Quando o cachorro desenvolve pancreatite canina, é muito importante começar a tratar desde cedo. A doença é considerada uma das mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro, além de uma das mais graves. A pancreatite no cachorro acomete o pâncreas e debilita todo o sistema digestivo, trazendo sintomas bem desconfortáveis ao animal. A demora no diagnóstico pode acabar levando o animal a óbito. O cachorro com pancreatite canina precisa iniciar o tratamento o quanto antes para conseguir se recuperar. O Patas da Casa te explica tudo sobre o tratamento da pancreatite canina: tempo de recuperação, como é feito e que cuidados devem ser adotados no dia a dia após a melhora do animal. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é pancreatite em cachorro?

Podemos definir o que é pancreatite em cachorro como uma inflamação que acontece no pâncreas do animal, prejudicando a produção de enzimas e o bom funcionamento do sistema digestivo. A pancreatite canina é uma das principais doenças que afetam o sistema gastrointestinal e normalmente está relacionada a uma má alimentação. O pâncreas produz a lipase, enzima responsável pela digestão de gorduras. Quando há uma alta ingestão de gordura no organismo do cão, o órgão precisa se esforçar muito mais para realizar a digestão, o que acaba levando ao quadro de pancreatite. Cães também podem desenvolver o problema por conta de outras doenças pré-existentes, como diabetes, hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo. Quando está com pancreatite, o cachorro apresenta dor abdominal, fezes, diarreia com sangue, febre e aumento do consumo de água.

Como tratar pancreatite em cães?

Felizmente, existe cura para a pancreatite canina. O tratamento é iniciado logo após a confirmação do diagnóstico feito por exame de sangue e ultrassom do abdômen. Mas afinal, como tratar pancreatite em cães? Na maioria das vezes, a internação é indicada para que o paciente seja observado de perto. O tratamento da pancreatite canina costuma ser feito com antibióticos e analgésicos. Além disso, a fluidoterapia é essencial para hidratar o cachorro (que perde muitos fluidos com a diarreia) e melhorar a circulação de sangue no pâncreas.

Pancreatite canina: tempo de recuperação depende da gravidade da doença

O tratamento da pancreatite canina costuma ser muito eficaz quando iniciado aos primeiros sinais da doença. É fundamental que a qualquer sinal de pancreatite no cachorro o animal seja levado ao veterinário, pois a demora pode custar a vida do pet. Após iniciar o tratamento para pancreatite canina, o tempo de recuperação pode variar de acordo com a gravidade do problema. A forma como o cão responde depende da rapidez com que o tratamento foi iniciado e dos tipos de alimentos que foram ingeridos ou da doença que causou a pancreatite. Cães podem se recuperar e receber alta em dois dias nos casos mais leves. Já nos mais graves, podem levar pelo menos uma semana para melhorarem.

pancreatite canina: cachorro comendo ração

 

Depois de receber alta da pancreatite canina, o tratamento deve continuar em casa 

 

Mesmo com a melhora da pancreatite canina, o tratamento precisa continuar no dia a dia. O cãozinho deve permanecer tomando os remédios por todo o período prescrito pelo médico. Além disso, é necessário prestar atenção à alimentação do cachorro após o período de internação por pancreatite. Cachorros que tiveram o quadro precisam de mudanças na dieta, com alimentos que tenham baixo teor de gordura em sua composição. A pancreatite no cachorro pode voltar a qualquer momento caso a medicação não seja feita corretamente e a alimentação continue rica em gorduras e carboidratos. Converse com o veterinário para saber quais alimentos são os mais indicados para seu doguinho que está se recuperando da pancreatite canina.  

Evitar alimentos "proibidos" previne a pancreatite no cachorro

A alimentação balanceada não é apenas uma maneira de como tratar pancreatite em cães mas também de como prevenir. É muito importante saber quais são os alimentos proibidos para cachorro e quais podem fazer parte da dieta. Evite alimentos muito gordurosos e com excesso de carboidrato, pois eles são as principais causas da pancreatite. Cachorro também não deve ter fácil acesso às comidas humanas. É muito comum que o pet invada a cozinha e coma vários alimentos de uma vez só, causando um excesso que pode levar à pancreatite canina. Portanto, deixe os alimentos longe do cãozinho e ofereça apenas a quantidade recomendada de acordo com seu porte e idade. Não espere que a pancreatite canina aconteça para implementar uma dieta saudável. Além dos cuidados com a alimentação, para evitar a pancreatite no cachorro também é necessário realizar exames e visitas frequentes ao veterinário. 

Redação: Maria Luísa Pimenta