Cuidados dos animais

O tamanho da pata do cachorro filhote determina o porte dele na fase adulta?

Publicado - 04 Agosto 2023 - 14h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Descobrir o porte de cachorro grande ou pequeno pode ser desafiador quando ele ainda é um filhote. Mas sabia que observar a pata do cachorro é algo que pode contribuir com isso? A estratégia é muito utilizada por quem tem curiosidade ou desejo de pegar um cãozinho com o porte mais definido, mesmo que ele seja um vira-lata. Para te ajudar com isso, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes de como saber se um cachorro vai ficar grande. Veja!

Como saber o tamanho de cachorro pela pata?

A pata do cachorro filhote é algo que pode ser observado na hora de descobrir o porte do animal. Geralmente, cachorros de porte grande tem as patinhas desproporcionais em relação ao resto do corpo quando são filhotes. Elas são maiores do que as de um cachorro de pequeno porte, e costumam ser um indicativo de que o cãozinho ainda vai crescer.

Essa estimativa, porém, nem sempre é certeira, porque existem algumas raças que, mesmo sendo pequenas ou de porte médio, podem ter as patas maiores que o normal. Esse é o caso do Dachshund, Border Collie, Bulldogs e Basset. Por outro lado, o Galgo Inglês é um cachorro grande, mas com patinhas pequenas para o seu tamanho.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

É tudo mais fácil quando é um cachorro de raça, que tem já tem um padrão de altura e peso definido. Mas se for um filhote de cachorro vira-lata, uma dica importante é não se apegar tanto à informação das patas do animal, e analisar outras características do pet.

Cachorro de grande porte com um cachorro de pequeno porte

Outras observações ajudam definir melhor o porte além da pata do cachorro

Como a pata de cachorro pode ser um pouco imprevisível quanto ao tamanho final dos doguinhos, é bom conhecer outras estratégias para saber se um cachorro vai ficar grande ou não. Algumas táticas que podem ajudar são:

1) Observe o peso do animal. O peso dos filhotes tende a aumentar a cada semana. Cachorros de pequeno porte costumam ganhar de 100 a 200 gramas por semana e os de médio porte de 200 a 300 gramas. Já os cachorros de porte grande ganham de 400 a 500 gramas, enquanto os cães gigantes ganham até 700 gramas semanalmente.

2) Avalie o tamanho das orelhas. Seguindo a mesma lógica das patinhas, a orelha de cachorro, quando é muito maior que o restante do corpo, pode indicar que aquele cãozinho ainda vai crescer. No entanto, podem haver exceções, já que existem algumas raças de cachorro com orelha grande que são de pequeno ou médio porte, como o Dachshund e o Basset.

3) Verifique se há excesso de pele. Se esse não for um traço característico da raça, como é o caso dos Pugs e Bulldogs, a flacidez mostra que o cachorro ainda vai crescer para “preencher” esse excesso de pele.

4) Se possível, peça para conhecer os pais do filhote. Os cães dificilmente crescem mais do que os pais, então é bom ter esse parâmetro para ter uma ideia de qual vai ser o tamanho do cachorro final.

Cachorro de pequeno porte ou cachorro grande: o que é melhor?

Muitos tutores gostam de escolher um aumigo de quatro patas pelo tamanho dele. Os cachorros pequenos são facilmente adaptáveis a qualquer lugar, mas os cachorros grandes também podem viver em apartamentos e espaços pequenos, desde que recebam os estímulos físicos e mentais que eles precisam. 

Inclusive, é importante ter em mente que o porte de cachorro não necessariamente define o nível de energia do animal: existem vários cachorrinhos pequenos que são muito mais energéticos e incansáveis do que alguns cachorros grandes. O importante mesmo é dar muita atenção para o animal e saber gastar a energia dele corretamente para evitar qualquer problema!
 

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Raças

Bull Terrier, um cachorro misterioso e encantador: 8 curiosidades impressionantes sobre a raça de focinho "estranho"

O Bull Terrier é uma raça de aparência exótica que nunca passa despercebida. Isso porque o cãozinho tem uma cabeça com formato oval ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Ver todas