veterinária, os hormônios e neurotransmissores que são liberados quando a gente faz uma atividade física têm um papel fundamental nisso, já que eles são benéficos pro organismo.

A veterinária também alerta que é importante saber diferenciar ansiedade de ociosidade (o famoso cachorro entediado). “Ociosidade a gente consegue tratar com atividade física e é maravilhoso. Agora se a gente fala de ansiedade o cão fica mais cansado e um pouco mais relaxado, mas ainda assim só atividade não vai resolver o problema dele.”

Outro ponto que Renata destaca é que alguns cachorros são taxados de agressivos porque acabam acumulando energia. Nesse caso, a partir do momento em que o animal tem mais interação com o meio ambiente, com outros cães e com outras pessoas durante exercícios e passeios, isso pode acabar diminuindo também a agressividade dele. Ou seja, passear com cachorro e praticar atividades com o pet é só vantagem!

Passear com cachorro é importante, mas deve ser aliado a outros exercícios

Conforme Renata explica, passear com cachorro não tem o mesmo impacto de outras atividades físicas. “A gente pode falar de exercício físico se a gente tá falando de uma caminhada, de uma corrida, de alguma coisa que aumente a frequência cardíaca desse animal. Aquele passeio que o cachorro vai cheirando e a pessoa vai mexendo no telefone não gasta nada.”

Investir em atividades aeróbicas pode ser bem interessante, segundo a especialista, como corridas, caminhadas e até mesmo trilhas. “Trilha é uma atividade muito bacana pros cães porque além de ter subida e descida, tem muito estímulo cognitivo”, conta. Outra ideia é, durante as caminhadas e corridas, fazer o pet trabalhar ainda mais a musculatura ‘puxando’ alguma coisa, como o tutor no skate ou de patins.

“Também tem natação. Fazer o seu cachorro nadar ajuda muito na questão cardiovascular e coordenação motora. Além disso, para cães que têm displasia ou problema de articulação e não podem fazer atividades de impacto (como corrida), a natação é uma excelente opção”, acrescenta.

Outros esportes bastante indicados por Renata são:

  • Agility canino (esporte de habilidade praticado por cachorro com auxílio de um condutor)
  • Canicross (corrida cross country ou trekking com cães)
  • Flyball (competição de salto com obstáculos)
  • SUP dog (stand up paddle com cachorro)
  • Corrida de rua

“O que eu acho mais importante na hora de falar da relação de animais com esportes é usar sempre a ferramenta correta. Pro canicross tem uma coleira peitoral específica, no SUP tem colete pra  cachorro, e na corrida de rua, uma peitoral é muito mais indicada do que usar enforcador ou uma coleira cabresto. Você também tem que ter muita paciência e compreensão com seu cão no início das atividades, independentemente do esporte que você escolha fazer com ele.”

Além disso, é importante ficar atento às limitações do seu pet antes de fazer exercícios físicos mais intensos com ele. Raças de cachorros braquicefálicos, como o Pug e o Bulldog, por exemplo, até podem se exercitar se forem acostumados com isso desde cedo, mas é bom ter sempre um acompanhamento veterinário.

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas