Gato

Microchip para gatos: tudo o que você precisa saber

Publicado - 27 Outubro 2023 - 16h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os felinos, conhecidos por sua natural curiosidade e inclinação para explorar o território, carregam consigo a péssima fama de serem fujões. No entanto, permitir que os bichanos saiam livremente é altamente desaconselhável, e existem vários motivos que explicam por que gatos não podem sair na rua, como envenenamento, atropelamento e até o risco de se perderem. Por isso, para proteger os felinos, o microchip para gatos se torna essencial, e em muitos lugares é até mesmo obrigatório. 

Você pode estar se perguntando como funciona o microchip de animais e por que ele é tão crucial. É natural surgirem dúvidas acerca desse dispositivo, especialmente se você é um tutor de gato de primeira viagem. Pensando nisso, o Patas da Casa decidiu trazer todas as informações que você precisa saber sobre o microchip, gato e sua importância. Confira!

Para que serve o microchip nos gatos?

O chip para gatos tem chamado bastante atenção dos amantes de felinos devido a sua funcionalidade. Mas para que serve o microchip nos gatos? Com uma função extremamente importante, o microchip animal serve para identificar o felino e facilitar a devolução do bichano para o tutor.

Imagem Quiz:Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O chip em gatos é um dispositivo de identificação eletrônico do tamanho de um grão de arroz que contém as principais informações do animal, como nome, espécie, sexo, contato dos donos, histórico médico e até registros de vacinas para gatos. Esses dados ficam registrados no centro de Zoonoses de cada prefeitura, e no caso de fuga ou roubo do animal, esse dispositivo implantado na pele ajuda a descobrir onde encontrar a família do pet.

Vale dizer que o microchip não é exclusivo de animais de estimação de pequeno porte. O microchip animal é muito usado em cavalos, por exemplo, para identificar o equino e evitar possíveis roubos, porém, ele costuma ser maior do que o dos pets domésticos. O Ibama também exige que aves exóticas e silvestres sejam identificadas com microchip. 

Chip rastreador para gato: entenda como funciona

Agora que você já sabe para que serve o chip em gatos, como funciona esse dispositivo tão importante? O chip rastreador para gatos possui um código numérico que pode ser lido por leitores específicos, uma pequena máquina que funciona por meio da frequência de rádio. Esse leitor escaneia o chip que possui um código único, exclusivo para cada animal, e todas as informações do bichano aparecem no visor do aparelho.

Hoje em dia já existem algumas marcas que revestem o chip para gato com uma substância biocompatível, que aumenta a aderência do dispositivo devido a formação de um tecido ao seu redor, o que permite que o chip não se mova pelo corpo do felino.

Por que devo chipar gato?

Meu gato fugiu, o que devo fazer?". Perder um gatinho que saiu para dar uma voltinha na rua é definitivamente um dos maiores pesadelos dos tutores de felinos, né? Esse é um dos principais motivos pelo qual você deve chipar gatos, para aumentar consideravelmente as chances de encontrá-lo caso o felino fuja — ou pior, seja roubado.

Mas por que não investir em uma coleira para gatos com identificação? Diferente das coleiras, que podem ser perdidas ou retiradas do bichano, o chip rastreador para gato é implantado na pele do animal. Ou seja, dessa forma não há risco do bichano perder todas informações de contato e identificação, tão cruciais para que o tutor consiga localizá-lo. 
 

gato com chip
Chip para gatos: o aparelho leitor escaneia o chip e lê as informações do bichano

Chip em gatos: como funciona a aplicação

Apesar da aplicação do microchip rastreador para gatos ser bastante tranquila e rápida, esse é um processo que só deve ser realizado por um profissional da área da saúde. No caso dos animais de estimação, um médico veterinário. A microchipagem em gatos é feita com o auxílio de uma agulha grossa, normalmente implantada na nuca do pet para facilitar o reconhecimento através do leitor. Funciona como se fosse uma vacinação de gatos, pois o chip é subcutâneo e fica na camada de gordura localizada abaixo do pet. 

Chip para gatos: quando implementá-lo no pet?

Não há contraindicação para a aplicação do chip para gatos, o que significa que qualquer bichano pode passar por esse procedimento. Como não há uma idade mínima para chipar gatos, esse processo pode ser feito independentemente da idade do animal. Porém, quanto mais cedo levar o pet, como no caso de um gato filhote, maiores são as chances de mantê-lo seguro. Mas se você decidir adotar gato adulto, nada impede de levá-lo para realizar o procedimento de microchipagem.  

Microchip gato: vantagens e desvantagens 

Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena investir no microchip para gatos, que tal analisar os prós e contras desse dispositivo? Afinal, quais são os benefícios e as desvantagens da microchipagem? Gatos podem sentir efeitos colaterais após a aplicação? Será que o chip afeta a saúde do gato? Confira as vantagens e desvantagens abaixo: 

Vantagens do chip em gatos

  • Identificação do gato
  • Facilidade em localizar o tutor em caso de fuga (ou roubo)
  • Diminuir o número de gatinhos abandonados
  • Dura a vida toda
  • Mais eficiente que a coleira com identificação
  • Não é preciso manutenção

Desvantagens do chip em gatos

  • Pequeno desconforto na hora de implementar 
  • O gatinho precisa estar cadastrado em todos os bancos de dados 
  • Não oferece localização por GPS
  • Não são todos os lugares que possuem leitor para reconhecimento 

Quanto custa para colocar chip no gato?

O preço do microchip para gatos pode variar de acordo com a localização em que o animal vive, a clínica ou hospital veterinário, e o tipo de microchip escolhido, menores ou maiores. Mas qual o valor de um chip para gatos? Assim como o microchip rastreador para cachorro, o valor médio pode variar entre R$90 a R$130. Para obter um preço mais preciso, o ideal é fazer um orçamento com diferentes clínicas veterinárias para que o tutor possa decidir qual a melhor opção se enquadra na sua realidade e orçamento.

Algumas prefeituras decidiram criar programas gratuitos de microchipagem em gatos e cachorros durante o ano. Por isso, antes de levar o bichano para colocar o chip, procure por informações na sua cidade, e quem sabe você consiga economizar um dinheiro para comprar um brinquedo para gatos como forma de recompensar o bichano pelo bom comportamento. 

felino em caixa de transporte para viagem
Microchip para gatos é obrigatório em alguns países

Microchip para gatos: como rastrear o bichano?

Infelizmente, o microchip para gatos não possui a capacidade de rastreio por geolocalização (GPS). Mas então como achar o gato pelo chip? O tutor vai depender de outras pessoas para achar o felino. Quem o encontrar, deve levar o pet até uma clínica veterinária ou abrigo que possua o leitor específico de microchip. Se você tem um gato fujão, é importante investir no chip rastreador além do chip tradicional para garantir uma maior segurança para o pet.

O chip para gatos é obrigatório no Brasil?

Em alguns municípios do Brasil já estabeleceram a microchipagem em gatos e cachorros como obrigatória. É o caso da cidade do Rio de Janeiro que aprovou em 2023 uma lei que determina obrigatoriedade do chip nos peludos e bichanos. A partir de setembro do mesmo ano, os moradores da cidade têm 180 dias para implementar o chip nos pets. Em São Paulo, há uma lei que obriga a implantação de microchip em filhotes de gato vendidos ou doados. 

Chip para gatos é obrigatório em outros países? 

Nem todos os países possuem uma lei que obrigue a implementação do chip em gatos. Na Espanha, por exemplo, é obrigatório o microchip para cachorro, mas para gatos não. Por outro lado, em Portugal, a lei que determina obrigatoriedade do microchip para gatos vigora desde 2021, e ainda estabelece multa para quem não cumprir a determinação. Então se você pretende viajar com gato para outro país, é fundamental buscar informações acerca dos documentos necessários, exames e também se é ou não obrigatório implantar o microchip animal. 

Coleira com chip rastreador para gatos vale a pena?

Apesar de não ser 100% eficiente, a coleira com chip para gatos também vale o investimento. Diferente do microchip para gatos, essas coleiras com chip rastreador permitem que o tutor acompanhe a localização do felino em tempo real por um smartphone. Ou seja, ela possui uma funcionalidade extra e diferente do chip, já que fornece a localização por GPS do animal.

Mas por que ela não é totalmente eficiente? Como esses chips rastreadores ficam presos na coleira de gato, se ele perder ou alguém retirar o acessório do seu pescoço, não há nada que possa ser feito para localizá-lo. Por isso, as coleiras com chip de rastreio são consideradas um cuidado extra. Para fornecer 100% de segurança para o bichano, o recomendado é colocar o microchip animal e também as coleiras com chip para gatos. 

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas