O óculos para cachorro realmente traz benefícios para a visão canina ou ele é apenas um acessório voltado para a estética? Muitas pessoas nem sabem, mas os óculos para cachorro existem e podem ser encontrados em diferentes modelos. O que causa dúvidas, porém, é justamente quanto à sua função. Apesar de muita gente achar que esse item tem apenas o objetivo de deixar o cão mais estiloso, a verdade é que o óculos pode sim trazer benefícios para o olho do cachorro. Muitas doenças deixam a visão canina prejudicada e esse acessório é capaz de auxiliar na correção e prevenção de problemas oculares. Mas quando o óculos é indicado? Existe óculos de grau para cachorro? Qual a função do óculos de sol? O Patas da Casa te explica tudo sobre esse acessório que está sendo cada vez mais utilizado!

Óculos de grau para cachorro é recomendado para cães com problemas de visão

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Talvez você nunca tenha visto, mas o óculos de grau para cachorro existe sim! Ele é conhecido também como óculos de correção, já que, como o próprio nome sugere, é indicado para cães que precisam corrigir algum problema de visão. Algumas doenças, como diabetes canina, glaucoma, catarata e até mesmo conjuntivite em cachorro podem causar danos sérios ao olho dos animais. Se não houver um tratamento adequado, em alguns casos o cão pode até mesmo ficar cego. É aí que entra o óculos de grau para cachorro.

Esse acessório protege a visão e ainda atua na correção dos problemas oculares causados por essas doenças. Dessa forma, o cachorro de óculos de grau passa a ter uma maior qualidade de vida, pois passa a enxergar melhor do que antes. Vale ressaltar que o óculos de grau para cachorro também pode ser indicado após alguns procedimentos cirúrgicos que acabam impactando a visão canina.

Óculos de sol para cachorro ajuda a proteger os olhos dos raios UV

O óculos de sol para cachorro é indicado principalmente para cães que têm o costume de sair muito na rua e ficar mais exposto ao sol. A luz solar emite raios UV que podem ser prejudiciais não só para a pele (pois pode levar ao câncer de pele), mas também para os olhos. A alta exposição aos raios ultravioletas acaba predispondo o animal a desenvolver problemas de visão, como a catarata em cachorro. A função do óculos de sol para cachorro é justamente proteger os olhos do cão desses raios, pois sua lente é produzida com proteção UVA e UVB. Além disso, esse óculos de proteção para cachorro ainda evita que poeiras e sujeiras presentes nas ruas afetem os olhos do pet e causem irritações.

Converse com um veterinário antes de comprar um óculos para cachorro

O óculos de proteção para cachorro, seja de grau ou de sol, traz muitos benefícios. Porém, não pense que basta você ir em um pet shop e comprar qualquer um. O ideal é conversar primeiro com um médico veterinário especialista em oftalmologia para saber se há mesmo a necessidade de adquirir esse item e entender qual é o tipo ideal para seu pet. Existem diferentes modelos de óculos para cachorro produzidos de acordo com tamanho, raça e função do animal. Um óculos para cachorro pequeno, por exemplo, precisa ter um tamanho adequado ao seu rosto. O mesmo vale para cães de grande porte. Comprar óculos do tamanho errado pode acabar prejudicando ainda mais a visão, além de ser desconfortável para o animal.

Como escolher o óculos para cachorro?

Antes de escolher os óculos para cachorro pequeno, médio ou grande, é importante tirar suas medidas para ter certeza de que o tamanho será adequado. O acessório tem que ficar firme no rosto do animal mesmo nos momentos em que ele se vira, abana a cabeça ou faz movimentos bruscos. Existem alguns modelos que possuem um retentor que ajuda nesses movimentos, sendo esses os mais recomendados para cães agitados. Os óculos para cachorro costumam contar com armações forradas e alças ajustáveis para garantir o maior conforto do animal. Além disso, preste atenção na lente escolhida. Para cães de trabalho, por exemplo, elas devem ser mais resistentes, pois o animal fica exposto a muitas situações de perigo que podem afetar sua durabilidade.


O óculos de sol para cachorro protege os olhos da exposição aos raios ultravioletas
O óculos de sol para cachorro protege os olhos da exposição aos raios ultravioletas

Além de ajudar na saúde, o cachorro de óculos de grau ou de sol fica um charme!

Existe a grande dúvida se óculos para cachorro é uma questão estética ou de saúde. Como explicamos, o acessório pode trazer sim muitos benefícios para a saúde do animal. Porém, não podemos negar que o óculos para cachorro dá um charme especial ao pet! O cachorro de óculos de grau ou de sol fica lindo e muito estiloso. Hoje já existem diferentes modelos com cores e estampas diferentes. Não é à toa que este acessório tem feito cada vez mais sucesso entre os pais de pet.

Apenas se lembre que, principalmente no caso do óculos de grau, é importante conversar com o veterinário antes de comprar para ter certeza de que é necessário. Além disso, o mais importante é que o cachorro de óculos de grau ou sol fique confortável, então escolha um modelo que atenda suas necessidades, priorizando o conforto antes da beleza.

Como acostumar o pet a usar óculos para cachorro? Confira algumas dicas

Se o seu cão precisa usar óculos de grau ou óculos de sol para cachorro, é importante anotar algumas dicas para fazer com que ele se acostume mais rapidamente com o acessório. É normal que o cão estranhe o objeto de início, pois não está acostumado a utilizá-lo no dia a dia. Por isso, o primeiro passo é fazer com que o cão cheire e observe o óculos para cachorro antes de usá-lo. Assim, o objeto vai se tornando mais familiar. Depois, coloque os óculos no cão. Escolha um momento em que o pet esteja calmo e um ambiente onde ele se sinta confortável.

Durante o treinamento, ofereça petiscos para cachorro sempre que ele responder bem. Ou seja: se ele ficou um tempinho com o acessório no rosto sem tentar tirá-lo, dê essa recompensa, além de falar palavras de apoio. Uma dica é primeiro colocar o óculos para cachorro sem as lentes, para evitar que elas quebrem ou arranhem durante o treinamento. Então, quando o animal estiver respondendo melhor, passe a colocar os óculos com lente. Seguindo essas dicas, logo você terá o seu pet usando óculos de grau ou óculos de sol para cachorro sem reclamar!

Redação: Maria Luísa Pimenta