Existem diferentes raças de cachorro espalhadas pelo mundo. Algumas são mais conhecidas, outras menos… e ainda tem cachorro de raça que quase ninguém conhece, como é o caso do Norsk Lundehund. Esta raça é considerada bastante rara e é originária da Noruega, mas o que realmente chama a atenção é que, diferente de outros cães, o Norsk Lundehund - também chamado de Lundehund Norueguês - carrega uma série de características bastante impressionantes e incomuns. A seguir, separamos algumas curiosidades de cachorro desta raça que podem te surpreender. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Lundehund Norueguês: a raça de cachorro com 6 dedos e que move as patas para o lado

Uma das maiores peculiaridades do cão Lundehund Norueguês é que esta é uma raça de cachorro com 6 dedos, o que garante maior estabilidade ao animal. Além disso, a articulação da região também permite que esses animais movam as patas dianteiras para o lado com facilidade, alcançando uma amplitude de até 180º em relação ao restante do seu corpo. Essas são características importantes para a raça, já que ela era originalmente usada para caçar os papagaios do mar, e, por isso, o Norsk Lundehund precisava escalar penhascos e montanhas. Tanto a articulação das patas quanto a presença dos 6 dedos acabam sendo traços necessários para que a raça “cumpra” sua função de caçador, já que isso permite que ele suba em praticamente qualquer lugar.

Curiosidades de cachorro: Norsk Lundehund também é capaz de virar a cabeça para trás

Não são apenas as patas do Lundehund Norueguês que são bem articuladas: o pescoço do animal também tem uma flexibilidade incrível. Não é à toa que esses cães conseguem girar a cabeça para trás quase que completamente e com muita facilidade, chegando até mesmo a tocar o próprio dorso. Ou seja, essa é só mais uma prova de como a articulação desses animais é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí, não é mesmo?

Além disso, outra característica própria desta raça de cachorro é que as orelhas do cão são eretas, mas elas também podem ser dobradas sem grandes dificuldades e isso é algo que não prejudica o animal. Na verdade, isso até ajuda a protegê-los contra a entrada de sujeiras e de água, já que o Norsk Lundehund também é um excelente nadador enquanto caça.

 

cachorro lundehund norueguês

O Lundehund Norueguês é uma raça que já foi quase extinta

 

A raridade desse cachorro de raça não é à toa: o Lundehund Norueguês já correu o risco de ser extinto pelo menos três vezes. A primeira vez aconteceu porque a raça deixou de servir aos interesses de antes: não havia mais a necessidade de investir em um cachorro para ajudar na caça dos papagaios e outros animais na Noruega. Sendo assim, o Norsk Lundehund parou de ser uma raça muito procurada, já que eles serviriam apenas para serem cães de companhia como qualquer outro cão. Além disso,  a raça foi quase extinta por volta da Segunda Guerra Mundial e também durante o ano de 1963 devido a surtos de cinomose. Da segunda vez em que isso ocorreu, apenas seis exemplares de Norsk Lundehund sobreviveram. No entanto, criadores se empenharam bastante para não deixar a raça se extinguir, e os resultados foram bem sucedidos. Hoje, existem pelo menos 1500 exemplares da raça em todo o mundo - o que pode ser considerado pouco, mas que ainda assim é melhor do que a extinção completa.

Saúde do Norsk Lundehund: problemas digestivos são os mais comuns

Apesar de serem fortes e saudáveis, no geral, uma das curiosidades de cachorro Lundehund Norueguês é que a raça geralmente sofre com doença do trato digestivo chamada de gastroenteropatia. Na prática, o quadro se trata de um distúrbio digestivo que faz com que as bactérias digestivas cresçam exponencialmente no organismo canino e, como consequência, o cachorro perde a capacidade de absorção de nutrientes. É uma doença que não tem cura, mas que se for acompanhada de perto por um profissional, pode ser tratada e controlada.

Redação: Juliana Melo