Raças de gatos

Ocicat: conheça a raça de gato com cara de selvagem que surgiu nos Estados Unidos

Publicado - 25 Novembro 2022 - 12h05

Atualizado - 28 Junho 2024 - 12h26

O Ocicat é uma espécie de gato híbrido pouco conhecido, mas que impressiona qualquer um. A pelagem manchada e traços exóticos dão a esse bichano originário dos Estados Unidos uma aparência quase selvagem. O gato Ocicat surgiu a partir do cruzamento de diversas raças, como Abissínio e Siamês (e essa mistura também impacta no seu comportamento). Se você quer conhecer mais sobre a origem da raça de gato Ocicat, suas características físicas, como é a convivência com o animal, quanto custa esse bichano e muito mais, confira a matéria a seguir!

O Ocicat surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60

A origem do gato Ocicat é bastante curiosa. A raça foi criada em laboratório com o objetivo de gerar um gato doméstico que lembrasse os felinos selvagens. A história do Ocicat começou nos Estados Unidos durante a década de 1960 (por isso é considerada uma raça bastante recente). Alguns criadores queriam criar uma raça que misturasse características do Abissínio e do Siamês. A partir do cruzamento entre esses gatos, começaram a cruzar também outras raças: Mau Egípcio, Oriental e Gato de Pelo curto Inglês. Com todos esses cruzamentos, os criadores chegaram ao Ocicat que conhecemos hoje, que na verdade só foi reconhecido oficialmente como raça em 1987. Portanto, a origem do Ocicat veio a partir do cruzamento de cinco raças diferentes.

Ocicat: tamanho médio e corpo musculoso são características marcantes da raça

A aparência selvagem é a marca registrada do Ocicat. Tamanho grande dos olhos, corpo musculoso e orelhas bem longas e retas dão um ar intimidador ao animal. A raça de gato Ocicat é forte e seu corpo esguio faz com que o bichano tenha uma elegância natural. Outra característica marcante é o rabo bem longo e fino. Quanto ao porte do Ocicat, tamanho fica entre os 3 Kg e 6 kg, por isso é considerado uma raça de porte médio a grande.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Pelagem do Ocicat: cores variadas são aceitas oficialmente

A pelagem exótica e tigrada é uma característica marcante do Ocicat. As cores da raça são bem variadas, sendo reconhecidas oficialmente: chocolate, preto, canela, lilás, azul e camurça. A pelagem da raça é sempre tigrada, com manchas espalhadas pelo corpo. As manchas são mais escuras no rosto, nas patas e na cauda. O tipo de pelo de gato Ocicat é bem curtinho, fino e denso.

Ocicat: personalidade não tem nada de selvagem

Por ser uma mistura de diferentes raças, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao temperamento do Ocicat. A personalidade da raça tende mais para o selvagem ou para o doméstico? O objetivo durante a criação desse bichano era criar um animal com características selvagens. A aparência do Ocicat conseguiu alcançar esse objetivo, mas a personalidade nem chega perto da de um felino selvagem. O gato Ocicat é super divertido, brincalhão e animado. Cheio de energia, o animal é muito ativo e precisa estar sempre se exercitando.

Esse pet é muito curioso e adora explorar tudo ao seu redor. Além disso, a sociabilidade não é um problema para o Ocicat. Personalidade extrovertida e carismática faz parte da raça, que naturalmente se dá bem com qualquer pessoa. Esse bichano adora dar e receber carinhos e quando se apega ao tutor o ama mais que qualquer coisa no mundo. Existe uma ideia de que gatos são menos apegados e ficam muito bem sozinhos, mas esse não é o caso do Ocicat. Na verdade, ele não gosta de ficar muito tempo sem uma companhia em casa.
 

gato ocicat andando na grama
O gato Ocicat tem uma pelagem manchada, olhos bem grandes e orelhas longas

A convivência com o Ocicat é muito tranquila pois o pet se dá bem com todos

Conviver com um gato da raça Ocicat é muito fácil! O bichano é uma ótima companhia para pessoas de todas as idades. A relação desse gato e crianças funciona muito bem por conta do seu jeitinho brincalhão, enquanto sua personalidade carismática o torna um verdadeiro amigo para os idosos. Além disso, o gato Ocicat se dá muito bem com outros animais, em especial outros gatinhos. Na verdade, é até indicado ter dois gatos em casa quando se tem um Ocicat pois, dessa forma, o bichano sempre terá companhia - afinal, eles odeiam ficar sozinhos. 

O adestramento e a socialização do Ocicat traz benefícios ao seu comportamento

O adestramento do gato Ocicat pode ser indicado para melhorar certos comportamentos, uma vez que o animal é bastante agitado. Felizmente, essa é uma raça de gato muito inteligente e que tem facilidade de aprendizado. Assim, o adestrar gato Ocicat costuma trazer resultados muito positivos. A socialização do gato também é sempre indicada, mesmo que esse animal seja naturalmente sociável. O filhote de gato Ocicat responde melhor a treinamentos, pois nessa fase da vida ele aprende de forma mais rápida e eficaz. Por isso, o ideal é adestrar e socializar o animal nos primeiros meses de vida. 

Curiosidades sobre a raça de gato Ocicat!

  • O nome “Ocicat” tem sua origem na palavra “Ocelot”, que significa "Jaguatirica" em inglês.
  • Apesar de ser conhecido nos Estados Unidos, o gato Ocicat não é muito famoso em outras partes do mundo.
  • Por conta das pernas compridas e fortes do Ocicat, raça de gato pode dar saltos bem altos.
  • O Ocicat não costuma miar. O miado do gato só é ouvido quando ele quer muito chamar atenção ou está super animado com algo específico.
gato ocicat lambendo a pata
O Ocicat é um bichano divertido e de fácil convivência

Cuidados com o gato Ocicat

Escovação dos pelos - Há quem diga que o Ocicat é hipoalergênico e o motivo é a fácil manutenção dos pelos. Os fios bem curtinhos são bem fáceis de cuidar e não precisam de muitos cuidados. Escovar os pelos do gato Ocicat uma vez por semana já é suficiente. N época de troca de pelagem, pode ser necessário aumentar a frequência de escovação, mas ainda assim a queda de pelos não costuma ser muito grande. 

Unhas, dentes e ouvido - Como o gato Ocicat é muito agitado, ele está sempre brincando e explorando tudo ao seu redor. Por isso, é recomendado manter as unhas do gato aparadas para evitar que ele acabe arranhando objetos e até mesmo pessoas sem querer durante as brincadeiras. Escovar os dentes do gato Ocicat também vai evitar doenças como o tártaro. Por fim, as orelhas longas e compridas do Ocicat ficam muito expostas, por isso é muito importante limpar a orelha do gato com frequência e mantê-las sempre bem secas para evitar infecções como a otite felina.

Gatificação da casa - Os gatos Ocicat são muito ativos e precisam de um ambiente que os permitam liberar seus instintos. Por isso, o enriquecimento ambiental para gatos da raça é tão importante. A falta de exercícios pode deixar o gato ansioso e, consequentemente, estressado. Apostar na gatificação da casa é fundamental pois, dessa maneira, o animal gasta toda sua energia corretamente. Vale colocar nichos, prateleiras e arranhadores para gatos. Outra dica é que o gato Ocicat adora locais altos! Então pode ter certeza que o bichano vai adorar ter acessórios espalhados pela casa e por toda a parede.

O gato Ocicat costuma ser muito saudável se tiver os cuidados básicos 

Por ser uma raça recente, pouco se sabe sobre a saúde do Ocicat. Essa raça de gato costuma ser bem saudável mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados essenciais. O filhote de gato Ocicat precisa ser vacinado e vermifugado corretamente. Além disso, o reforço anual das vacinas para gatos deve ser aplicado sempre na data correta. Visitas frequentes ao veterinário também são fundamentais, pois ajudam a monitorar a saúde do Ocicat. Expectativa de vida fica entre 15 e 18 anos, se tomar esses cuidados com a saúde. 

Valor do gato Ocicat: preço da raça pode variar 

Achar um Ocicat para comprar não é uma tarefa tão simples. A raça é muito desconhecida no Brasil e, por isso, é difícil achar algum gatil reconhecido que venda o Ocicat. Comprar a raça requer muita pesquisa, tanto de local quanto de valor. O preço do Ocicat pode variar dependendo de alguns fatores, principalmente quanto à linhagem dos seus ancestrais. Em média, o valor do gato Ocicat fica entre R$ 2.000 e R$ 3.000. Outro ponto importante é a escolha do gatil. Sempre tenha certeza de que você está comprando o bichano em um local de confiança para evitar financiar estabelecimentos que realizam maus tratos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas