Gato

Pancreatite em gatos: veterinária explica tudo sobre a doença!

Publicado - 27 Janeiro 2022 - 17h57

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabe o que é pancreatite em gatos? A doença que afeta muitos cães e humanos também pode surgir nos bichanos. A pancreatite felina é uma doença relativamente comum que acomete o pâncreas do animal e pode gerar muitas consequências para a saúde. Identificar a doença logo no início é fundamental, pois a pancreatite em gatos é grave e a demora no tratamento pode acabar comprometendo todo o funcionamento do organismo do pet. O Patas da Casa conversou com Estela Pazos, médica veterinária especializada em medicina felina. Ela explicou exatamente o que é pancreatite felina, quais as causas, como identificar a doença e o que deve ser feito para tratar um gato com o problema. Confira!

O que é pancreatite? A doença debilita um órgão fundamental para a digestão felina

Apesar de relativamente comum, muitos tutores têm dúvidas sobre o que é pancreatite e quais são as causas. A veterinária Estela Pazos explica que a pancreatite felina se trata de uma inflamação no pâncreas do animal. Esse órgão tem como principal função a produção de enzimas que auxiliam na digestão de nutrientes essenciais, como proteínas, gorduras e carboidratos. Normalmente, as enzimas são liberadas apenas quando necessário. Em um quadro de pancreatite felina, porém, essas enzimas são ativadas antes do momento ideal. Como resultado, causam uma autodigestão do órgão, levando à inflamação.

No caso da pancreatite, gatos de qualquer raça, sexo e idade podem desenvolver a doença. Porém, alguns especialistas afirmam que a pancreatite em gatos idosos é mais comum. Nessa idade é preciso ter ainda mais cuidados, já que a imunidade está mais enfraquecida, o que pode dificultar o tratamento. Além da pancreatite em gatos idosos, alguns profissionais também dizem que os gatos da raça Siamês têm maior predisposição para sofrer com a doença.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A dificuldade em determinar a causa da pancreatite felina faz muitos casos serem considerados idiopáticos

Um grande problema da pancreatite em gatos é a dificuldade em descobrir sua origem. A especialista explica que as causas da pancreatite em gatos ainda não são muito bem definidas, o que faz com que uma grande parcela dos casos sejam considerados idiopáticos (quando não se sabe a origem). Porém, ela conta que existem alguns aspectos que facilitam o aparecimento da doença: “temos alguns fatores que podem contribuir, como a presença de alguns parasitas intestinais, ingestão de produtos tóxicos, presença de outras doenças inflamatórias ou infecciosas, origem imunomediada, reações adversas a medicamentos e a presença de doença intestinal inflamatória”, explica.

Qual a diferença entre a pancreatite crônica e a pancreatite aguda em gatos?

Sabendo o que é pancreatite, é importante entender também que existem dois tipos da doença: aguda ou crônica. “Na pancreatite aguda em gatos, os sintomas aparecem de forma repentina e se resolvem com tratamento de suporte, e nem sempre se chega a um diagnóstico preciso”, explica Estela. Ao contrário do que acontece no quadro agudo, a pancreatite felina crônica se desenvolve lentamente, de maneira que o órgão vai sendo desgastado aos poucos e os sintomas levam mais tempo para aparecerem.

“Ocorre uma inflamação persistente neste órgão que vai deteriorando suas células lentamente até chegar ao ponto em que o pâncreas não produz mais as enzimas que auxiliam no processo digestivo e nem a insulina, levando a uma doença chamada Insuficiência Pancreática Exócrina”, esclarece. Além disso, a especialista afirma que também é comum acontecer uma "agudização da pancreatite crônica”. Nesse momento da pancreatite, os gatos que já tinham a doença há muito tempo manifestam os sintomas de maneira repentina.

 

A pancreatite felina é uma doença difícil de ser diagnosticada
A pancreatite felina é uma doença difícil de ser diagnosticada

 

 

Os sintomas da pancreatite felina são comuns a diversas doenças 

 

Os sinais da pancreatite em gatos são comuns a outras doenças, o que torna o diagnóstico e até o tratamento mais difíceis. “O principal sintoma é a perda parcial ou total do apetite e, consequentemente, perda de peso. A letargia e prostração é outro sintoma muito frequente, assim como os vômitos. A diarreia também pode ocorrer e é comum esses gatos ficarem desidratados e com as mucosas ictéricas (amareladas)”. 

Pancreatite: gatos com o quadro também podem desenvolver diabetes 

Um dos grandes perigos da pancreatite felina é que ela, muitas vezes, não acontece sozinha. A inflamação no pâncreas pode levar a diversos outros problemas de saúde, como a diabetes felina. Além da produção de enzimas, o pâncreas também produz hormônios, dentre eles a insulina, que é responsável por controlar a quantidade de glicose circulante no sangue. “Se o gato apresentar uma pancreatite felina crônica, pode ocasionar uma destruição das células no pâncreas que são responsáveis pela produção de insulina. Consequentemente, causa uma redução progressiva na secreção e liberação deste hormônio no organismo, levando ao aparecimento da diabetes”, esclarece Estela. Além disso, ela explica que, por conta da perda de apetite e de peso causados pela pancreatite, os gatos com a doença podem apresentar também lipidose hepática como consequência.

Pancreatite em gatos é difícil de ser diagnosticada

A pancreatite em gatos é grave principalmente porque é difícil ter um diagnóstico rápido e preciso, o que impacta diretamente no tratamento da doença. Com sintomas muito comuns e que podem estar relacionados a diversos outros problemas de saúde, a dúvidas em torno do que causa a pancreatite em gatos também dificulta o entendimento da doença. Por isso, para se ter um diagnóstico preciso é preciso fazer uma avaliação com um profissional e uma série de exames laboratoriais: “É necessário realizar ultrassom e radiografia abdominal e a complementação com exames de sangue, incluindo exames específicos para avaliação da pancreatite em gatos como a lipase pancreática felina e a imunoreatividade tripsinóide felina (fTLI)”, orienta a veterinária.

 

Pancreatite felina dificulta o processo de digestão de alimentos
Pancreatite felina dificulta o processo de digestão de alimentos

 

 

Tratamento da pancreatite em gatos é focada na terapia de suporte

 

A pancreatite em gatos é grave mas, felizmente, pode ser tratada. Apesar de não existir um remédio específico para a pancreatite, os gatos podem ser submetidos a tratamentos de suporte que cuidam dos sintomas e consequências da doença. “É feito um tratamento de suporte para correção de desidratação, náuseas e vômitos, controle de dor, manejo da diarreia e, se necessário, também são utilizados antibióticos e corticoides”, orienta Estela. 

Além disso, algumas vitaminas podem ajudar a aliviar a inflamação: “A prescrição de antioxidantes como as vitaminas A e C auxiliam na diminuição do estresse oxidativo das células, melhorando a inflamação e proteção dos tecidos. A suplementação com vitamina B12 pode ser necessária já que a maioria dos gatos com pancreatite apresentam deficiência”, complementa. É muito importante que o tratamento da pancreatite em gatos seja iniciado o mais rápido possível. Por ser uma doença silenciosa, é importante ficar sempre atento à saúde do animal. Ao manifestar qualquer sintoma, leve o pet imediatamente ao veterinário. 

Depois da cura da pancreatite, gato precisam passar por mudanças na alimentação

Os gatos curados da pancreatite felina precisam passar também por mudanças na alimentação. Com a doença, o pâncreas se torna debilitado e, portanto, tem dificuldade em realizar a produção de enzimas para digerir nutrientes. Por isso, é fundamental que a dieta do gato seja adaptada para inclusão de alimentos que sejam mais fáceis de digerir. Estela explica que esse suporte nutricional é fundamental no tratamento da pancreatite em gatos: “O alimento deve ser escolhido de acordo com os exames e condição clínica do paciente, mas de um modo geral deve ter fácil digestão e equilíbrio entre proteínas, gorduras em quantidade moderada e com boa qualidade e digestibilidade, e carboidratos. A dieta deve auxiliar na prevenção da perda de massa muscular e restabelecimento do organismo”, orienta. 

Além disso, a especialista ressalta que mesmo que a pancreatite em gatos cause perda de apetite e dificuldade na digestão de alimentos, o animal nunca deve ficar em jejum. “ Se o gato não consegue se alimentar, pode ser necessário uma sonda de alimentação até que ele volte a se alimentar espontaneamente”, completa.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas