Você sabe qual é a doença de gato mais grave que existe? Com tantas doenças perigosas ameaçando a saúde do gato, como a toxoplasmose e a raiva, é inevitável que os tutores estejam sempre preocupados. Contudo, embora essas duas enfermidades sejam extremamente sérias e graves, existe uma doença entre os felinos que é ainda mais perigosa. Isso devido ao caráter silencioso da doença e aos sintomas gravíssimos que ela pode provocar. Se você ficou curioso para saber que doença é essa, veja as informações que o Patas da Casa reuniu sobre ela.
A doença de gato mais perigosa é causada por um retrovírus
A doença mais perigosa e temida no universo felino é a FeLV, uma condição sem cura e altamente contagiosa que compromete severamente o sistema imunológico dos gatos. Mas por que ela é considerada a doença mais perigosa nos gatos? O grande perigo da FeLV em gatos está no fato dela ser causada por um retrovírus, um tipo de vírus que tem a capacidade de se integrar ao genoma do indivíduo.
Diferente da maioria dos vírus, o retrovírus possui uma fita simples de RNA em seu material genético que é convertido em um DNA de cadeia dupla. Esse novo DNA é incorporado ao DNA do hospedeiro e se espalha por todo corpo do gato. Felinos diagnosticados com FeLV têm uma maior predisposição a desenvolver câncer, pois o retrovírus se aloja na medula óssea do gato e transforma células normais em células cancerígenas. Isso acaba fazendo com que a infecção seja muito mais difícil de ser combatida.
A FeLV em gatos é conhecida como leucemia felina
Você sabe o que é FeLV em gatos? Também conhecida como leucemia felina, a FeLV é extremamente contagiosa. Ela é transmitida através do contato de um gato saudável com a saliva ou secreções (xixi e cocô) de um gato doente. Então basta encostar em um objeto que tenha sido utilizado pelo felino com FeLV felina, como o pote de água ou a caixa de areia para gatos, para que a transmissão aconteça. As lambeduras de gato infectado também podem contaminar um outro animal.
Quais são os sintomas de FeLV em gatos?
Diagnosticar a leucemia felina não é uma tarefa tão simples! Isso porque quando falamos da FeLV, sintomas variam de acordo com as quatro fases da doença, e podem se manifestar de maneiras diferentes em cada animal - podendo até nem se manifestar. Além disso, o bichano infectado fica mais suscetível a outras enfermidades, e os sintomas delas podem dificultar ainda mais o diagnóstico.
Sobre isso, a médica veterinária Gabriela Teixeira alerta que a FeLV em gatos pode ser fatal: “Quando está exposto pela primeira vez à FeLV, um gato pode não apresentar sinais de doença. Alguns gatos conseguem eliminar o vírus completamente de seu corpo e outros são capazes de controlar a infecção, prevenindo uma piora. Em alguns gatos, a infecção se torna ativa no corpo e eles desenvolvem problemas graves e até mesmo fatais, como disfunções hematológicas e linfomas.”
Veja quais são os principais sintomas de FeLV em gatos :
- Secreção ocular em abundância
- Hipertermia
- Perda de peso
- Diarreia
- Vômitos
- Problemas nas gengivas
- Ferimentos na pele
- Câncer
- Anemia
O tratamento da FeLV em gatos precisa começar rapidamente
Para quem se pergunta se a FeLV tem cura, a resposta infelizmente é negativa. No entanto, a doença pode ser tratada se o tutor seguir certinho as orientações de um médico veterinário. O importante é que o tratamento comece o mais cedo possível para evitar que a doença se espalhe e fique em um estado mais avançado. Por isso, a qualquer sinal de FeLV em gatos, não hesite em levar o felino para uma consulta. O diagnóstico é feito por meio de exames sorológicos.
O tratamento pode variar de animal para animal, mas costuma ser feito por meio de antivirais e imunomoduladores que tem por objetivo fortalecer o sistema imunológico do gato. Dependendo da fase da doença, pode ser necessário realizar quimioterapia em gatos. É importante que o felino infectado fique isolado de outros gatos durante o tratamento para evitar a propagação da doença. Lembre-se que a melhor forma de prevenir a FeLV felina é levando o animal para tomar a vacina V5 para gatos.
FIV felina também é perigosa para a saúde do gato
É muito comum que tutores confundam a FeLV em gatos com a FIV, outra doença perigosa que é conhecida como AIDS felina. A verdade é que as duas afetam a imunidade do felino, mas, embora as duas representam um risco para a saúde do gato, a FeLV é considerada ainda mais perigosa que a FIV. Isso porque quando são diagnosticados com a FeLV, gatos ficam mais debilitados e ainda podem sofrer de anemia e câncer.