Comportamento

Música para gatos: qual o efeito das canções nos felinos?

Música para gato: descubra os benefícios dessa técnica para o bem-estar do seu amigo
Música para gato: descubra os benefícios dessa técnica para o bem-estar do seu amigo

Cuidar de gato também significa entender o que o seu amigo de quatro patas gosta ou não. Desde petiscos - como as frutas para gatos - até brincadeiras e formas de fazer carinho no animal, é essencial buscar compreender os gostos e o que influencia no comportamento do bichano. Às vezes, o gato acaba ficando muito estressado ou ansioso com alguma situação. Para contornar isso, a música pode ajudar. “Mas como assim gato gosta de ouvir música?”, é o que você deve estar se perguntando, né? Pois bem, a gente te explica a seguir de que forma as músicas para gatos podem melhorar o bem-estar dos felinos. Dá só uma olhada!

Música para gatos: entenda como isso pode influenciar o comportamento dos animais

Os gatos normalmente são animais calmos, mas às vezes há situações que acabam deixando eles mais estressados e nervosos. Por serem apegados a rotina, mudanças muito repentinas sempre abalam o bichano - seja uma reforma, mudança de casa, chegada de um novo membro na família ou até mesmo uma alteração inesperada na temperatura ambiente. Para ajudá-los a lidar melhor com isso, a música pode ser uma boa alternativa.

Segundo pesquisa das Universidades Wisconsin e Madison, nos Estados Unidos, existem melodias que agradam e relaxam os gatos. Diferente dos humanos, as canções que fazem parte do repertório dos felinos são bem mais específicas, já que a audição desses animais é um pouco mais desenvolvida do que a nossa. Por isso, existem músicos que se dedicam exclusivamente a composição de música para os bichanos!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Gato: música é uma boa forma de relaxar o bichano
    Gato: música é uma boa forma de relaxar o bichano

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Música para acalmar gatos realmente funciona?

    Se seu bichano anda mais agitado do que o normal e você ainda não sabe como resolver o problema, aqui vai uma dica para quem é tutor de gato: música é uma boa alternativa para tranquilizar os felinos. Às vezes, o barulho de fogos de artifício ou até mesmo da obra do vizinho podem acabar irritando o seu amigo de quatro patas, e é sempre bom ter um plano para contornar isso.

    Então, que tal procurar  uma lista de músicas para gatos relaxarem e ver como o seu amigo se comporta? Se você não sabe por onde começar, aqui vai a nossa dica com uma playlist do YouTube:

     

    Música para gato dormir: que tal experimentar essa técnica?

    Assim como existem músicas para acalmar gatos, também existem melodias específicas que são ótimas para fazer o bichano pegar no sono. Para saber se isso realmente funciona, o tutor pode testar essa técnica em casa com uma playlist apropriada para isso. Com uma busca rápida na internet, é possível encontrar várias recomendações de música para gato dormir, basta experimentar e ver o que acontece. Como as canções são compostas justamente para agradar o sistema auditivo felino, as chances do seu bichano ter uma ótima noite de sono são altas!

    As músicas valem, inclusive, para gatos que são naturalmente mais medrosos. Com as canções certas, o seu amigo de quatro patas fica mais relaxado, o que ajuda a baixar a sua guarda. Por isso, se esse for o caso do seu pet, vale a pena investir em músicas para deixá-lo mais a vontade e com menos medo das coisas.

    Redação: Juliana Melo

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Próxima matéria

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Laser para gatos: especialista explica os efeitos da brincadeira nos felinos. Entenda!
    Brinquedos

    Laser para gatos: especialista explica os efeitos da brincadeira nos felinos. Entenda!

    Um objeto que parece divertido e provoca reações engraçadas: o laser para gatos se transformou em um “brinquedo” muito comum para entreter os felinos. Uma luz de raio único, que o faz pular de um lado para o outro com o objetivo de alcançá-la parece inofensivo, não é mesmo?! Mas, você sabe quais são os efeitos desse acessório nos gatinhos? O laser para gatos pode ser muito prejudicial para a saúde mental dos peludinhos. Imagina só: felinos têm o instinto de caçadores por natureza e se frustram quando não alcançam uma presa com sucesso. Afinal, como eles alcançariam uma presa que, de repente, some? Para entender melhor como o laser para gato pode afetar os bichanos, nós conversamos com a bióloga e comportamentalista felina Valéria Zukauskas. Chega mais!

    Gangliosidose em gatos: como a doença hereditária se manifesta nos felinos?
    Saúde

    Gangliosidose em gatos: como a doença hereditária se manifesta nos felinos?

    Assim como os humanos, os felinos também podem sofrer com doenças hereditárias. A gangliosidose, por exemplo, é uma das patologias herdadas dos pais mais comuns em gato Siâmes, Korat e Birmanês. Com um desenvolvimento rápido e silencioso, a doença ocorre a partir de um erro na formação do metabolismo lipídico do animal, resultando em problemas neurológicos que podem ser fatais para o seu bichano. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a veterinária Gabriela Teixeira, que te conta tudo que você precisa saber sobre a gangliosidose em gatos a seguir!

    Gato com raiva: saiba tudo sobre os efeitos da doença nos felinos
    Saúde

    Gato com raiva: saiba tudo sobre os efeitos da doença nos felinos

    Todo mundo já deve ter ouvido falar nos perigos da raiva canina, mas os cachorros não são os únicos animais que podem ser atingidos pela doença. Embora hoje em dia seja difícil de encontrar um gato com raiva, não se pode ignorar que esse é um problema bastante grave e que precisa de atenção. Na grande maioria dos casos, a raiva felina acaba levando o animal a óbito e, por isso, é fundamental saber como preveni-la e também como identificar um gato com raiva. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença raiva em gatos (sintomas, diagnóstico e prevenção), entrevistamos a médica veterinária Izadora Sousa, do Rio de Janeiro. Veja só o que ela nos contou!

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?
    Cuidados

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?

    Ter um gatinho em casa vai muito além da parte divertida. Isso porque, na prática, adotar um gato requer uma série de responsabilidades e cuidados com o seu novo amigo de quatro patas. Afinal de contas, você quer que ele tenha uma boa qualidade de vida, certo? Por isso, para cuidar de gato, alguns custos devem fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre isso e te ajudar a se planejar financeiramente, preparamos uma matéria com os principais gastos mensais de um gato. Confira!

    Ver Todas >

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?
    Comportamento animal

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Quem tem gato em casa sabe que eles amam ficar nas alturas! Esses animais sobem em tudo que podem, sejam janelas, móveis ou até eletrodomésticos. Os gatinhos, por serem curiosos, exploram cada cantinho do lar e acabam se tornando os verdadeiros donos da casa. As prateleiras para gatos são ótimas para recreação e bem-estar dos bichanos. Mas como combinar esse espaço feito para os felinos com a decoração? 

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Ver Todas >