Por mais estranho que pareça, é dever de todo tutor prestar atenção no cocô do cachorro. Às vezes, algo não vai bem com a saúde do seu amigo e essa é uma boa forma de identificar se algo estiver errado com a saúde dele. Encontrar muco nas fezes do cachorro, por exemplo, pode indicar diferentes situações e é importante saber como lidar com o problema da melhor forma. Por isso, o Patas da Casa preparou uma matéria com o que você precisa saber sobre as fezes de cachorro com gosma que podem aparecer de vez em quando. Confira a seguir!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que pode ser uma gosma nas fezes do cachorro?

Segundo a veterinária Raquel de Rezende, não é normal encontrar muco nas fezes do cachorro. Esse é um indicativo de que algo não está bem com a saúde do cão. Dentre as causas mais comuns associadas com as fezes de cachorro com gosma, a profissional enumera: "Verminoses, infecções intestinais e alimentação inadequada são algumas das situações em que podem ocasionar muco nas fezes."

Quando muco nas fezes do cachorro é preocupante?

"Qualquer alteração nas fezes é importante que o tutor encaminhe seu animal para um atendimento clínico com o veterinário de confiança", comenta Raquel. Isso significa que, além dos casos em que há fezes de cachorro com muco gelatinoso, outras alterações no cocô do animal também precisam de atenção.

"Cachorro com diarreia, sangue nas fezes, fezes ressecadas e endurecidas são sinais de alerta", acrescenta a veterinária. Por isso, ao identificar seu cachorro fazendo fezes mole ou ver qualquer outra mudança no cocô do cachorro - fezes moles com muco, por exemplo -, não hesite em buscar ajuda.

Fezes de cachorro com muco: mudanças na dieta podem provocar o problema

Uma das principais causas para o surgimento da gosma nas fezes do cachorro é quando a dieta do animal sofre alguma alteração. É preciso entender que o organismo dos cães não funciona da mesma maneira que o nosso e, por isso, mudanças muito bruscas na alimentação podem acabar virando motivo para o problema. Isso acontece porque as bactérias que residem no intestino dos cães, chamadas de microbiota, ainda estão em processo de adaptação ao novo alimento e tendem a reagir produzindo muco nas fezes do cachorro.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, o mais recomendado é que toda mudança feita na alimentação do cachorro seja feita de forma gradual. Mesmo que seja apenas a troca da ração por outra, ou a troca por uma alimentação natural, o processo deve ocorrer aos poucos para que o organismo do seu cãozinho se adapte mais facilmente.

Ainda assim, em alguns casos pode continuar havendo fezes de cão com muco. Quando isso acontecer, é importante procurar um médico veterinário para verificar se o cãozinho não possui intolerância a nenhum ingrediente do novo alimento.

Fezes com muco? Cachorro pode estar com vermes!

Além da alimentação, outra possível causa para as fezes de cachorro com muco é a presença de vermes no organismo do animal. O sinal é comum nos casos de giárdia em cães (ou giardíase), especificamente, que é uma doença causada por um protozoário que age na corrente sanguínea do animal contaminado e pode provocar diarreia.

Além do aspecto mole e pastoso, o cocô do cachorro com giardíase também pode apresentar muco. Outros sintomas que podem ser observados no caso de giárdia são vômito e apatia alimentar. Caso haja qualquer suspeita de que você tem um cachorro com vermes (giardíase, em especial), não esqueça de levá-lo ao veterinário para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento da doença.

Cachorro fazendo cocô no mato

Muco branco nas fezes de cachorro pode ser excesso de cálcio no organismo do animal

 

Encontrou muco branco nas fezes de cachorro? A explicação mais comum para isso é que o cãozinho provavelmente está com um alto nível de cálcio no organismo. Geralmente, esse cenário está mais propenso a acontecer com cães que ingerem uma grande quantidade de ossos na sua rotina alimentar.

Outro fator que também pode acabar deixando as fezes de cachorro com gosma branca é quando o animal come o que não deve. Sejam alimentos proibidos para cães ou até papel, pedras e outros objetos ingeridos - tudo isso pode acabar deixando o cocô com um muco branco. Esteja sempre atento!

Outras causas para as fezes de cachorro com gosma que demandam mais atenção

Além das causas já mencionadas, algumas doenças também podem estar associadas com a gosma nas fezes do cachorro. A Síndrome do Intestino Irritável, também conhecida como colite em cães, é uma inflamação que ocorre no intestino do animal e que pode acabar acarretando no muco nas fezes do cachorro. Quando essa doença atinge o cãozinho, é importante buscar o auxílio de um médico veterinário para determinar o melhor tratamento.

Além disso, neoplasias e crescimento bacteriano também são possíveis causas para as fezes de cachorro com gosma transparente  que também precisam ser analisadas por um profissional. Por isso, o cocô de cachorro com gosma é sempre um sinal de alerta!

Fezes de cachorro com gosma: o que fazer?

Ao perceber um muco transparente nas fezes do cachorro que parece uma gosma, o mais indicado é consultar um veterinário de sua confiança. Como existem diferentes causas para o cocô de cachorro com muco, somente um profissional poderá diagnosticar corretamente o caso.

Lembre-se: não é normal encontrar fezes gelatinosas. O cachorro também não deve ser automedicado em hipótese alguma, nem sofrer drásticas mudanças na sua alimentação. Todo o tratamento - se for necessário - deve ser orientado por um especialista em saúde animal.

Publicado originalmente em: 13/07/2020

Atualizado em: 24/10/2023