Cuidar da saúde do cachorro é dever de todo tutor! Por isso, às vezes até mesmo uma simples alteração no apetite do animal pode ser indicativo de que tem algo de errado com o seu amigo de quatro patas. Quando se trata da doença do carrapato, cachorro pode apresentar diferentes sintomas do quadro. O problema pode se manifestar de várias formas no organismo do cachorro - algumas mais comuns do que outras. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria para alertar sobre os principais sintomas da doença do carrapato no cachorro e o que essa patologia é capaz de causar.

Doença do carrapato em cães: mucosas pálidas são um indicativo de que algo não vai bem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Percebeu que o seu cãozinho está com a gengiva e a parte interna dos olhos muito mais pálidas do que o normal? Redobre a atenção com ele! Uma das maiores evidências da doença do carrapato no cachorro é que o animal fica com as mucosas com um coloração esbranquiçada ou amarelada.

A picada do carrapato pode desencadear até quatro doenças diferenças. As mais comuns são a babesiose canina e a erliquiose, provocadas pelo protozoário Babesia Canis e pela bactéria Ehrlichia Canis, respectivamente. Além delas, o carrapato também pode transmitir a Borrelia e a Rickettsia, quadros menos comuns, mas que ainda assim podem acontecer. Contudo, um fator que costuma ser comum a todos os tipos de doença do carrapato é a ausência de coloração vívida nas mucosas. Por isso, é bom ficar de olho!

Cachorro com doença do carrapato não quer comer e dificilmente tem disposição para brincar

Outra situação que costuma ser bastante comum quando falamos da doença do carrapato em cães é que eles não se alimentam adequadamente e, consequentemente, a vitalidade deles também fica comprometida. Isso acontece principalmente por causa das plaquetas, que ficam muito baixas no organismo do animal. Logo, os cachorros acometidos por este problema apresentam maior dificuldade para se alimentar, o que pode acabar provocando uma grande perda de peso.

Além disso, é comum que eles percam totalmente a disposição que antes tinham para fazer coisas simples do dia a dia, como brincar e correr, de forma que qualquer esforço físico é capaz de cansá-los rapidamente. Portanto, caso você perceba alguma alteração no apetite do seu cãozinho, é sempre bom saber o motivo por trás disso!


O c  achorro com doença do carrapato costuma ficar com pouco apetite
O c achorro com doença do carrapato costuma ficar com pouco apetite

Manchas vermelhas podem surgir em um cachorro com doença do carrapato

Um sintoma bem característico da doença do carrapato em cachorro é a presença de pequenos pontinhos vermelhos pelo corpo do animal. Essas pequenas manchas são chamadas de petéquias, e são originalmente causadas por uma pequena hemorragia nos vasos sanguíneos do cão. Muitas vezes elas são confundidas com algum tipo de alergia, mas é possível distingui-las de uma maneira muito simples. As petéquias, ao contrário de reações alérgicas, não tendem a sumir nem clarear quando são pressionadas. Então se você fizer uma forcinha sobre uma das manchas e perceber que não houve nenhum tipo de mudança na coloração dela, é possível que o cachorro esteja com doença do carrapato.

Febre, vômito e sangramento nasal também são alguns dos sintomas da doença do carrapato em cachorro

Embora a febre e o cachorro vomitando sejam sintomas comumente associados à infecções e outras enfermidades, é importante ter em mente que eles também podem ser um sinal de que o cachorro pode estar com doença do carrapato. Já o sangramento nasal não é algo que costuma acontecer com muita facilidade, e é justamente por isso que o animal precisa de atendimento médico se esse sintoma se manifestar. Geralmente a junção destes três sinais é um indicativo da babesiose, mas somente um veterinário poderá chegar ao diagnóstico correto após a análise do exame de sangue.

Redação: Juliana Melo